5 dicas para ajudar no sono das crianças

set 3, 2020 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Todo mundo sabe que crianças são cheias de energia e passam o dia brincando, animadas e sem vontade de parar. Criar um hábito de relaxar o corpo e se preparar para dormir parece um desafio impossível para os pais, que são vistos como chatos pelos pequenos quando os chamam para ir para a cama. Afinal, como transformar a hora de dormir em algo prazeroso, divertido e relaxante? Pensando nisso, preparamos 5 dicas para ajudar no sono das crianças:

1. Crie uma rotina

Por mais que a palavra “rotina” assuste, por ser vista por adultos como algo enfadonho, para crianças é eficaz. Criar hábitos como “a hora de brincar”, “a hora de comer”, “a hora de se arrumar”, entre outras atividade, é bom e ensina sobre disciplina. 

Além disso, manter um horário para “desligar a mente” e se preparar para o soninho é bom para os pequenos entenderem que a noite é feita para o descanso. Diminuir a iluminação do quarto, restringir o uso de conteúdos estimulantes e criar momentos em família para esse horário são ferramentas bastante úteis.

2. Faça disso um momento em família

Não adianta pedir para que a criança descanse se a casa continua em ritmo frenético. Para a criança, ver os demais membros da família se divertindo e fazendo barulhos altos pode soar como punição, como se ela não fizesse parte da vida familiar.

É importante que os demais membros entrem em um ritmo mais relaxado e tranquilo para que a criança entenda que é hora de todos descansarem. Tornar o momento algo gostoso inclui ler histórias para dormir, meditar em família, ouvir cantigas de ninar junto da criança. Afinal, o importante é mostrar que é um horário especial para todos.

3. Fique de olho na alimentação

Dormir de barriga pesada não é uma boa ideia nunca. Para os pequenos, a sugestão é incluir na rotina alimentos leves como sopas, chás, pequenas porções e sucos que acalmam, como maracujá. Facilitar a digestão é essencial, não apenas para as crianças.

4. Incentive a criança a ter o seu cantinho do sono

Quando o pequeno quer dormir com os pais, o coração amolece e a tendência é deixar. Porém, é importante que a criança tenha amor pelo seu cantinho e sua cama.

Para isso, é legal investir em um travesseirinho aconchegante, alguma pelúcia ou cobertorzinho que favoreça a criação de um laço afetivo da parte da criança. Use a imaginação do pequeno ao favor da hora do sono.

Recursos como um umidificador com óleos essenciais (como o de lavanda, por exemplo), podem ajudar muito. Além disso, um abajur que crie uma luz diferenciada para a noite pode dar um toque mágico ao momento.

5. Use conteúdos ao seu favor

No PlayKids App há uma quantidade enorme de conteúdos para serem usados nestes momentos. Um deles é o donteúdo Original Balãozinho, que traz meditações exclusivas feitas para os pequenos, com áudios que incentivam a imaginação, a respiração e o relaxamento. Há inclusive uma meditação chamada “Para dormir” que ajuda muito no sono das crianças.

Além disso, no vagão “Seleção especial” há uma curadoria chamada “Hora de Dormir”. Ela traz os melhores conteúdos para serem assistidos/ouvidos pelas crianças antes de pegar no sono. Há conteúdos de Patati & Patatá, Xuxa, Bia & Nino, Eu Amo Aprender, dentre outros.

A curadoria “Era uma Vez” também pode ser útil, já que traz contações de história em um ritmo mais tranquilo e relaxante.

Além disso, o vagão “zZz” do app traz um cenário inspirador, mostrando o personagem Junior dormindo. Durante o tempo demarcado pelo usuário, uma cantiga de ninar é executada, pronta para embalar a soneca do pequeno.

Espero que essas dicas sejam úteis e encerro desejando ótimas noites de sono e os sonhos mais lindos para toda a família!

Para ter acesso a esses e outros conteúdos incríveis junto com seu pequeno, em um ambiente totalmente seguro, assine o PlayKids App, disponível para iOS e Android.

Leia mais: 

João Godoy

João Godoy

Editor de conteúdo na PlayKids, roteirista e produtor de conteúdo apaixonado por narrativas, personagens e o papel do storytelling no desenvolvimento infantil.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × cinco =

Pin It on Pinterest