logo-playkidsapp
Promoção Dia das Crianças

6 jogos para desenvolver a linguagem dos pequenos

por | jun 20, 2021

Estímulo, estímulo e estímulo. Este é um dos principais segredos para o desenvolvimento da linguagem dos pequenos. Brincar, conversar e interagir com seu filho, desde os seus primeiros meses de vida, é fundamental para que sua linguagem se desenvolva plenamente. Nos dias de hoje, mães, pais, educadores e profissionais ganharam uma ótima aliada no desenvolvimento dos pequenos: a tecnologia. Existem várias formas de explorar a tecnologia através dos jogos para desenvolver a linguagem. Assim, é possível unir o aprendizado infantil e a diversão.  

Os aplicativos podem se tornar ótimas ferramentas no estímulo e desenvolvimento da linguagem das crianças. Nesse contexto, conversamos com a fonoaudióloga infantil Magali Oliveira, que utiliza algumas das atividades disponíveis no PlayKids em suas consultas. Ela nos ajudou a elencar os benefícios de cada uma das atividades para o desenvolvimento da fala dos pequenos. Além disso, ressalta a importância da mediação e intervenção de um adulto para que o uso e o estímulos sejam positivos e eficientes.

Jogos para desenvolver a linguagem das crianças

1. Quebra-cabeças

Melhor idade: a partir de 3 anos

Durante a brincadeira, peça para que a criança nomeie os objetos e cenas que se formarem no jogo, conversando com ela sobre. Assim, você estará trabalhando a fala e aumento do vocabulário.

2. Esteira maluca

Melhor idade: a partir de 4 anos

Neste jogo, o pequeno precisa identificar e diferenciar as letras e os números. Por isso, aproveite para estimular a fala e a linguagem da criança pedindo para que ela fale em voz alta os nomes das letras e dos números. Além disso, é possível trabalhar os nomes das cores neste jogo!

3. Estação de perguntas

Melhor idade: a partir de 4 anos

Durante as perguntas do jogo o pequeno será estimulado a trabalhar diversos conceitos como: maior e menor, nomeação de formas e diferenciação de cores, através da comparação e raciocínio lógico. Converse com a criança à medida que os desafios forem solucionados, trabalhando a sua linguagem e o vocabulário.

4. Conhecendo os bichos

Melhor idade: a partir de 2 anos

Para os mais novinhos, que estão começando a reconhecer e formar sons e palavras, uma boa opção é utilizar este jogo para estimular a imitação dos sons dos animais. No card de cada animal converse com seu pequeno estimulando ele a repetir o nome do bicho, brincando também de imitar seu som.

5. Caixa de Brinquedos

Melhor idade: a partir de 3 anos

Para brincar a criança precisa identificar os objetos correspondentes às sombras desenhadas. Você pode estimulá-la a nomear cada um deles, conversando e interagindo. Assim, estará trabalhando tanto o vocabulário quanto a fala do pequeno.

6. Ligue as estrelas

Melhor idade: pequenos a partir de 3 anos

No jogo a criança precisa de atenção e coordenação motora para formar as imagens através dos pontos. Quando o objeto é revelado, estimule o pequeno e nomeá-lo e conversar sobre cada imagem formada, estimulando assim sua linguagem e reconhecimento de objetos.

Dica da especialista:

A fonoaudióloga Magali ressalta que todas as atividades trabalham a atenção e concentração dos pequenos, uma vez que é preciso compreender o jogo e aprender suas regras. Tudo isso envolve linguagem! Para os mais novinhos, de dois ou três anos, também é interessante utilizar as músicas disponíveis no aplicativo. Afinal, isso ajuda a trabalhar e estimular a linguagem a partir de canções que os pequenos gostam e se identificam. 

Leia mais:

Categoria:
Jogos | PlayKids
Escrito por Maisa Amstalden

Escrito por Maisa Amstalden

Cientista social, especializada em licenciatura. Apaixonada por cultura, desenhos e filmes. Acredita na importância de estimular a criatividade e o contato com a arte na infância. Faz parte da Equipe de Conteúdo Digital do PlayKids.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Promoção Dia das Crianças

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 8 =

Mais Posts
A importância de cuidar de quem cuida

A importância de cuidar de quem cuida

Você conhece a importância de cuidar de quem cuida? A chegada da pandemia causada pela Covid-19 trouxe diversos problemas. Aumentaram as taxas de doenças mentais entre pais, por exemplo. Também foram afetadas as crianças que tiveram que passar maiores períodos em...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest