Bubu e as Corujinhas: cidadania e curiosidade para crianças

nov 17, 2020 | Desenhos, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Sair por aí conhecendo coisas novas é quase uma definição do que é ser criança. A série Bubu e as Corujinhas leva isso para as telinhas de forma divertida e cativante. Que criança nunca ficou fascinada durante horas por alguma coisa, enquanto nós adultos nem damos bola? Algo como uma folha ou mesmo uma pedra?

O desenho brasileiro, que está, inclusive, sendo distribuído nos Estados Unidos e América Latina pelo PlayKids, nasceu justamente dessa ideia da descoberta, da curiosidade e de toda a diversão e alegria que trazem para o dia a dia da criança. Mas Bubu e as Corujinhas vai além! Cada episódio apresenta hábitos e informações sobre vários animais, sejam eles da floresta ou do mar. Assim, os conflitos pessoais das corujinhas também estão sempre presentes. Os medos e até seus momentos de egoísmo fazem parte das histórias. Afinal, os caminhos que as corujinhas tomam para resolver cada uma dessas questões é muito importante para o aprendizado das crianças.

Um desenho que entretém enquanto ensina!

Será que vale a pena desobedecer os pais para brincar um pouco mais durante a noite, quando não se está com sono? A resposta imediata das crianças costuma ser sim. No entanto, com o tempo aprendem, como Bubu, Biel e Bonie do desenho, que isso acaba deixando qualquer um com sono durante o dia seguinte.

São relações simples de causa e efeito mas que podem demandar bastante tempo e paciência de pais e filhos na hora de serem explicadas. Sabe aquela fase de perguntas infinitas? Bubu e as Corujinhas é um excelente recurso para entreter e, de quebra, resolver tantas dessas questões. Dessa forma, as crianças vão entendendo que é divertido descobrir e conhecer. Além disso, vão descobrindo também o valor que a curiosidade pode trazer para suas vidas.

Como ensinar cidadania para as crianças?

Ainda outro aspecto trabalhado pelo desenho, de forma constante porém sutil, é a cidadania. Em todo episódio as corujinhas se encontram em situações que podem ajudar outros animais. Inclusive, em alguns momentos esses animais nem mesmo precisam de ajuda, e esse esforço acaba se tornando mais confusão.

Em resumo, Bubu e as Corujinhas é um desenho divertido que coloca os pequenos em contato com uma série de atitudes e sentimentos que ainda estão descobrindo ao mesmo tempo em que ensina sobre animais, plantas e o meio ambiente. Tudo isso, claro, com uma canção da Mamãe-Coruja para encerrar cada episódio!

Leia mais:

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 − 4 =

Pin It on Pinterest