Quais são os benefícios da tecnologia na infância?

ago 7, 2020 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

O tema benefícios da tecnologia na infância divide opiniões. No entanto, após o isolamento social, causado pela pandemia, algumas famílias ressignificaram sua relação com as telas. Isso porque a tecnologia tornou-se o meio pelo qual o contato, as trocas, o ensino, e a diversão continuou.

Tecnologia na infância: como lidar?

Aqui não vamos falar o que é certo ou errado. Cada família deve escolher a forma de criar os filhos de acordo com seus valores e suas crenças. Afinal, essa sempre será a melhor forma, pois não existe um manual de instruções. Educar uma criança é o maior desafio que podemos ter na vida. É uma tarefa muito exigente que muitas vezes não vem com o reconhecimento que deveria. Então, quero oferecer um carinho para todas as mães e pais que se desdobram em mil e dão o seu melhor para os seus filhos.

Dito isso, o que eu gostaria de transparecer é que como tudo na vida, o que importa é o processo e não propriamente o fim. Ou seja, a tecnologia está aí, faz parte do mundo e do nosso dia a dia, então, existe uma forma de utilizá-la adequadamente, para o bem, para o aprendizado e para o desenvolvimento.

Como usar a tecnologia a favor do desenvolvimento e aprendizado infantil?

Uma vez que criamos os filhos para o mundo, cabe a nós, pais e educadores, apresentar esse mundo para as crianças. Muitas vezes essa apresentação perpassa as telas, os vídeos, os games. O interessante aqui é mostrar para que serve. Por exemplo, sabemos que o prato serve para colocar comida, a cama para dormir, assim, a tecnologia, na primeira infância, a princípio, deve ser usada para aprender. Isso mesmo, aprender. 

A Organização Mundial da Saúde indica telas para crianças a partir dos dois anos para fins educacionais. Afinal, existe uma janela de aprendizado muito grande nessa fase que não deve ser desperdiçada. Assim, aqui estamos falando mais do conteúdo do que das telas em si. Ao escolhermos os conteúdos adequados, a tecnologia é capaz de apresentar vocabulário, músicas, princípios de raciocínio lógico, emoções e sentimentos. Tudo isso de forma muito lúdica e gostosa. E aí, isso tem muito valor. 

Outro ponto interessante do contato com a tecnologia, é aprender a usá-la de forma benéfica. Esse aprendizado envolve o tempo de uso, o conteúdo, o seu propósito. É saber como e quando utilizar, e aprender essa prática de forma fluida e constante pode ser o caminho para o letramento digital.

Mas o que é Letramento Digital?

Letramento Digital é usar a internet com responsabilidade. Sabemos que conforme a criança cresce ela passa por um processo de abstração e de autonomia. E a autonomia precisa de uma base sólida de responsabilidade, que é construída.

Uma vez que o contato com a tecnologia se dá ao longo da vida, é possível que existam trocas entre pais e filhos sobre como utilizar. Conforme a criança vai crescendo, os pais podem aprofundar essa conversa, para apresentar as delícias, assim como as ameaças inerentes à rede. Esse processo é importante para que a criança e o adolescente não tenha o seu primeiro contato com a tela pautado pela ingenuidade, pois isso muitas vezes pode ser a deixa para problemas complexos. Como, por exemplo, compartilhamento indevido de informação, cyberbullying, enganações, pedofilia, roubo de dados, entre outros perigos virtuais. Ou seja, se o processo do letramento for construído de forma sólida, a criança se prepara ao longo da sua trajetória para extrair o que há de melhor das redes e a identificar possíveis perigos e reportá-los. 

Por isso, vamos usar a tecnologia como nossa aliada no dia a dia, de forma responsável. Vamos ensinar aos nossos filhos a forma gostosa e segura de abarcar todas as inovações. 

Leia mais: 

Nathalia Pontes

Nathalia Pontes

Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP e escritora de livros infantis, acredita que aprender é uma combinação entre autoconhecimento, troca e curiosidade pelo novo. É apaixonada por educação e tecnologia.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete + 7 =

Pin It on Pinterest