6 jogos para desenvolver a linguagem das crianças

jun 20, 2021 | Jogos, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Estímulo, estímulo e estímulo! Este é um dos principais segredos para o desenvolvimento da linguagem das crianças. Nesse sentido, brincar, conversar e interagir com seu filho, desde os seus primeiros meses de vida, é fundamental para que sua linguagem se desenvolva plenamente. E nos dias de hoje, mães, pais, educadores e profissionais ganharam uma ótima aliada no desenvolvimento das crianças: a tecnologia. Afinal, existem várias formas de explorar a tecnologia através dos jogos para desenvolver a linguagem. Assim, é possível unir o aprendizado infantil e a diversão!

Quer saber mais? Acompanhe a matéria abaixo e confira as sugestões do PlayKids App para a sua família!

Leia mais:
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Curadoria na internet: por que me preocupar com isso?
Quais são os benefícios da tecnologia na infância?

Jogos para desenvolver a linguagem das crianças

Os aplicativos podem se tornar ótimas ferramentas no estímulo e desenvolvimento da linguagem das crianças. Nesse contexto, conversamos com a fonoaudióloga infantil Magali Oliveira, que utiliza algumas das atividades disponíveis no PlayKids em suas consultas. Ela nos ajudou a elencar os benefícios de cada uma das atividades para o desenvolvimento da fala dos pequenos. Além disso, ressalta a importância da mediação e intervenção de um adulto para que o uso e o estímulos sejam positivos e eficientes.

1. Quebra-cabeças

Melhor idade: a partir de 3 anos

Durante a brincadeira, peça para que a criança nomeie os objetos e cenas que se formarem no jogo, conversando com ela sobre. Assim, você estará trabalhando a fala e aumento do vocabulário.

2. Esteira maluca

Melhor idade: a partir de 4 anos

Neste jogo, o pequeno precisa identificar e diferenciar as letras e os números. Por isso, aproveite para estimular a fala e a linguagem da criança pedindo para que ela fale em voz alta os nomes das letras e dos números. Além disso, é possível trabalhar os nomes das cores neste jogo!

3. Estação de perguntas

Melhor idade: a partir de 4 anos

Durante as perguntas do jogo o pequeno será estimulado a trabalhar diversos conceitos como: maior e menor, nomeação de formas e diferenciação de cores, através da comparação e raciocínio lógico. Converse com a criança à medida que os desafios forem solucionados, trabalhando a sua linguagem e o vocabulário.

4. Conhecendo os bichos

Melhor idade: a partir de 2 anos

Para os mais novinhos, que estão começando a reconhecer e formar sons e palavras, uma boa opção é utilizar este jogo para estimular a imitação dos sons dos animais. No card de cada animal converse com seu pequeno estimulando ele a repetir o nome do bicho, brincando também de imitar seu som.

5. Caixa de Brinquedos

Melhor idade: a partir de 3 anos

Para brincar a criança precisa identificar os objetos correspondentes às sombras desenhadas. Você pode estimulá-la a nomear cada um deles, conversando e interagindo. Assim, estará trabalhando tanto o vocabulário quanto a fala do pequeno.

6. Ligue as estrelas

Melhor idade: pequenos a partir de 3 anos

No jogo a criança precisa de atenção e coordenação motora para formar as imagens através dos pontos. Quando o objeto é revelado, estimule o pequeno e nomeá-lo e conversar sobre cada imagem formada, estimulando assim sua linguagem e reconhecimento de objetos.

Dica da especialista:

A fonoaudióloga Magali ressalta que todas as atividades trabalham a atenção e concentração dos pequenos, uma vez que é preciso compreender o jogo e aprender suas regras. Tudo isso envolve linguagem! Para os mais novinhos, de dois ou três anos, também é interessante utilizar as músicas disponíveis no aplicativo. Afinal, isso ajuda a trabalhar e estimular a linguagem a partir de canções que os pequenos gostam e se identificam.

No PlayKids App, sua criança se diverte e descobre o mundo de forma segura! O aprendizado com muita diversão é ilimitado através de desenhos, atividades, jogos e conteúdos que passam pela curadoria da nossa equipe especialista, com foco em desenvolver ainda mais o lado criativo das crianças. Aprender com PlayKids App é mais gostoso. Clique aqui para garantir todos esses benefícios se tornando um assinante!

Maisa Amstalden

Maisa Amstalden

Cientista social, especializada em licenciatura. Apaixonada por cultura, desenhos e filmes. Acredita na importância de estimular a criatividade e o contato com a arte na infância.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

onze + dezenove =

Pin It on Pinterest