História da Galinha Pintadinha: a Popó mais famosa do mundo

jun 10, 2021 | Desenhos, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

A história da Galinha Pintadinha, a série que bateu recordes no mundo todo, começou no dia 28 de dezembro de 2006. Os produtores Juliano Prado e Marcos Luporin postaram um vídeo na internet para apresentar uma ideia a um veículo de exibição. O vídeo ficou ali, disponível e conquistou 500 mil visualizações, algo que só foi percebido pelos criadores quando estava prestes a ser deletado. Ou seja, o presente de Natal de 2006 para Juliano e Marcos foi memorável: nascia a Galinha Pintadinha, que hoje faz parte de lares de milhões de crianças.

A Popó no PlayKids

O desenho faz parte da nossa história também, afinal a Galinha Pintadinha está no PlayKids App desde o início e nunca saiu do nosso catálogo. O interesse das crianças pela Galinha, pelo Pintinho Amarelinho, pela Mariana, pela Borboletinha e por todos os personagens desse clássico também só aumenta. É um sucesso comprovado! 

Para saber mais sobre os bastidores e a história da Galinha Pintadinha, em uma tarde, tomamos um café virtual com Juliano e Marcos. Conversamos sobre o fenômeno que mudou a vida deles, juntamente com a vida de famílias que amam a “Popó”.

PlayKids: Como vocês se conheceram e se tornaram parceiros?

Marcos e Juliano: Foi por volta de 1987, quando estávamos no ensino médio. Nossa amizade é do século passado! Nosso elo foi a música, ambos tocávamos e ensaiávamos no mesmo espaço. Depois disso cada um seguiu seu rumo nos estudos em São Paulo, mas moramos na mesma república. Chegamos a ter uma agência de propaganda juntos e até uma gráfica. Fizemos inclusive um jornal de bairro, mas acabamos seguindo caminhos diferentes (Marcos acabou indo para o lado musical e Juliano aventurou-se com sucesso na produção de cartões virtuais, que já envolviam animação.) Quando nos reencontramos, estávamos muito afim de produzir algo que unisse os dois conhecimentos. Assim transformamos as canções clássicas infantis em clipes animados, a começar pela música “Galinha Pintadinha”. A princípio não era ainda um projeto, mas um experimento que nós curtimos demais.

PlayKids: Depois de pronto o primeiro clipe, vocês fizeram uma jornada de negociações?

Marcos e Juliano: Exatamente. Estávamos no momento em que a bolha da internet estourou e as empresas buscavam coisas novas. Fizemos muitas reuniões para viabilizar o projeto da Galinha Pintadinha, visando produzir mais clipes e quem sabe, comercializando os vídeos em um site ou até mesmo em CD-Rom, tecnologia que era febre na época. O projeto era muito diferente de tudo que havia na televisão (nota do editor: costuma-se produzir 52 episódios de 30 minutos para exibição em canais de televisão. A Galinha Pintadinha 1 era composta de 13 clipes e aproximadamente 3 minutos). Nós éramos questionados sobre como as músicas poderiam ser comercializadas.

PlayKids: Como foi a história do vídeo que ficou famoso no YouTube?

Marcos e Juliano: Para mostrar o clipe de forma remota para um professor que quis nos ajudar oferecendo o projeto para alguns empresários, nós subimos no YouTube. A rede social ainda não era popular como atualmente é e a reunião com os empresários não foi tão bacana. Porém, quando fomos deletar o vídeo, após alguns meses, ele estava com 500 mil visualizações. Foi aí que começou a história da Galinha Pintadinha. Nós encontramos relatos de pais e mães pedindo mais vídeos e isso nos fez produzir mais. Naquele momento que decidimos que a protagonista da série seria justamente a Galinha Pintadinha.

PlayKids: Como foi a distribuição inicial dos clipes?

Marcos e Juliano: Produzimos por conta própria 1000 DVDs e vendemos em uma loja virtual que nós mesmos fizemos. Além disso, divulgamos eles no YouTube. O público abraçou a ideia e logo avançamos para uma nova tiragem de 5000 DVDs, enquanto criávamos novas canções para um segundo volume. O próximo passo foi distribuir o conteúdo por um aplicativo de celular.

PlayKids: Vocês chegaram ao PlayKids logo no início!

Marcos e Juliano: Foi bem legal! Recebemos uma ligação com a novidade de que a Movile iria começar um aplicativo com conteúdos educacionais e entramos na plataforma.

PlayKids: Muitos pais cresceram ao som de Xuxa, Angélica, Eliana, Balão Mágico e Mara Maravilha. Vocês hoje são essa referência de música para os filhos deles. Que responsabilidade, não?

Marcos e Juliano: Os pais confiam em nós e sabem que nosso projeto é consistente. A resposta foi muito boa e para muitos lares, a Galinha tornou-se a primeira personagem da vida das crianças, que já nascem com ela por perto. Como é um desenho animado, é atemporal, não envelhece como os cantores humanos que fizeram parte das nossas infâncias.

Nós crescemos assistindo os desenhos clássicos da Hanna Barbera, além do Pica-Pau e os filmes da Disney. Musicalmente, ouvíamos Balão Mágico, Xuxa e temos um carinho especial por especiais da Globo, principalmente os Saltimbancos e o Pluct-Plact-Zum. A essência da Galinha Pintadinha veio de tanto cantarmos canções infantis em casa, o tempo todo, por prazer. 

PlayKids: Veio do coração! Vocês sabem o quanto a musicalidade estimula o desenvolvimento da criança.

Marcos e Juliano: Sim! Isso nos deixa muito felizes. Fazemos parte da infância de novas crianças e os pais nos levam para suas casas porque são músicas que marcaram suas vidas. É um projeto para toda a família!

Confira o vídeo “Galinha Pintadinha através das gerações”, que mostra o carinho de pais e filhos pela personagem:

PlayKids: A Galinha Pintadinha cresceu em qualidade, ficando cada vez mais caprichada e famosa. Temos orgulho em sermos uma das casas da “Popó” no mundo. Os números do projeto são impressionantes: bilhões de visualizações, 100 mil ouvintes no streaming musical e muitos produtos, além de versões internacionais da série. Como estão os planos de vocês para o futuro?

Marcos e Juliano: Estamos em 2020, um ano em que tudo mudou de forma drástica por conta da pandemia do coronavírus. Inclusive, a vida das crianças mudou demais! Ainda não sabemos quando a vida escolar delas volta a ser como antes. Com nossos projetos não foi diferente. Tivemos que rever alguns planos e intensificar outros. Com isso, encaramos o desafio de tornar a marca um clássico, sendo sempre atual e moderna. 

Seguimos com o canal Ninho das Mães  que é produzido por profissionais especializados para trazer um olhar moderno sobre a maternidade.

E para os pequenos, podemos adiantar que em breve teremos o lançamento de contos clássicos com a Galinha Pintadinha, fazendo um movimento parecido com o musical. Dessa forma, os pais que cresceram lendo “Chapeuzinho Vermelho”, por exemplo, agora contarão essas histórias para seus filhos na companhia da Galinha e do Pintinho Amarelinho. Está ficando bem bonito!

PlayKids: Para encerrarmos, preciso dizer: temos orgulho de ter vocês na nossa família desde sempre. A PlayKids ama a Popó, assim como o Brasil inteiro.

Marcos e Juliano: Obrigado! É muito legal saber desse sentimento da PlayKids e podemos dizer que o carinho é o mesmo da nossa parte, torcemos muito por vocês!
Para os pais, nosso recado é: tenham coragem, por mais que os tempos sejam difíceis. Ter as crianças por perto e cuidar delas com amor é o segredo para a felicidade em família. Podem confiar que estamos trabalhando sempre com muito empenho e com foco em levar o melhor para as casas brasileiras. Temos carinho e amor pelo nosso público e isso nunca mudará!

E aí? Gostou de conhecer a história da Galinha Pintadinha? Então, aproveite todos os episódios da Popó no PlayKids com o seu pequeno. Porém, se você ainda não tem o app, tire todas as suas dúvidas aqui!

 

João Godoy

João Godoy

Editor de conteúdo na PlayKids, roteirista e produtor de conteúdo apaixonado por narrativas, personagens e o papel do storytelling no desenvolvimento infantil.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × 4 =

Pin It on Pinterest