Qual a importância dos aplicativos educacionais?

As crianças estão cada vez mais conectadas com a internet e as novas tecnologias. O que pode significar infinitas possibilidades e oportunidades na educação e aprendizado infantil. Com plataformas 100% seguras e conteúdos selecionados, as crianças aprendem e desenvolvem sua autonomia. Mas o que são e qual a importância dos aplicativos educacionais?

Cada vez mais as crianças das novas gerações nascem conectadas. A tecnologia está presente no cotidiano das pessoas e é quase impossível nos imaginar longe dela. Seja para fazer uma ligação no celular, para ligar a TV ou para esquentar a comida. As crianças dessa geração já nascem mexendo nos celulares, gravando vídeos e fazendo selfies. Mas, para além disso, o meio digital traz infinitas possibilidades e oportunidades na educação e aprendizado infantil, seja dentro ou fora da sala de aula. Entenda o que são e qual a importância dos aplicativos educacionais!

Aplicativos educacionais para crianças: uma nova maneira de aprender

Atuando em diferentes aspectos do aprendizado e desenvolvimento infantil, os aplicativos educacionais para crianças são plataformas lúdicas e agregadoras. Com conteúdos selecionados, os aplicativos educacionais colaboram com o desenvolvimento social, intelectual, afetivo, emocional e até mesmo motor. Com eles é possível aprender outros idiomas, exercitar o raciocínio, conhecer diferentes lugares, personalidades, animais e acontecimentos históricos, aprofundar em temas específicos e aguçar a curiosidade. Tudo isso de forma lúdica e, muitas vezes, divertida! Ou seja, além de aprender, as crianças se divertem com desenhos, vídeos, livros digitais, jogos e conteúdos na palma da mão.

Aplicativos educacionais promovendo momentos de trocas e compartilhamento

Embora muitos dos aplicativos educacionais para crianças sejam adaptados para o uso infantil, a mediação de um adulto é indispensável para que o aprendizado seja significativo. Mesmo que a criança já seja maiorzinha e autônoma o suficiente, é fundamental que pais e educadores conversem com os pequenos sobre o que aprenderam com o conteúdo. Além de ser uma forma de tornar o processo de aprendizagem mais efetivo, também é uma maneira de usar a tecnologia em favor do fortalecimento do vínculo afetivo.

A importância dos aplicativos educacionais no estímulo à autonomia infantil

No universo infantil, sabemos que o aprender e o brincar estão fortemente interligados. As duas coisas são muito importantes para um desenvolvimento pleno durante a infância. Ao brincar, a criança explora e vivencia uma série de novas sensações e experiências. Assim, ela acaba aprendendo e atribuindo novos significados ao que aprende. Desenvolvendo assim a sua autonomia.

Nesse aspecto, as novas tecnologias vêm para somar, enquanto mais um espaço e dispositivo para o aprendizado e desenvolvimento da autonomia na infância, de forma lúdica. Com recursos adaptados especialmente ao público infantil, os aplicativos educacionais colocam as crianças como protagonistas do seu processo de aprendizagem, fornecendo ferramentas para a construção do conhecimento. Assim, pais e educadores só têm a ganhar quando se abrem às oportunidades oferecidas pelo mundo digital na educação. Lembrando que o tempo de tela não deve substituir os momentos de brincadeiras coletivas e ao ar livre, que também são fundamentais para o desenvolvimento infantil.

Você já conhece
o PlayKids App?

O PlayKids App é um aplicativo infantil que une diversão, tecnologia e educação em uma plataforma segura com conteúdos selecionados por especialistas de acordo com cada etapa do desenvolvimento. São diversas opções de jogos infantis, livros digitais, além dos melhores desenhos infantis para o seu pequeno. O aplicativo está disponível para smartphones, tablets e Smart TV’s.

Internacionalmente premiado no Parent’s Choice e National Parenting Product Awards (Nappa) e com o selo finlandês Kokoa, que qualifica produtos e serviços que oferecem alto padrão de educação e usabilidade aos seus clientes, o PlayKids App está presente em mais de 180 países e 7 idiomas diferentes.

Pin It on Pinterest