6 dicas para uma festa de aniversário simples e incrível

set 15, 2020 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Se tem uma coisa que toda criança gosta, é uma bela festa! Antes de mais nada, é importante dizer que datas especiais são importantes para construção de boas memórias familiares. O aniversário, então, nem se fala! Celebrar a data de nascimento de uma criança é validar sua existência e valorizar a vida. E claro, a chance de curtir um momento delicioso. Mas e se faltar a inspiração? Se a ideia for fazer algo mais simples para não passar em branco? Então você está lendo a matéria certa: aqui reunimos dicas para fazer uma festa de aniversário simples, mas incrível para o seu pequeno!

1. Pense em um tema

Associar a celebração a um tema é importante para criar uma recordação que ficará para sempre. Além disso, é uma chance para dizer: “hei, estamos cientes do que você ama e aprovamos isso!”. Seja um desenho que a criança adora assistir, um tema genérico como “piratas”, “princesas” e “peixes”, o time de futebol ou um ritmo musical, tudo é válido. O importante é que não seja uma festa sem personalidade.

2. Deixe a criança fazer parte

Atualmente há opções de buffets que oferecem a festa pronta e dispensam qualquer trabalho para a família, mas ainda assim é importante que o aniversariante seja parte da festa e não apenas esteja nela. Que tal colocar a criança para escolher as músicas, a sua roupa ou até mesmo encher balões? Afinal, quando o pequeno participa de fato da sua festa, aquele momento ganha ainda mais valor.

3. Surpreenda

Nem sempre é possível fazer uma festa grande por questão de dinheiro. Além disso, fazer todo ano a mesma coisa transforma a data em algo comum e corriqueiro. Isso não é legal, né? 

Então, a dica aqui é trocar a celebração por momentos especiais e únicos. Use a criatividade para um piquenique no parque (ou no quintal), uma noite de cineminha em casa, uma festa do pijama com os amiguinhos, uma noite de teatro em casa (onde os pais e filhos atuam juntos em uma peça, fazendo um espetáculo familiar) ou um jantar com surpresa com biscoitos feitos em família. Dessa forma é possível unir personalidade e simplicidade, fazendo com que o aniversário seja um evento mágico!

4. Inove no “Parabéns”

A tradicional música de parabéns todo mundo já conhece. O legal é brincar, variando a melodia e cantando temas diferentes. Para os pais mais ousados, pode-se até compôr uma canção em família, criando algo totalmente novo. 

Mas para ajudar na missão, o PlayKids App tem sugestões como o parabéns do BobZoom, da Galinha Pintadinha, Palavra Cantada, Bia e Nino e o Parabéns cantado pela turma do Junior!

5. A festa não precisa durar apenas um dia!

Aqui vai a dica de ouro: ao invés de fazer um dia de celebração, crie atividades para a semana de aniversário da criança, com atrações diferentes a cada dia. Por exemplo:

– Segunda de cineminha, com pipoca e o filme predileto da criança.

– Terça de jogos, com brincadeiras de tabuleiro, videogame e até um esconde-esconde!

– Quarta com música, com karaokê (o PlayKids também conta com um vagão só com canções instrumentais, prontas para serem cantadas!).

– Quinta com histórias, com a leitura de um livro divertido ou um teatrinho.

– Sexta na cozinha, um momento para a criança fazer biscoitos com a família, montar uma salada de frutas ou fazer uma pizza!

– Sábado na cidade. Sempre há uma atração disponível, seja um passeio no shopping, uma tarde no parque ou uma exposição. Sair de casa em família rende bons momentos, boas fotos e belas memórias.

– Domingo com bolo: depois de uma semana mágica, é a hora de reunir os amigos mais próximos e cantar parabéns, comendo uma bela fatia de bolo. Que delícia!

6. O presente é a família

Pra finalizar, aqui vai a dica mais especial: não deixe que o aniversário vire sinônimo de ganhar presentes, brinquedos ou algo material. A data vale bem mais que isso e para ganhar um significado real precisa de esforço de todos. Lembrar da chegada da criança, ver fotos antigas e relembrar bons momentos são gestos que farão a diferença e unirão cada vez mais os membros da família.

Boa comemoração, muitas felicidades e muitos anos de vida! 

Leia também: 

João Godoy

João Godoy

Editor de conteúdo na PlayKids, roteirista e produtor de conteúdo apaixonado por narrativas, personagens e o papel do storytelling no desenvolvimento infantil.
Leia mais
Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Michele Cordeiro

    Essas dicas são maravilhosas, amei!
    Nós ajuda a sair da mesmice e fazer algo diferente para os nossos pequenos!!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dez + 14 =

Pin It on Pinterest