logo-playkidsapp
Promoção Dia das Crianças

Atividades criativas para a educação infantil

por | maio 6, 2021

A etapa da educação infantil é o momento em que a criança irá entender e conhecer o mundo, a si mesma e os outros. Por esse motivo, é uma etapa de intenso aprendizado. A cada dia a criança muda um pouquinho e compreende o espaço em que está inserida. Pensando nisso, reunimos aqui algumas atividades criativas para a educação infantil. As dicas pretendem mostrar um aprendizado integral, ou seja, cada atividade terá um propósito e um eixo de desenvolvimento.

4 atividades para o desenvolvimento e aprendizado infantil

1. Se conhecendo

Essa é uma atividade para que a criança comece a dar nome para os seus sentimentos, e inicie um aprendizado emocional.

Imprima fotos de expressões humanas simples, com o rostinho de uma criança de idade correlata ao seu filho ou pupilo. As emoções devem ser as primárias, para que o aprendizado siga um progresso. Por isso, o ideal é separar as seguintes emoções: triste, feliz, com sono, com fome e bravo. Após imprimir brinque de dar nome às “caras das emoções”. Depois de passar algumas vezes por todas e treinar com o pequeno os nomes das emoções, brinque de correr e pegar a emoção certa. Espalhe as imagens pela sala, aí dê o comando, por exemplo, “Agora estou com fome!” e peça para a criança correr até a emoção correta.

2. Conhecendo o outro

Essa é uma atividade com o intuito de que a criança conheça o outro, e comece a perceber suas diferenças e semelhanças. A ideia é simples, mas divertida. Sente de frente para o pequeno, ou sente um pequeno na frente de outro pequeno e fale que  irão tocar partes iguais. Por exemplo, pé com pé, mão com mão, dedinho com dedinho ou cotovelo com cotovelo. A ideia é que o pequeno aprenda o vocabulário do seu corpinho e crie uma relação de confiança com seu amiguinho ou com você. Além disso, a criança  ainda vai trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio.

3. Praticando o movimento

Essa é uma atividade para que o pequeno explore as direções e trabalhe com movimento, equilíbrio e dinamismo. A sugestão é usar um papel kraft grandão para aproveitar melhor a atividade. Pinte os pés do pequeno e peça para ele carimbar os pés em posições diferentes. Por exemplo, para a esquerda, direita, frente e trás. Não precisa abordar essas palavras nesse momento, mas as direções dos pezinhos devem estar claras. Espere secar e peça para o pequeno reproduzir a sequência de movimentos. Essa é uma atividade divertida para o início da percepção espacial do pequeno.

(Foto ilustrativa de referência. Fonte: Colégio Machado de Assis) 

4. Conhecendo o contexto cultural

Essa atividade é para que a criança entenda um pouquinho dos costumes da família. A ideia é que cada família adapte às suas crenças e conduza de forma lúdica o aprendizado do pequeno. Assim você pode apresentar um desenho em que os personagens comemoram aquela data específica, pode ser aniversário, natal, hanukkah, dia dos pais, o que fizer sentido para a família. Vocês assistem ao episódio juntos e depois desenham o retratado, com giz, tinta, lápis de cor, colagem, como for mais divertido. Isso ajudará o pequeno a identificar os pormenores do dia a dia, e simbolizar o conteúdo assistido de forma concreta, o que potencializa o aprendizado. No PlayKids você encontra vagões especiais com conteúdos selecionados que podem ajudar a família.

Boas atividades para todos! E se tiverem mais ideias de atividade que explorem os campos emocional, social, motor e cultural, deixem nos comentários!

Leia mais: 

Escrito por Nathalia Pontes

Escrito por Nathalia Pontes

Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP e escritora de livros infantis, acredita que aprender é uma combinação entre autoconhecimento, troca e curiosidade pelo novo. É apaixonada por educação e tecnologia.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Promoção Dia das Crianças

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 14 =

Mais Posts
A importância de cuidar de quem cuida

A importância de cuidar de quem cuida

Você conhece a importância de cuidar de quem cuida? A chegada da pandemia causada pela Covid-19 trouxe diversos problemas. Aumentaram as taxas de doenças mentais entre pais, por exemplo. Também foram afetadas as crianças que tiveram que passar maiores períodos em...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest