logo-playkidsapp
Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

O benefício dos esportes para crianças

por | jan 25, 2021

Praticar uma atividade física é importante em todas as idades. São uma ótima forma de fortalecer os músculos e melhorar a coordenação motora e a resistência física. Além disso, os esportes para crianças colaboram para deixar o cérebro mais ativo para aprender

Sabemos que as atividades físicas são uma ótima forma de gastar energia. Elas também contribuem para aumentar a nossa consciência corporal e assim passamos a conhecer melhor os limites e dimensões do nosso corpo.

É importante ressaltar que não é apenas o aspecto físico que está em pauta aqui. As habilidades socioemocionais também são super importantes e podem ser estimuladas durante as práticas desportivas e outras atividades físicas.

Como a prática de esportes na infância colabora para o desenvolvimento das crianças?

Conversamos sobre o assunto com Paula Simarelli, professora e mestra em Educação Física, e ela afirma: 

“O esporte, se praticado de maneira saudável e segura, é sempre muito bem-vindo para a formação de crianças, adolescentes e até adultos! Quando estimulado desde cedo, nós não só desenvolvemos pessoas que deverão ser mais ativas e saudáveis, como também mais criativas, autônomas e prontas para resolverem problemas que surgem no seu dia a dia. Afinal, jogar é resolver problemas o tempo todo. Seja porque você precisa fazer um gol ou uma cesta e tem alguém tentando te impedir, ou porque você quer roubar aquela bola e garantir um novo ponto.

Atividades físicas e o desenvolvimento socioemocional

Atividades com regras e objetivos definidos são importantes para ajudar a criança a trabalhar disciplina e comportamento. Desde o uso de um uniforme correto, até bons costumes de cumprimento e respeito ao adversário, passando pelas regras básicas da prática de determinado esporte.

Uma característica importante sobre as atividades em grupo ou os esportes coletivos, por exemplo, é que elas favorecem a socialização e a cooperação, incentivando o trabalho em equipe.

Além de aprender a lidar com outro, praticar um esporte requer conhecer também os seus próprios sentimentos. Momentos de alegria e euforia são comuns em uma vitória ou superação, mas situações de frustração também podem acontecer. É importante a criança reconhecer esse sentimento e entender como lidar com ele.

“O que nós não podemos perder de vista é que o esporte é aquilo que nós fazemos dele. Então, se a gente ensinar que ganhar é mais importante do que qualquer coisa, vai ser isso que nossa criança vai crescer acreditando.” – Paula Simarelli, professora e mestra em Educação Física.

Esportes recomendados para crianças

Como falamos aqui, a prática de uma atividade física é super importante para uma melhor qualidade de vida, trabalhando aspectos físicos e socioemocionais.

Por isso, separamos uma lista com algumas sugestões de esportes indicados para as crianças:

  • Natação: colabora para desenvolver a coordenação motora e noções espaciais, e auxilia na respiração.
  • Futebol e Futsal: colabora para desenvolver habilidades motoras, equilíbrio e resistência física e muscular, além de colaborar para o trabalho em equipe.
  • Lutas (Judô, Kung-Fu, etc): além de melhorar a coordenação motora e o equilíbrio, também é uma ótima prática para trabalhar a concentração e o comportamento.
  • Dança: colabora para o desenvolvimento de ritmo, equilíbrio e coordenação motora, além de trabalhar a concentração e o comportamento.
  • Vôlei: também é uma atividade que desenvolve a coordenação motora e a resistência muscular. Além disso, por ser realizada em grupo, ajuda a promover o trabalho em equipe e a interação social.
  • Basquete: colabora para a evolução da coordenação motora, trabalha a musculatura, agilidade e tomada de decisão, além do trabalho em equipe.

Nossa convida deixa um último recado:

“Estimule sua criança a conhecer o maior número de esportes possíveis, para que ela aprenda a gostar de praticar. E não dê as respostas dos jogos, ainda que você seja bom neles. Deixe que a criança descubra! Se possível, procure professores de educação física que se preocupem muito mais com o prazer da criança que joga, do que com o chute bonito. Gostar de esporte na infância é um grande passo para gostar em toda a vida!” 

Atividades para praticar em casa

Preparamos este e-book gratuito com 9 atividades para fazer em casa e cuidar da saúde de uma forma muito divertida junto com a família.

Lembre-se sempre de consultar o pediatra para avaliar as condições físicas da sua criança antes de iniciar uma atividade física, e também garantir que um educador físico esteja sempre presente acompanhando.

Leia mais:

Categoria:
Crianças
Escrito por Maisa Amstalden

Escrito por Maisa Amstalden

Cientista social, especializada em licenciatura. Apaixonada por cultura, desenhos e filmes. Acredita na importância de estimular a criatividade e o contato com a arte na infância. Faz parte da Equipe de Conteúdo Digital do PlayKids.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Ebook Original PlayKids

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =

Mais Posts
Como criar uma rede de apoio?

Como criar uma rede de apoio?

Você sabe como criar uma rede de apoio? Essa é uma tarefa fundamental para os pais. Isso porque é ideal que eles tenham ajuda de um grupo de pessoas com quem contar. Contudo, ter uma rede de apoio nem sempre é tão simples. Leia mais: Por que criar crianças...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest