Qual o papel da tecnologia na educação infantil?

set 21, 2021 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

A tecnologia já está associada a todos os âmbitos das nossas vidas. As crianças que nasceram na última década já chegaram em um mundo tomado pelo desenvolvimento tecnológico. Sendo assim, qual o papel da tecnologia na educação infantil?

A Base Nacional Comum Curricular incentiva o uso da tecnologia nas práticas pedagógicas. Ou seja, a tecnologia já está prevista como parte da experiência em sala de aula. Mas muitos educadores ainda não sabem como lidar com ela.

Qual é o limite do uso de tecnologia em sala de aula? Se a tecnologia tem um espaço na educação infantil, os estudantes podem usar o celular na escola? Ela faz mal ao desenvolvimento das crianças ou pode ser um recurso útil?

Qual o papel da tecnologia na educação infantil?

Ainda que educadores entendam o uso da tecnologia para alunos mais velhos, como adolescentes, muitos ainda desconhecem qual o papel da tecnologia na educação infantil. Afinal, existem pesquisas sobre o uso excessivo de telas nessa idade e seus malefícios para o desenvolvimento das crianças.

No entanto, mesmo que educadores não utilizem a tecnologia em sala de aula, as crianças vão continuar rodeadas por ela. A maioria dos alunos aprende a usar o celular ou tablet dos pais antes mesmo de saber ler ou escrever.

É exatamente por isso que a tecnologia precisa ser envolvida na educação infantil. Ela faz parte do dia a dia, da cultura e dos hábitos dos alunos. É utilizada para resolver problemas, se comunicar, guardar informações importantes e, é claro, aprender.

Existem, de fato, pesquisas que pregam contra o uso excessivo da tecnologia na infância. Porém, a educação que envolve a tecnologia pode agir contra esse uso excessivo, mostrando como o digital faz parte da vida dos alunos, e não seu todo.

Quais são os benefícios da tecnologia na educação infantil?

Para compreender qual o papel da tecnologia na educação infantil, é preciso compreender como ela beneficia os alunos. Confira abaixo algumas das maiores vantagens que o uso de tecnologia em sala de aula proporciona para as crianças:

Interatividade que promove o conhecimento

Crescendo em um mundo tecnológico, seus alunos estão habituados a um aprendizado mais dinâmico e interativo. Cada vez mais, elas preferem aprender de forma divertida e estimulante.

A tecnologia permite que os professores incluam essa dinâmica em sala de aula. Os alunos não precisam mais ouvir o professor repetir o alfabeto ou escrever no caderno de caligrafia: eles têm vídeos e jogos online para ajudar na alfabetização.

Quanto mais estímulos relacionados a um mesmo assunto, mais profunda será a aprendizagem. Por isso, usar a tecnologia é uma forma de promover o conhecimento em todas as faixas etárias.

Autonomia dos alunos

Uma das bases da BNCC e uma grande tendência da educação no mundo todo é incentivar a autonomia e o protagonismo dos alunos. Na prática, isso significa não tomar as rédeas o tempo todo e deixar que eles busquem conhecimento no próprio tempo, da própria maneira.

A tecnologia é uma grande aliada para fazer isso. Ela traz as ferramentas para que as crianças possam utilizá-la sem precisar de ajuda. Os alunos podem brincar online e participar de jogos que não dependem completamente dos professores.

Desenvolvimento integral

A tecnologia traz recursos que podem ser utilizados no desenvolvimento de todas as habilidades na infância. A linguagem, por exemplo, pode ser estimulada por vídeos, músicas e jogos. Já a motricidade, por brincadeiras interativas. Até a coordenação motora fina pode ser estimulada ao utilizar diferentes tipos de aplicativos.

Uso consciente

Muitos pais e professores reclamam de como crianças e adolescentes passam tempo demais na internet. Em alguns casos, até mesmo interagindo de formas perigosas com pessoas desconhecidas.

Aprender a usar a tecnologia de forma consciente é essencial. Quando esse aprendizado já começa na escola, a criança leva lições valiosas para a vida toda.

Proximidade entre alunos e professores

Por mais que os professores também utilizem recursos tecnológicos, a relação não é a mesma que os alunos têm com a tecnologia. A maioria dos professores nasceu em um mundo que ainda não usava celulares o tempo inteiro, muito menos que tinha acesso à internet em qualquer lugar.

Muitas vezes, as diferenças geracionais geram conflitos e desentendimentos. Quando o professor procura entender a tecnologia e envolvê-la em sala de aula, no entanto, ele se mostra aberto a compreender os alunos e conectar essas duas realidades em uma só.

Quando falamos de qual o papel da tecnologia na educação infantil, estamos falando de algo mais abrangente do que parece. Da mesma forma, não existe uma só maneira de usar a tecnologia em sala de aula.

Como usar a tecnologia na educação infantil?

Seus alunos mais velhos já sabem como utilizar a tecnologia em muitos âmbitos. Alguns podem até ser considerados profissionais. Mas como usar a tecnologia junto às crianças?

O mais importante é manter essa interação lúdica, dinâmica e divertida. Confira abaixo algumas ideias:

Aplicativos

Procure aplicativos apropriados. Muitas empresas vêm desenvolvendo aplicativos voltados para a infância, com jogos e desenhos que estimulam a aprendizagem. É o caso do aplicativo da Playkids, que traz conteúdos especialmente selecionados para os pequenos!

Vídeos

Não é de hoje que crianças amam vídeos e desenhos. Por isso, não tenha medo de usá-los em sala de aula. Leve vídeos com músicas, histórias conhecidas e mesmo sugestões de brincadeiras e atividades para a sala de aula!

Áudios

Para os alunos da educação infantil, o uso de áudios pode ser muito instigante. Isso porque eles ainda não utilizam a tecnologia para se conectar com tanta frequência. Estimulá-los a gravar áudios pode ser uma ótima forma de incentivar a comunicação.

Leitura

Hoje em dia, muitos livros estão disponíveis online. Há conteúdos de atividades, de histórias clássicas e mesmo alguns materiais didáticos. Buscar por essas leituras e apresentá-las em sala de aula é uma forma de estimular a alfabetização.

Os professores devem compreender que, atualmente, o uso da tecnologia transpassa toda a educação formal. Desde a alfabetização até o vestibular, seus alunos estarão online. Aprender a utilizar a tecnologia agora, em sala de aula, ajuda a saber como utilizá-la corretamente por toda a vida.

Gostou do conteúdo sobre qual o papel da tecnologia na educação infantil? Então venha conferir, no blog da Playkids, mais artigos sobre o tema!

Leia mais:

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

13 − quatro =

Pin It on Pinterest