Desenho inspirado no teatro de fantoches para crianças

jul 29, 2021 | Desenhos, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Sempre falamos aqui no Blog sobre a importância de ter contato com histórias, seja ler, contar ou criar! O teatro de fantoches para crianças permite unir todas essas atividades, transformando-as em uma grande brincadeira. Portanto, essas práticas trazem muitos benefícios para o desenvolvimento dos pequenos, tanto em relação à alfabetização, quanto para o estímulo da criatividade e fortalecimento das habilidades de expressão artística e comunicação. 

Pensando nisso, a PlayKids desenvolveu uma série cujo objetivo é apresentar contos e poesias para crianças de uma forma lúdica, divertida e muito fofa! 

O Teatrinho PlayKids, traz a presença ilustre dos personagens tão queridos da turminha do Junior e do Lupi, da turma da Bebel, da Leiturinha, e de Mu e Moscovis em formato de um teatro de fantoches para crianças!

E com vocês… O Teatrinho PlayKids!

Em cada episódio uma história é narrada de maneira ritmada e com rimas, o que facilita o entendimento e deixa a experiência ainda mais gostosa. Além disso, esse estilo de narração colabora com o desenvolvimento da linguagem e conscientização dos fonemas.

O visual, que caracteriza o nome da série, é encantador e inspirado nos teatros de fantoches para crianças: os personagens são como bonecos de papel performando o que está sendo narrado.

O objetivo da série é estimular os pequenos a criarem seus próprios contos, poesias e até mesmo peças teatrais. Afinal, brincar de teatrinho é uma ótima forma de desenvolver a habilidade de se expressar e se comunicar.

Que tal aproveitar essa inspiração e brincar de criar histórias com seu pequeno?

Vale teatrinho de bonecos, fantoches ou dedoches, teatro com as sombras dos objetos em uma parede no escuro, ou até mesmo uma peça em que vocês são as estrelas do palco! 

Duas dicas bem legais para esse momento são:

  • Encoraje o pequeno a criar narrativas, deixando a imaginação voar! Que tal mudar o final das histórias que ele mais gosta, criando novas possibilidades para o personagem favorito?
  • Vocês podem utilizar bonecos, ursinhos de pelúcia, ou criar seus próprios personagens com materiais recicláveis, se inspirando nas criações do SuperHands. Para ajudar vocês na brincadeira, disponibilizamos alguns modelos para você imprimir e montar um teatrinho junto com seu pequeno. Clique aqui para baixar e imprimir! 

Essa modalidade teatral permite que a brincadeira aconteça em diferentes lugares: pode ser dentro de casa, em um parque, na escolinha e etc! Assim, além de estimular a criatividade e a liberdade na brincadeira, esse momento colabora com a socialização.

Leia mais:

Maisa Amstalden

Maisa Amstalden

Cientista social, especializada em licenciatura. Apaixonada por cultura, desenhos e filmes. Acredita na importância de estimular a criatividade e o contato com a arte na infância.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − nove =

Pin It on Pinterest