Atividades criativas para a educação infantil

maio 6, 2021 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

A etapa da educação infantil é o momento em que a criança irá entender e conhecer o mundo, a si mesma e os outros. Por esse motivo, é uma etapa de intenso aprendizado. A cada dia a criança muda um pouquinho e compreende o espaço em que está inserida. Pensando nisso, reunimos aqui algumas atividades criativas para a educação infantil. As dicas pretendem mostrar um aprendizado integral, ou seja, cada atividade terá um propósito e um eixo de desenvolvimento.

4 atividades para o desenvolvimento e aprendizado infantil

1. Se conhecendo

Essa é uma atividade para que a criança comece a dar nome para os seus sentimentos, e inicie um aprendizado emocional.

Imprima fotos de expressões humanas simples, com o rostinho de uma criança de idade correlata ao seu filho ou pupilo. As emoções devem ser as primárias, para que o aprendizado siga um progresso. Por isso, o ideal é separar as seguintes emoções: triste, feliz, com sono, com fome e bravo. Após imprimir brinque de dar nome às “caras das emoções”. Depois de passar algumas vezes por todas e treinar com o pequeno os nomes das emoções, brinque de correr e pegar a emoção certa. Espalhe as imagens pela sala, aí dê o comando, por exemplo, “Agora estou com fome!” e peça para a criança correr até a emoção correta.

2. Conhecendo o outro

Essa é uma atividade com o intuito de que a criança conheça o outro, e comece a perceber suas diferenças e semelhanças. A ideia é simples, mas divertida. Sente de frente para o pequeno, ou sente um pequeno na frente de outro pequeno e fale que  irão tocar partes iguais. Por exemplo, pé com pé, mão com mão, dedinho com dedinho ou cotovelo com cotovelo. A ideia é que o pequeno aprenda o vocabulário do seu corpinho e crie uma relação de confiança com seu amiguinho ou com você. Além disso, a criança  ainda vai trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio.

3. Praticando o movimento

Essa é uma atividade para que o pequeno explore as direções e trabalhe com movimento, equilíbrio e dinamismo. A sugestão é usar um papel kraft grandão para aproveitar melhor a atividade. Pinte os pés do pequeno e peça para ele carimbar os pés em posições diferentes. Por exemplo, para a esquerda, direita, frente e trás. Não precisa abordar essas palavras nesse momento, mas as direções dos pezinhos devem estar claras. Espere secar e peça para o pequeno reproduzir a sequência de movimentos. Essa é uma atividade divertida para o início da percepção espacial do pequeno.

(Foto ilustrativa de referência. Fonte: Colégio Machado de Assis) 

4. Conhecendo o contexto cultural

Essa atividade é para que a criança entenda um pouquinho dos costumes da família. A ideia é que cada família adapte às suas crenças e conduza de forma lúdica o aprendizado do pequeno. Assim você pode apresentar um desenho em que os personagens comemoram aquela data específica, pode ser aniversário, natal, hanukkah, dia dos pais, o que fizer sentido para a família. Vocês assistem ao episódio juntos e depois desenham o retratado, com giz, tinta, lápis de cor, colagem, como for mais divertido. Isso ajudará o pequeno a identificar os pormenores do dia a dia, e simbolizar o conteúdo assistido de forma concreta, o que potencializa o aprendizado. No PlayKids você encontra vagões especiais com conteúdos selecionados que podem ajudar a família.

Boas atividades para todos! E se tiverem mais ideias de atividade que explorem os campos emocional, social, motor e cultural, deixem nos comentários!

Leia mais: 

Nathalia Pontes

Nathalia Pontes

Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP e escritora de livros infantis, acredita que aprender é uma combinação entre autoconhecimento, troca e curiosidade pelo novo. É apaixonada por educação e tecnologia.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 − onze =

Pin It on Pinterest