A tecnologia como meio para educação

ago 15, 2021 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Aplicativos, atividades onlines, ensino à distância… Esses elementos estão presentes no dia a dia de muitas crianças e adolescentes. Hoje, podemos dizer que a tecnologia como meio para educação é uma realidade cada vez mais explorada por pais e educadores. 

Mas como extrair o melhor do universo digital em prol do processo de aprendizagem dos pequenos? A resposta é simples: enxergando a tecnologia como uma aliada ao desenvolvimento infantil.

A tecnologia a favor do desenvolvimento infantil

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o uso de telas com fins educativos é indicado para crianças a partir de dois anos. Nesse contexto, os recursos tecnológicos são capazes de estimular a aprendizagem e a conexão com as pessoas e o mundo. Porém, tudo depende da maneira que eles forem utilizados.

Para explorar a tecnologia de forma benéfica, precisamos entender que as telas devem funcionar como ferramenta para alcançar o conhecimento. Ou seja, elas  exercem a função de ponte entre a criança e o processo de aprendizagem. 

Outro fator extremamente importante é o tipo de conteúdo consumido. Assim, ao escolhermos conteúdos pertinentes, a tecnologia é capaz de apresentar às crianças números, palavras e músicas. Além disso, ela pode introduzir noções de raciocínio lógico e colocar os pequenos em contato com novos idiomas, entre muitas outras coisas. Enfim, as possibilidades são infinitas! 

Como incentivar o uso benéfico da tecnologia no processo de aprendizagem?

As telas podem proporcionar diversão e aprendizado simultaneamente, à medida que permitem que a criança explore novos conceitos ou reforce temas já aprendidos. Reunimos três dicas para colocar isso em prática:

1. Pergunte o que foi aprendido ao assistirem um desenho ou jogarem um jogo virtual

Questionar o que os pequenos extraíram de ensinamentos sobre cada conteúdo, é uma forma de reforçar automaticamente os conceitos aprendidos. Além disso, essa pequena atitude estimula as crianças a traçarem um paralelo com a realidade em que vivem. Uma forma de facilitar o processo de aplicação da aprendizagem no contexto cotidiano.

2. Use o online para estimular atividades offline

Que tal assistir desenhos que ensinem atividades manuais e replicar com as crianças? Ou preparar uma aula de dança com a música tema dos personagens preferidos dos seus filhos?  Com esses tipo de exercício você expande o universo criativo dos pequenos e une o melhor dos mundos online e offline.

3. Gamifique atividades diárias

As crianças estão bastante familiarizadas com conceitos como “recompensa”, “objetivo” e “fases”, presentes em diversos jogos. Quando transmitimos esses elementos lúdicos dos games para a rotina, as crianças passam a realizar suas atividades de forma mais engajada. Para isso, você pode utilizar um sistema de pontuação para cada tarefa realizada ou dar recompensas simples. Por exemplo, quando concluírem certas atividades separe adesivos, medalhas de dobradura, entre outras coisas que possam funcionar como uma premiação. 

Leia mais: 

 

Giuliana Gadini

Giuliana Gadini

Comunicóloga, apaixonada por cultura e entretenimento. Acredita que o aprendizado acontece de muitas maneiras, a sua preferida envolve diálogo, curiosidade e diversão. Faz parte da Equipe de Conteúdo Digital da PlayKids.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três + 1 =

Pin It on Pinterest