Como aprender o ABC brincando?

set 8, 2020 | Desenhos, Músicas, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Brincar com as letras do alfabeto pode ser uma atividade muito leve e descontraída, que vai ajudar bastante no processo de alfabetização que acontecerá na escola. Apesar de muitas crianças começarem a se interessar pelas letras bem cedo, isso não significa que elas já estão prontas para aprender a ler e escrever. Mas, como uma criança pode aprender o ABC brincando

A brincadeira é uma atividade fundamental durante a infância, pois colabora muito para o desenvolvimento das crianças. Nesse sentido, o brincar envolve diversos aspectos como: imaginação, criatividade, tomada de decisão, noções espaciais, convivência e relacionamento, regras, entre outros.

4 dicas para aprender o ABC brincando

1. Músicas

As músicas são grandes aliadas na educação infantil. No PlayKids elas estão disponíveis em conteúdos que abordam o alfabeto de maneira lúdica, com ritmo, repetição e rimas. Com seus personagens favoritos, músicas deliciosas e clipes coloridos, a criança começa a gostar das letras e relacioná-las com o mundo ao seu redor. Isso é super importante para o processo de alfabetização que acontecerá mais tarde.

O conteúdo original ABC e Você, possui clipes musicais que estimulam as crianças a reconhecer as letras do alfabeto e seus sons, brincar com rimas e sílabas, além de ampliar o vocabulário!

2. Brincadeiras com massinha ou palitinhos

Uma ótima forma de exercitar a coordenação motora das crianças são as brincadeiras manuais com massinha ou palitinhos de picolé. Peça para o pequeno formar as letras com esses materiais, e quanto mais colorido, mais legal a brincadeira! 

Dependendo da idade do pequeno, uma ótima adaptação é você desenhar em uma folha cada letra, assim ele conseguirá reproduzir por cima.

3. Desenhar e pintar

Desenhar e pintar são aquelas atividades para toda a hora, não é? Essa é outra forma muito legal para desenvolver a coordenação motora, habilidade que vai ser muito importante quando a criança entrar no processo de escrita.

Vocês podem contornar, desenhar e pintar as letras do alfabeto, relacionando-as com alguns animais ou objetos comuns ao dia a dia da criança. Por exemplo, a de abelha, b de bola, c de cachorro, etc. Abuse da criatividade com os materiais: lápis de cor, giz de cera ou tinta guache.

No PlayKids também é possível brincar com as letras no jogo de Pintar e Desenhar, tendo a opção de aprender as letras cursivas ou as letras em bastão (letra de forma).

4. Alfabeto em cartas

Essa brincadeira consiste em criar uma carta para cada letra do alfabeto. Assim vocês podem brincar de formar palavras simples ou nomes. Para isso, desenhe cada letra em um pedaço de cartolina, papel cartão ou até mesmo em uma folha de papel. Depois, recorte a letra seguindo seu próprio contorno ou fazendo como uma carta (pode ser em formato retangular ou quadrado). E pronto!

Leia mais:

Maisa Amstalden

Maisa Amstalden

Cientista social, especializada em licenciatura. Apaixonada por cultura, desenhos e filmes. Acredita na importância de estimular a criatividade e o contato com a arte na infância.
Leia mais
Deixe um comentário

4 Comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × 5 =

Pin It on Pinterest