logo-playkidsapp
Promoção Dia das Crianças

Qual o papel da tecnologia na educação infantil?

por | set 21, 2021

A tecnologia já está associada a todos os âmbitos das nossas vidas. As crianças que nasceram na última década já chegaram em um mundo tomado pelo desenvolvimento tecnológico. Sendo assim, qual o papel da tecnologia na educação infantil?

A Base Nacional Comum Curricular incentiva o uso da tecnologia nas práticas pedagógicas. Ou seja, a tecnologia já está prevista como parte da experiência em sala de aula. Mas muitos educadores ainda não sabem como lidar com ela.

Qual é o limite do uso de tecnologia em sala de aula? Se a tecnologia tem um espaço na educação infantil, os estudantes podem usar o celular na escola? Ela faz mal ao desenvolvimento das crianças ou pode ser um recurso útil?

Qual o papel da tecnologia na educação infantil?

Ainda que educadores entendam o uso da tecnologia para alunos mais velhos, como adolescentes, muitos ainda desconhecem qual o papel da tecnologia na educação infantil. Afinal, existem pesquisas sobre o uso excessivo de telas nessa idade e seus malefícios para o desenvolvimento das crianças.

No entanto, mesmo que educadores não utilizem a tecnologia em sala de aula, as crianças vão continuar rodeadas por ela. A maioria dos alunos aprende a usar o celular ou tablet dos pais antes mesmo de saber ler ou escrever.

É exatamente por isso que a tecnologia precisa ser envolvida na educação infantil. Ela faz parte do dia a dia, da cultura e dos hábitos dos alunos. É utilizada para resolver problemas, se comunicar, guardar informações importantes e, é claro, aprender.

Existem, de fato, pesquisas que pregam contra o uso excessivo da tecnologia na infância. Porém, a educação que envolve a tecnologia pode agir contra esse uso excessivo, mostrando como o digital faz parte da vida dos alunos, e não seu todo.

Quais são os benefícios da tecnologia na educação infantil?

Para compreender qual o papel da tecnologia na educação infantil, é preciso compreender como ela beneficia os alunos. Confira abaixo algumas das maiores vantagens que o uso de tecnologia em sala de aula proporciona para as crianças:

Interatividade que promove o conhecimento

Crescendo em um mundo tecnológico, seus alunos estão habituados a um aprendizado mais dinâmico e interativo. Cada vez mais, elas preferem aprender de forma divertida e estimulante.

A tecnologia permite que os professores incluam essa dinâmica em sala de aula. Os alunos não precisam mais ouvir o professor repetir o alfabeto ou escrever no caderno de caligrafia: eles têm vídeos e jogos online para ajudar na alfabetização.

Quanto mais estímulos relacionados a um mesmo assunto, mais profunda será a aprendizagem. Por isso, usar a tecnologia é uma forma de promover o conhecimento em todas as faixas etárias.

Autonomia dos alunos

Uma das bases da BNCC e uma grande tendência da educação no mundo todo é incentivar a autonomia e o protagonismo dos alunos. Na prática, isso significa não tomar as rédeas o tempo todo e deixar que eles busquem conhecimento no próprio tempo, da própria maneira.

A tecnologia é uma grande aliada para fazer isso. Ela traz as ferramentas para que as crianças possam utilizá-la sem precisar de ajuda. Os alunos podem brincar online e participar de jogos que não dependem completamente dos professores.

Desenvolvimento integral

A tecnologia traz recursos que podem ser utilizados no desenvolvimento de todas as habilidades na infância. A linguagem, por exemplo, pode ser estimulada por vídeos, músicas e jogos. Já a motricidade, por brincadeiras interativas. Até a coordenação motora fina pode ser estimulada ao utilizar diferentes tipos de aplicativos.

Uso consciente

Muitos pais e professores reclamam de como crianças e adolescentes passam tempo demais na internet. Em alguns casos, até mesmo interagindo de formas perigosas com pessoas desconhecidas.

Aprender a usar a tecnologia de forma consciente é essencial. Quando esse aprendizado já começa na escola, a criança leva lições valiosas para a vida toda.

Proximidade entre alunos e professores

Por mais que os professores também utilizem recursos tecnológicos, a relação não é a mesma que os alunos têm com a tecnologia. A maioria dos professores nasceu em um mundo que ainda não usava celulares o tempo inteiro, muito menos que tinha acesso à internet em qualquer lugar.

Muitas vezes, as diferenças geracionais geram conflitos e desentendimentos. Quando o professor procura entender a tecnologia e envolvê-la em sala de aula, no entanto, ele se mostra aberto a compreender os alunos e conectar essas duas realidades em uma só.

Quando falamos de qual o papel da tecnologia na educação infantil, estamos falando de algo mais abrangente do que parece. Da mesma forma, não existe uma só maneira de usar a tecnologia em sala de aula.

Como usar a tecnologia na educação infantil?

Seus alunos mais velhos já sabem como utilizar a tecnologia em muitos âmbitos. Alguns podem até ser considerados profissionais. Mas como usar a tecnologia junto às crianças?

O mais importante é manter essa interação lúdica, dinâmica e divertida. Confira abaixo algumas ideias:

Aplicativos

Procure aplicativos apropriados. Muitas empresas vêm desenvolvendo aplicativos voltados para a infância, com jogos e desenhos que estimulam a aprendizagem. É o caso do aplicativo da Playkids, que traz conteúdos especialmente selecionados para os pequenos!

Vídeos

Não é de hoje que crianças amam vídeos e desenhos. Por isso, não tenha medo de usá-los em sala de aula. Leve vídeos com músicas, histórias conhecidas e mesmo sugestões de brincadeiras e atividades para a sala de aula!

Áudios

Para os alunos da educação infantil, o uso de áudios pode ser muito instigante. Isso porque eles ainda não utilizam a tecnologia para se conectar com tanta frequência. Estimulá-los a gravar áudios pode ser uma ótima forma de incentivar a comunicação.

Leitura

Hoje em dia, muitos livros estão disponíveis online. Há conteúdos de atividades, de histórias clássicas e mesmo alguns materiais didáticos. Buscar por essas leituras e apresentá-las em sala de aula é uma forma de estimular a alfabetização.

Os professores devem compreender que, atualmente, o uso da tecnologia transpassa toda a educação formal. Desde a alfabetização até o vestibular, seus alunos estarão online. Aprender a utilizar a tecnologia agora, em sala de aula, ajuda a saber como utilizá-la corretamente por toda a vida.

Gostou do conteúdo sobre qual o papel da tecnologia na educação infantil? Então venha conferir, no blog da Playkids, mais artigos sobre o tema!

Leia mais:

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Promoção Dia das Crianças

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 10 =

Mais Posts
A importância de cuidar de quem cuida

A importância de cuidar de quem cuida

Você conhece a importância de cuidar de quem cuida? A chegada da pandemia causada pela Covid-19 trouxe diversos problemas. Aumentaram as taxas de doenças mentais entre pais, por exemplo. Também foram afetadas as crianças que tiveram que passar maiores períodos em...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest