logo-playkidsapp
Promoção Dia das Crianças

5 dicas de meditação guiada para crianças

por | jul 1, 2021

A meditação guiada para crianças é uma prática que contribui para o bem-estar e para o equilíbrio da rotina delas. Seja depois de um dia cheio de atividades, brincadeiras e novos aprendizados, ou para iniciar o dia com calma e tranquilidade. A meditação traz muitos benefícios para o nosso corpo e mente, e com as crianças isso não seria diferente!

Essa prática ajuda a melhorar a concentração, controlar a ansiedade e diminuir o estresse e a tensão, contribuindo, assim, para o desenvolvimento socioemocional e para o processo de alfabetização dos pequenos.

5 dicas de como ajudar o seu pequeno a praticar a meditação

1. Treino e estímulo

Será necessário muito treino e estímulo, principalmente no início, para a criança se adaptar à essa nova atividade. Seja um exemplo para o seu pequeno. Assim, ele logo vai se interessar mais pela atividade. Uma forma de viabilizar isso é a prática em família!

Além disso, em alguns momentos a criança poderá se desconcentrar ou deixar de seguir os comandos e orientações da meditação. Você pode a incentivar, mas é preciso respeitar o tempo do pequeno e não forçar a atividade.

2. Ambiente favorável e interessante

Um ambiente favorável faz toda diferença no processo. Deixe a criança usar a imaginação para criar um ambiente seguro, confortável e bonito. Isso contribuirá para que ela sinta interesse por aquele momento.

3. Concentração e calma

Um bom exercício para trabalhar a concentração, calma e foco é fazer uma caminhada em algum parque. Esta é uma forma de incentivar o pequeno a observar a natureza, suas cores, sons e perfumes. Isso vai contribuir para a ideia de sentir-se presente no momento, além de liberar endorfina em nosso corpo, aumentando a sensação de felicidade e relaxamento.

4. Imaginação

A meditação guiada é um método que consiste em trazer um elemento visual para a prática da meditação, através de uma narração acompanhada de efeitos sonoros, contribuindo para manter o foco da mente no momento presente e incentivar os exercícios de respiração e relaxamento. Você pode contar uma historinha simples, com um tom de voz suave e um fundo musical relaxante.

5. Respiração

O exercício de respiração é um dos principais para levar ao estado meditativo, pois contribui para manter o foco e acalmar. Contudo, para diversificar essa atividade, você pode pedir para a criança observar como o seu peito e sua barriga se movimentam durante esse exercício. Outra maneira, é pedir para a criança se deitar e colocar o seu brinquedo favorito na barriga e observar como ele sobe e desce durante a sua respiração. Dessa forma, o pequeno irá se concentrar no momento presente.

Balãozinho: produção da PlayKids traz meditação guiada para crianças

“Em um mundo repleto dos mais variados estímulos, a meditação e o conceito de inteligência emocional ganham cada vez mais destaque.”

Fernando Collaço, Head de Conteúdo da PlayKids

Pensando nisso, a PlayKids buscou aprofundar as pesquisas e discussões neste tema para criar o conteúdo original, “Balãozinho” no PlayKids. A série é voltada a introduzir os pequenos à prática do relaxamento e da meditação guiada, de uma forma lúdica e educativa através de episódios experienciais, outros que ajudam na reflexão do dia a dia, exploram sentimentos e ainda ajudam a relaxar para pegar no sono.

Os episódios possuem uma narração suave e tranquila e uma trilha sonora relaxante, que cria uma atmosfera de imersão. Para os pequenos que não gostam de ficar com os olhos fechados, o conteúdo possui um visual sereno e equilibrado que favorece a concentração e o foco.

Leia mais: 

Escrito por Maisa Amstalden

Escrito por Maisa Amstalden

Cientista social, especializada em licenciatura. Apaixonada por cultura, desenhos e filmes. Acredita na importância de estimular a criatividade e o contato com a arte na infância. Faz parte da Equipe de Conteúdo Digital do PlayKids.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Promoção Dia das Crianças

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 7 =

Mais Posts
A importância de cuidar de quem cuida

A importância de cuidar de quem cuida

Você conhece a importância de cuidar de quem cuida? A chegada da pandemia causada pela Covid-19 trouxe diversos problemas. Aumentaram as taxas de doenças mentais entre pais, por exemplo. Também foram afetadas as crianças que tiveram que passar maiores períodos em...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest