Atividades e brincadeiras para crianças nas férias

jul 8, 2021 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

As férias escolares estão chegando e com as restrições do Covid-19, muitas famílias que estão acostumadas a passear e viajar, por segurança, não poderão este ano. Por isso, estamos aqui para ajudar as famílias nesta missão de ocupar o tempo livre com dicas de brincadeiras para crianças nas férias dentro de casa!

As lembranças das férias desse ano podem ser um pouco diferentes, mas isso não significa que não serão boas. Além disso, nem todos os pais e mães estarão em férias também. Então, ter uma listinha já pronta com dicas de atividades e pequenas missões para as crianças, facilita muito! 

10 atividades e brincadeiras para crianças nas férias:

1. Festa do pijama

As crianças amam a ideia de colocar o colchão no chão e montar um acampamento! Para essa festa do pijama, incentive a criança a criar uma programação:

– Montar acampamento na sala;

– Fazer uma baladinha; 

– Brincar de jogo de sombras na parede;

– Por fim, para o sono chegar, criar histórias ou ler um livro juntos.

2. Caça ao tesouro

A caça ao tesouro pode ser preparada tanto pelos adultos, para as crianças descobrirem o tesouro; quanto pelas crianças, para os adultos procurarem. A ideia é esconder um tesouro final e para chegar até ele as pistas devem ser criadas e também escondidas.

3. Pintura livre com tinta guache

Essa brincadeira pode parecer super simples, mas a graça é criar novas e diferentes possibilidades:

– Pintura com os dedos das mão – afinal, quem não gosta de sujar as mãos de tinta?

– Pintura com os pés – coloque cada pé dentro de um saco plástico e amarre no tornozelo. Depois, jogue a tinta em uma cartolina ou papel kraft e agora é só dançar e deixar os pés criarem a obra;

– Pintura com os olhos vendados – pode ser uma pintura abstrata ou até criar desafios tentando desenhar uma árvore, um barco, uma casa, e por aí vai.

4. Criar brinquedos com sucata

As crianças adoram poder criar seus próprios brinquedos e decorações. Além de ser uma brincadeira ótima para trabalhar a criatividade, inovação e coordenação motora, também ensina sobre reaproveitamento de materiais. Enfim, o SuperHands, conteúdo original PlayKids, pode ajudar com muitas inspirações!

5. Faz de conta

Essa brincadeira é um clássico, que pode ser explorada de inúmeras formas. Algumas dicas de ouro para esse momento são:

– Montar um cenário: preparar o ambiente faz parte da brincadeira e faz toda a diferença para criar o momento lúdico. Por exemplo, se forem brincar de fábrica de doces de papel, criem um balcão de venda com uma caixa grande, preparem os materiais que serão os ingredientes e embalagens;

– Roupas e acessórios: entrar na brincadeira com a caracterização completa deixa tudo ainda mais divertido e memorável. Por exemplo, se vocês são piratas, criem tapa-olhos e lenços para o cabelo;

– Deixem a imaginação voar sem limites, criando histórias, personagens e aventuras!

6. Fazer uma hortinha

Ter contato com a natureza é uma delícia, e ajuda a melhorar a sensação de bem-estar e diminuir o estresse. Dessa forma,  criar uma hortinha em casa é uma ótima atividade para estreitar os vínculos na família.

7. Personalizar roupas

Sabe aquelas roupas que vocês não tem usado tanto ou que ficaram de lado? Que tal aproveitar para customizá-las? Algumas dicas são: cortar, pintar, colar brilhos e paetês, amarrar fitas e outros enfeites divertidos.

8. Cozinhar juntos

Criança na cozinha, pode? Com um adulto por perto, garantindo a segurança com o balcão, pia e utensílios, pode sim! É uma atividade muito divertida, que estreita laços entre a família e aproxima a criança dos alimentos. Além disso, faz com que ela experimente e exerça sua autonomia e curiosidade, se tornando uma incrível brincadeiras para crianças nas férias .

9. Dançar

Coloque uma boa música e vamos dançar! A dança é uma atividade que influencia positivamente o humor, trazendo alegria. Além disso, também é um ótimo exercício físico para fortalecer a musculatura, trabalhar a coordenação motora, ritmo e equilíbrio. Então, aproveite as músicas que a criança mais gosta ou até mesmo utilize conteúdos que ensinam coreografias animadas, como Shake Shake.

10. Sessão de cinema em casa

Prepare a pipoca e as almofadas do sofá: chegou a hora do Sessão Cineminha em casa! Separe um filme divertido e um ambiente bem aconchegante, esse é um momento em família delicioso.

Aproveite todas as dicas de brincadeira para crianças nas férias com muita diversão em família!

Guarde essa listinha e compartilhe com quem pode gostar do tema. 🙂

Leia mais:

Maisa Amstalden

Maisa Amstalden

Cientista social, especializada em licenciatura. Apaixonada por cultura, desenhos e filmes. Acredita na importância de estimular a criatividade e o contato com a arte na infância.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × 5 =

Pin It on Pinterest