Como incentivar a alfabetização infantil em casa

set 8, 2020 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Todos sabemos que a escola é fundamental no processo de alfabetização infantil dos pequenos. Porém, a presença da família também é fundamental nesse processo. Quanto maior a participação familiar no ensino, mais interessada a criança também se torna no aprendizado. Atualmente, com a educação em EAD no país e no mundo inteiro, esse fato vem sendo bem observado. Os pais se tornaram parte fundamental da alfabetização infantil em casa de muitas crianças.  

A Coordenadora da Rede Municipal de Monte Mor, no estado de São Paulo, Valéria Rachid Ribeiro foi convidada para tirar algumas dúvidas em relação à alfabetização infantil em casa durante o ensino à distância. Por mais de 30 anos, Valéria atuou em sala de aula, especialmente na alfabetização das crianças. Além disso, possui pós-graduação em Alfabetização e Letramento na Educação Infantil. Vamos ouvir o que ela tem a dizer! 

Blog PlayKids: Qual é o momento ideal para iniciar o processo de alfabetização?

Valéria: Não existe um momento ideal para iniciar. O importante é fazer todo o letramento na educação infantil desde quando a criança é inserida no ambiente escolar. O letramento deve ser rico com as mais diversas linguagens: visuais, orais e gráficas, sendo estimulantes para a aprendizagem da criança.

Blog PlayKids: Quando as crianças falam errado, isso impacta no processo de alfabetização?

Valéria: É importante ressaltar que até determinada idade ainda pode-se considerar “normal” a troca de alguns fonemas. Isso pois em muitas famílias, se usa uma linguagem infantilizada com a criança. A partir dos 4 anos, caso ainda ocorram essas trocas, é importante levar a um especialista, no caso um fonoaudiólogo. Assim, ele pode dar o seu parecer e indicar se é necessário iniciar alguma terapia. Essas trocas podem influenciar negativamente na aquisição da aprendizagem.

Blog PlayKids: Para as crianças que estão nessa fase escolar, como está sendo a adaptação para o EAD?

Valéria: Posso falar sobre o ensino a distância em relação à escola pública, que é onde estou atuando como coordenadora pedagógica. Os professores estão elaborando atividades que venham de encontro a aquisição da consciência fonológica com sons iniciais e finais das palavras, a relação de sílabas iniciais, palavras correspondentes a imagem, cruzadinhas, caça-palavras, e todas essas atividades são contextualizadas com histórias e seguindo uma sequência didática. Além disso, os professores criaram grupos de comunicação com as famílias para fazer um acompanhamento diário e ficar mais perto dos seus alunos, podendo orientar os pais como desenvolver as atividades com os pequenos. Podemos ver que muitos alunos que possuem dificuldades estão conseguindo ter avanços mesmo com o ensino a distância. 

Blog PlayKids: Você tem algumas dicas para dar para os pais incentivarem a alfabetização dos pequenos agora que estão em casa? Ou melhor, como eles podem auxiliar nesse processo?

Valéria: O ideal é que os pais se organizem dentro de toda essa situação para que seu filho saiba qual será o melhor horário para executar as atividades. É importante que tenha o acompanhamento de um adulto para tirar as dúvidas, ler um comando das atividades, entre outras coisas. Além disso, a leitura de histórias, o contato com os livros, a brincadeira com as palavras, o contato com vídeos e desenhos com fins pedagógicos são primordiais para os pequenos. Todos essas estratégias precisam ressaltar a sonorização das palavras, os sons iniciais e finais pois auxiliam bastante na aquisição da consciência fonológica da criança.

Blog PlayKids: Como você enxerga o papel da escola e o papel da família nesse processo?

Valéria: É de fundamental importância que a escola e a família, como primeiras instituições da criança, formem um elo e caminhem juntas na aquisição da aprendizagem, por todo o caminho de formação que a criança passar. Respeito, diálogo e confiança devem fazer parte deste processo e desse caminhar.

Dica PlayKids: desenhos que falam sobre a alfabetização infantil!

1. ABC e Você

Você já conhece “ABC e Você”, série original da PlayKids? Ela traz músicas e personagens que ajudam crianças na idade pré-escolar a se lembrar e reconhecer os sons e as formas das letras do alfabeto, mostrando como as letras fazem parte de todos os momentos de nossas vidas.

2. Bebel-á-bá

A série original “Bebel-á-bá” traz as personagens originais da Leiturinha em uma missão bem divertida: apresentar o alfabeto para os pequenos! Dessa forma, a série traz um visual leve e uma narrativa lúdica e divertida, as personagens interagem com as letras e exemplificam o seu uso com palavras simples. 

3. Vila Sésamo – Alfabeto

Vamos aprender sobre todas as letras do alfabeto com Elmo e o Come Come! É um conteúdo muito simples e direto ao ponto, em que Elmo e Come Come cantam para apresentar uma letra e uma palavra com essa letra. O foco são crianças bem pequenas que ainda estão conhecendo e descobrindo as letras. Pronto para embarcar nessa aventura com eles? 

Enfim, depois de ler tudo isso, não faltam informações para incentivar a alfabetização infantil em casa!

Leia mais:

Michelle Rachid

Michelle Rachid

Acredita que a aprendizagem eficaz acontece por meio das brincadeiras e da diversão. Leitora voraz, ama viajar e tecnologia e é fã de carteirinha de animações e séries.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − 4 =

Pin It on Pinterest