7 desenhos infantis que ajudam a lidar com as emoções

ago 14, 2021 | Desenhos, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Saber controlar os impulsos, pensamentos, ações e emoções faz parte da chamada função executiva que é um grupo de habilidades cognitivas essenciais para o pleno desenvolvimento infantil. Pais, educadores e cuidadores podem e devem estimular que as crianças desenvolvam essas habilidades – especialmente na primeira infância. Nesse sentido, alguns desenhos trabalham esse tema de forma lúdica e de fácil entendimento para os pequenos. Por isso, reunimos aqui 7 desenhos, disponíveis no PlayKids App, que ajudam as crianças a lidar com as emoções.

1. Pipo Meu Amigo Imaginário

O desenho mostra Pipo, um amigo imaginário que está sempre pronto para ajudar as crianças a solucionar conflitos e a lidar com seus sentimentos. No episódio “Eu sempre venço nas brincadeiras”, Pipo ensina o menino Antonio a lidar com frustrações, como aceitar as derrotas que podem vir de jogos e brincadeiras.

2. Daniel Tigre

A série animada é baseada no cotidiano infantil e associa de forma fácil as experiências que a criança vive às suas emoções. No episódio “Daniel não pode andar no bondinho”, por exemplo, o pequeno tigre está empolgado para andar, mas sua mãe explica que não será possível naquele momento, deixando-o irritado. No desenho Daniel Tigre aprende a lidar com essa irritação e entende que nem sempre pode ter o que quer e as coisas podem não acontecer como planejado.

3. Diário de Mika

A curiosidade da menina Mika incentiva a busca por respostas para diferentes assuntos. No episódio “Ciúmes do Daniel”, a pequena Mika está triste porque sente que seus pais não a amam mais depois que seu irmão mais novo nasceu. Dessa forma, ela decide fugir para a casa da sua avó e nessa aventura começa a refletir sobre o que está passando.

4. O Pequeno Mundo de Dante

No Bosque das Cores, Dante nunca está sozinho. Partilhando seus momentos com seus amigos Peter, Carol e Walter, o pequeno Epitáforo Azul vai aprender que a magia da amizade torna a vida mais divertida e interessante. No episódio “O nervosinho”, Walter está completamente enfurecido, porém, seus amigos o ajudam a se acalmar.

5. Caillou

Caillou é um menino de quatro anos que ainda está aprendendo a lidar com suas emoções e sentimentos. O personagem passa por situações que toda criança se identifica facilmente. No episódio “Vale a Pena Esperar”, Caillou está ansioso para brincar na pista de patinação de gelo que seu pai está construindo, mas o pai explica que é necessário esperar para que fique pronta. Por fim, impaciente Caillou terá que aprender a lidar com a ansiedade e entenderá o benefício de esperar o momento certo. 

6. Músicas animais

A série animada de músicas originais da PlayKids foi pensada para ajudar os pais a ensinarem sobre habilidades sociais para crianças em idade pré-escolar. São abordados de maneira divertida temas como: aprender a dividir, falar a verdade, esperar a vez e ter boas maneiras. Assim, os episódios sempre dão ênfase ao sentimento e comportamento da criança, dando ferramentas para ajudá-las a passar por isso.

7. Universo Z

Zi é uma garota que chega da escola todo dia e tem vontade de pesquisar mais sobre o que aprendeu e tudo que desperta seu interesse. Para isso, ela conta com a ajuda do seu computador e tablet, personagens falantes. No episódio “Amor”, Zi tem uma lição de casa para fazer e o tema é sobre o amor. Logo, ela resolve fazer um presente para a sua mãe, mas Taby, seu tablet, fica com ciúmes quando descobre que o presente não será para ele.

Leia mais:

Maisa Amstalden

Maisa Amstalden

Cientista social, especializada em licenciatura. Apaixonada por cultura, desenhos e filmes. Acredita na importância de estimular a criatividade e o contato com a arte na infância.
Leia mais
Deixe um comentário

6 Comentários

  1. Jaqueline

    Qual idade ideal para presentear uma criança com um tablet?

    Responder
  2. Maria

    Todos os desenhos tem no you tube.

    Responder
  3. Edvania Fernandes

    As dicas são maravilhosas, e os livrinhos então! Aqui em casa meus filhos ficam ansiosos pela chegada dos kits todo mês!!!!

    Responder
  4. Marcos Hirano

    Muito boas dias!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − 10 =

Pin It on Pinterest