logo-playkidsapp
Fun Friday PlayKids - A diversão tá ON e o preço tá OFF! 17% OFF no plano anual

O que é alfabetização tecnológica?

por | nov 8, 2021

Não podemos negar que a alfabetização é o primeiro grande passo na jornada de aprendizado infantil. Porém, hoje em dia, ela é muito diferente do que era há algumas décadas. Isso porque estamos na hora da alfabetização tecnológica.

Leia mais:
Qual o papel da tecnologia na educação infantil?
Como a tecnologia pode ajudar na alfabetização?
5 tendências da tecnologia na educação

Como todos os aspectos da educação, a alfabetização foi afetada pela tecnologia nos últimos anos. Não é mais possível ignorar a participação das ferramentas tecnológicas nas vidas das crianças. Por isso, a alfabetização tecnológica se torna cada vez mais importante.

Mas o que é alfabetização tecnológica? E por que ela faz diferença nos dias de hoje? Saiba mais a seguir.

O que é alfabetização tecnológica?

Antes de compreender o que é alfabetização tecnológica, precisamos saber o que é alfabetização e letramento.

Alfabetização é o processo de conhecer e compreender os símbolos que a sociedade utiliza para se comunicar. Por exemplo, letras, números, etc. Ela é um dos primeiros passos na nossa educação formal porque possibilita estudar os outros. No processo de alfabetização, aprendemos a ler e a escrever.

Já o letramento é o processo de aprender todos os meios dessa comunicação. Ao contrário da alfabetização, o letramento não é finito: a criança começa a aprendê-lo junto à alfabetização e nunca mais para.

Em geral, colocar letras unidas para formar palavras é alfabetização. Saber usar essas palavras para compor artigos, discursos ou poesias é letramento.

A alfabetização tecnológica é como a tradicional. Ela consiste em aprender todos os meios pelos quais nos comunicamos na internet. Além disso, descobrir quais ferramentas são essenciais para fazer isso.

Ela é o que abre as portas para o letramento digital. Nesse caso, o letramento é o processo de saber usar os recursos tecnológicos para produzir conteúdos, se comunicar e aprender.

Ou seja, a alfabetização apresenta os recursos enquanto o letramento exibe diversas formas de utilizá-lo.

Por que a alfabetização tecnológica é importante?

Para muitos pais e educadores, a alfabetização tecnológica pode parecer uma perda de tempo. Afinal, as crianças provavelmente vão aprender a usar os recursos tecnológicos fora de sala de aula.

Porém, essa não é o único caminho. Na verdade, o uso da tecnologia nessa fase do aprendizado pode fazer toda a diferença em como as crianças se relacionam com a educação como um todo.

Confira, a seguir, alguns motivos para aposta na alfabetização tecnológica:

Faz parte da vida dos alunos

Todas as mais recentes metodologias de ensino pregam que devemos utilizar em sala de aula o que os alunos conhecem em suas vidas pessoas. A tecnologia é uma ferramenta utilizada por todos, inclusive pelas crianças.

Elas usam esses recursos com facilidade e transitam tranquilamente entre aplicativos, sites e mesmo redes sociais. Ou seja, a tecnologia já é uma linguagem que elas estão aprendendo a falar.

As crianças podem aprender o básico sozinhas. Porém, na escola, elas podem dar um passo além. Além de aprender a jogar e conversar com os amigos, ela pode descobrir recursos que vão trazer benefícios importantes.

Desenvolve habilidades

A tecnologia é um prato cheio de ferramentas que exigem diferentes habilidades. Em alguns jogos, você precisa ter estratégia e foco. Nas redes sociais, precisa ter criatividade. E, para ambos, precisa ter tato e boa comunicação.

Ou seja, por meio da tecnologia, você pode oferecer muito mais recursos para os alunos. Em uma atividade de pesquisa, por exemplo, você pode mostrar como os motores de busca respondem de formas diferentes a cada pesquisador. Ou como algumas páginas funcionam como enciclopédias.

É importante valorizar os conhecimentos que essas ferramentas trazem. Afinal, já passamos do momento de falar sobre as possíveis mazelas da tecnologia na infância. Crianças e adolescentes continuam as utilizando e, portanto, o melhor caminho para os educadores é aprender como tirar melhor proveito disso.

Prepara para o futuro

Se hoje em dia já vivemos permeados pela tecnologia, com certeza o cenário será ainda mais desenvolvido no futuro. Seus alunos vão se tornar profissionais que lidam com computadores, aplicativos e dispositivos móveis o dia inteiro. Alguns usarão tecnologias ainda mais desenvolvidas.

Por isso, eles precisam aprender o básico. Saber usar motores de busca, postar em redes sociais, usar softwares simples e encontrar arquivos pode ser o começo de uma carreira em tecnologia. Ou, pelo menos, uma carreira que envolve seu uso no dia a dia.

Torna o aprendizado mais interessante

Por fim, temos que admitir: os alunos de hoje já não aprendem apenas com lápis e papel. Os professores competem pela atenção dos pequenos com aplicativos e sites cheios de interação e dinâmica.

Sendo assim, eles aprendem melhor quando estão cercados por estímulos. Esses estímulos não precisam vir da tecnologia. Mas ela é uma excelente ferramenta para aplicar de forma simples em sala de aula.

Como podemos ver, a alfabetização tecnológica é uma maneira de começar a carreira estudantil com o pé direito. Resta saber como fazer isso da forma mais eficiente.

Como trabalhar a alfabetização tecnológica?

Para muitos professores, trabalhar a alfabetização tecnológica pode se tornar um problema. Afinal, isso significa contar com a tecnologia em sala de aula, algo que muitos consideram difícil de controlar.

Porém, é essencial ter essa confiança no processo e saber que, a partir de agora, suas aulas precisam ser mais tecnológicas.

Para ajudar com essa questão, aqui está uma lista para considerar ao planejar suas aulas de alfabetização tecnológica: 

  • Investigue os conhecimentos prévios dos alunos;
  • Converse com seus alunos a respeito de como eles utilizam a internet;
  • Busque aplicativos com histórias infantis;
  • Leia e-books com figuras para os alunos;
  • Recomende aplicativos com jogos educativos;
  • Inclua jogos online nas aulas;
  • Mostre sites seguros para os alunos;
  • Ensine a buscar por imagens para colorir;
  • Fale sobre os princípios da segurança online, como em quais links se pode ou não clicar;
  • Fale sobe a importância de contar aos adultos e responsáveis sobre as interações online.

A alfabetização tecnológica ainda é relativamente nova. Logo, não tenha medo de experimentar. Tente utilizar um recurso e, se não der certo, pesquise como melhorar seu uso. Assim, aos poucos a alfabetização tecnológica vai ser mais natural, tanto para você quanto para os alunos.

No Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Ebook Original PlayKids

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + um =

Mais Posts
Como criar uma rede de apoio?

Como criar uma rede de apoio?

Você sabe como criar uma rede de apoio? Essa é uma tarefa fundamental para os pais. Isso porque é ideal que eles tenham ajuda de um grupo de pessoas com quem contar. Contudo, ter uma rede de apoio nem sempre é tão simples. Leia mais: Por que criar crianças...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest