A primeira infância é marcada por aprendizados muito rápidos e desenvolvimento constante. Por esse motivo, na PlayKids, nossa equipe de curadoria faz a seleção de conteúdo infantil sempre levando em consideração os eixos de aprendizagem.
Temos como premissa que o tempo da criança não pode ser desperdiçado. Ou seja, cada momento despendido em frente a tela deve favorecer o aprendizado daquela criança. Dessa forma, o conteúdo acompanha a faixa-etária, de forma fluida e divertida.
Descubra o conteúdo adequado para a sua criança:
Crianças até 1 ano
Nessa fase, seu pequeno ou pequena está descobrindo o mundo e explorando os cinco sentidos, tudo é uma descoberta sensorial. Por isso, recomendamos a tela como apoio sonoro, para sons, músicas e falas.
Conteúdos como Palavra Cantada e Zis – Canções Animadas são uma boa pedida para introduzir a musicalidade e corroborar com a atenção auditiva da criança.
O Vagão do Sono, também pode ajudar. Nele os pais podem definir a música e o tempo que ela tocará, algo indicado para a manutenção de rotinas.
Crianças entre 1 e 2 anos
A criança nessa idade está começando a falar suas primeiras palavras e sentenças. Uma boa recomendação é apostar em conteúdos e jogos que explorem o vocabulário e os sons, assim a criança se diverte, pratica um pouquinho de coordenação motora e aprende muitas palavras novas.
O jogo Conhecendo os Animais, é uma boa opção para a criança associar nome e imagem e praticar o vocabulário de animais.
Uma outra opção é Bebel-á-bá, conteúdo original PlayKids que apresenta o mundo das letras, de forma fonética, atentando a semelhança entre sons, e se apoiando em imagens que colaboram com os sentidos da criança.
Crianças entre 2 e 3 anos
Essa faixa etária contempla grandes avanços motores. Assim, sugere-se um conteúdo infantil que incentiva o movimento e a coordenação motora fina são recomendados para que a criança pratique tônus muscular e precisão. Para driblar as birras, típicas dessa faixa-etária, comece a trabalhar com vídeos sobre as emoções, respeito e compartilhamento.
Daniel Tigre pode ajudar muito com essas questões, Bubu e as Corujinhas também possuem músicas para a criança dançar, mas já começam a trabalhar mais com histórias e estimulam a curiosidade.
Além disso, os jogos são muito bem-vindos para o treino de precisão. A criança pode explorar o portfólio de jogos PlayKids para encontrar um de acordo com suas preferências, mas, de qualquer forma recomendamos: Caixa de Brinquedos, para que a criança treine a percepção imagética e a precisão dos dedinhos, e o Livro de Colorir, para a criança incentivar sua criatividade e habilidades artísticas.
Crianças entre 3 e 4 anos
Nessa faixa a criança já consegue fazer muitas coisas diferentes, consegue entender jogos de regras simples e cantar músicas inteiras.
Por isso, já podemos apresentar as letras, suporte da alfabetização que começará por volta dos cinco, seis anos.
Aproveite um conteúdo infantil que explore o lúdico e a imaginação, como as histórias da Turma do Folclore e Junior e Seus Amigos que também fala sobre profissões, O Diário de Mika que também é ótimo para responder às perguntas das crianças curiosas.
Falando em responder perguntas, Ticolicos aborda assuntos do dia a dia e até mesmo a alimentação. O jogo Estação de Perguntas também é muito legal para trabalhar conceitos simples e estimular a curiosidade das crianças.
Crianças entre 4 e 5 anos
Nessa idade as crianças já apresentam mais autonomia para fazer atividades rotineiras. Desenhos que trabalham essas questões de autonomia, responsabilidade e trazem explicações sobre o mundo, alimentando a curiosidade das crianças são nossas recomendações, como: O Show da Luna e Experimentos de Beto que trabalham ciências; e What’s the Big Idea, que também explica sobre emoções.
Para trabalhar coordenação motora e criatividade nossa recomendação é aproveitar as dicas e criações do SuperHands e se desafiar no jogo Voxel.
Que tal conhecer os conteúdos do PlayKids com a família?
Baixe aqui e experimente!
0 comentários