5 tendências da tecnologia na educação

ago 31, 2021 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

O avanço tecnológico permitiu que recursos visuais e auditivos tornassem os dispositivos móveis excelentes ferramentas para adultos e crianças. Assim, o uso da tecnologia na educação se tornou um importante complemento para estimular os pequenos. Isso porque, enquanto a criança brinca e se diverte, os recursos tecnológicos dão vida à imaginação. Por exemplo, histórias, jogos e mais atividades podem ser feitas por um computador, tablet ou smartphone. Por isso, listamos na leitura de hoje, 5 tendências da tecnologia na educação que você precisa conhecer. Acompanhe conosco!

Vantagens de utilizar a tecnologia na educação

Atualmente, a tecnologia na educação pode ser usada das mais diferentes formas, abordando assuntos didáticos e desenvolvendo exercícios lúdicos. Com ela, podemos adaptar às atividades para diferentes faixas etárias, contribuindo para a inclusão social. A seguir, conheça os benefícios da tecnologia na educação.

Aprendizado cada vez mais divertido

Os aplicativos educacionais para crianças são voltados para a educação. No entanto, nem por isso a diversão é deixada de lado. Com programas interativos, como jogos e livros de histórias infantis, o aprendizado se torna mais divertido para as crianças.

Assim, é possível que eles entendam sobre assuntos relacionados à saúde, música, comida e muitos outros, de maneira simples e fácil. Além disso, a interatividade é uma alternativa que sobressai a atividades passivas, como ver TV.

Desenvolvimento de habilidades

A tecnologia na educação também contribui para o desenvolvimento de habilidades na criança, como a coordenação motora, por exemplo. Muitas atividades são formadas por jogos que exigem a criação de traços, formas, letras, números e linhas, auxiliando a desenvolver e aprimorar habilidades fundamentais.

Complemento de atividades em sala de aula

Alguns aplicativos educativos desenvolvidos para crianças que ainda não estão em idade escolar, pode ajudar a prepará-las para o início alfabetização. A tecnologia na educação contribui para que estes programas ofereçam jogos interativos, atividades divertidas e livros de histórias que reforçam a fala e desenvolvem a leitura. Com o incentivo à leitura feito por esses aplicativos, a criança também passa a melhorar a compreensão do texto e interpretação.

5 tendências da tecnologia na educação

Considerando a competitividade do mercado educacional, o uso de tecnologia na educação como recursos em escolas é um fator cada vez mais valorizado e bem-sucedido. Por isso, separamos cinco entre as principais tendências do uso da tecnologia na educação que já estão sendo utilizadas.

1. Lousa interativa

A lousa interativa faz parte das tendências de tecnologia na educação. Essa ferramenta consiste em uma espécie de central de multimídia, com sistema operacional sensível ao toque. Usado para substituir o antigo quadro-negro, a lousa interativa possibilitada ao professor trabalhar conteúdos de forma dinâmica e objetiva.

Os recursos oferecidos na lousa permitem ao educador apresentar, modificar, salvar e compartilhar arquivos com os alunos rapidamente. Além disso, a ferramenta permite que as crianças aproveitem as funcionalidades da lousa integrada em smartphones e tablets.

2. Realidade virtual

A realidade virtual é outra tendência da tecnologia na educação. Ela funciona com uma interface entre o sistema operacional e o usuário implementada por meio de imagens em 360 graus, ou recursos gráficos em três dimensões. A realidade virtual permite que a criança conheça diferentes ambientes, locais e épocas ao simular e induzir efeitos visuais, táteis e sonoros.

3. Realidade aumentada

Assim como a realidade virtual, a realidade aumentada também é uma tendência da área de tecnologia na educação. Esse tipo de realidade consiste na experiência interativa em que objetos reais são realçados por meio da informação perceptiva visual, auditiva e olfativa, gerada em computadores.

4. Gamificação

A gamificação é o uso da tecnologia na educação para desenvolvimento de jogos digitais que motivam e engajam as crianças em determinadas atividades pedagógicas. Incorporar jogos como estratégia educativa é uma maneira de contribui para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de diferentes habilidades da criança.

5. Aplicativos educacionais

Por fim, a tendência da tecnologia na educação também está presente em aplicativos educacionais. Desenvolvidos para crianças, essas ferramentas são plataformas lúdicas, com conteúdos selecionados para o uso infantil.

Os aplicativos educacionais contribuem com o desenvolvimento social, intelectual, afetivo, emocional e até mesmo motor da criança. Já muito utilizados, as plataformas permitem que os pequenos aprendam diferentes idiomas, exercitem o raciocínio, conheçam diferentes lugares, personalidades, animais.

As atividades oferecidas, sempre de forma lúdica e divertida, ajudam a aguçar a imaginação.   Assim, além de aprender, a criança se diverte com desenhos, vídeos, livros digitais, jogos e conteúdos.

Contudo, ainda que muitos dos aplicativos educacionais sejam adaptados para o uso infantil, como, por exemplo, o PlayKids, a mediação de pais ou responsáveis é fundamental para que o aprendizado seja significativo.

No universo infantil, sabemos que aprender e brincar estão fortemente conectados. Afinal, os dois são muito importantes para o desenvolvimento adequado durante a infância. Quando a criança brinca, ela vivencia uma série de novas sensações e experiências. Desse modo, ela aprende e também atribui novos significados, além de desenvolver sua autonomia.

Nesse aspecto, o avanço da tecnologia na educação vem como uma forma contribuir para que a criança aprenda e se desenvolva de forma lúdica. Utilizando recursos voltados para o público infantil, como os aplicativos educacionais, pais, educadores e responsáveis só tem a ganhar.

Contudo, é muito importante lembrar que o tempo diante das telas deve ser limitado e supervisionado, além de não substituir momentos de brincadeiras coletivas e ao ar livre, também são fundamentais para o desenvolvimento infantil.

Na leitura de hoje você pôde conferir as vantagens da tecnologia na educação, além de conhecer cinco tendências que já são realidade em escolas e outras instituições, como forma de auxiliar no ensino e melhorar o desenvolvimento da criança.

 Ficou interessado em saber mais sobre os aplicativos educativos depois de conferir as 5 tendências da tecnologia na educação? Então, baixe grátis o PlayKids App e descubra como seus alunos e alunas podem aprender enquanto se divertem!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 + dez =

Pin It on Pinterest