5 dicas para a segurança das crianças na internet

out 11, 2021 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

O universo online é um gigantesco emaranhado de informações, redes sociais, pessoas e entretenimento. Porém, todo cuidado é pouco, especialmente com as crianças que passam horas online. Por isso, é bom saber algumas dicas para a segurança das crianças na internet.

Em um universo difícil de controlar, pais e responsáveis precisam se cercar de todas as ferramentas e ações possíveis. A prevenção cuida, por exemplo, que os pequenos consumam conteúdos inadequados ou entrem em contato com desconhecidos. Também deve-se proteger das exposições da rotina, o que os torna vulneráveis.

Dar limites e impor controle desde os primeiros contatos com o universo online é o mais aconselhável. Isso facilita, inclusive, para flexibilizar o poder de uso da internet com o passar dos anos, quando houver maturidade.

Vamos conhecer algumas dicas para a segurança das crianças na internet? Siga conosco e entenda o motivo de serem tão importantes para os pequenos.

5 dicas para a segurança das crianças na internet

Saber os rastros que os filhos deixam na internet é essencial para evitar problemas. Há diversos riscos que envolvem a superexposição e a segurança dos menores.

Fazendo uso de alguns cuidados simples e conversando com os pequenos, tudo se torna mais fácil. Assim, a criança pode aproveitar de maneira saudável a internet que, querendo ou não, faz parte da realidade atual. Vamos conferir algumas dicas simples!

1. Controle de privacidade

A primeira, e mais importante, das dicas para a segurança das crianças na internet é o controle.

Ter a gestão da privacidade é um dos itens primordiais e que deve ser levado muito a sério por pais e responsáveis. Algumas ferramentas e dispositivos permitem que os pais bloqueiem determinados sites e aplicativos.

Além disso, é necessário cadastrar o e-mail de um adulto e, se possível, algum programa de acesso remoto ao smartphone ou tablet, que alerte sempre que a criança tentar acessar algo além daquilo que é permitido no aparelho.

2. Tenha livre acesso aos perfis em redes sociais

Criança é criança, e precisa ser vista, auxiliada e guiada como tal. Por isso, os pais precisam ter total acesso a tudo que seus filhos fazem online.

O ideal é não permitir que os pequenos tenham perfis na rede. Porém, sabemos que, conforme as crianças vão ficando mais velhas e chegando à puberdade, fica mais difícil resistir aos pedidos constantes.

Quando essa fase chegar, crie um perfil para você e para seu filho. Ou seja, tenha usuário, senha e coloque o seu e-mail para ser receptor de notificações e quaisquer alterações nas privacidades.

Oriente a não deixar o perfil aberto e para adicionar apenas pessoas conhecidas. E, claro, ao menos uma vez por semana acesse a conta para realizar uma varredura.

3. Bloqueio de sites impróprios

Continuando nas dicas para a segurança das crianças na internet, precisamos falar de limites.

Sempre que possível, restrinja o acesso de seu filho a sites, aplicativos e plataformas que possam disponibilizar conteúdos sensíveis à sua idade.

Plataformas de streaming já possuem essa opção logo que o perfil é criado. A maioria dos navegadores usados em notebooks, tablets e smartphones também permitem bloquear determinados endereços.

Converse com seu filho desde os primeiros passos online, fale que sempre que for necessário pesquisar, baixar ou assistir algo, é necessário pedir ajuda e permissão. Infelizmente, por mais cuidados que se tenha, é impossível bloquear tudo. Por isso, a criança precisa sentir segurança a cada novo passo.

4. Restrição de acesso

É impossível manter os pequenos longe da tecnologia. Por mais que os pais evitem entregar celulares e tablets em suas mãos na primeira infância, essa hora vai chegar cedo ou tarde.

Uma das melhores dicas para a segurança das crianças na internet é reservar um aparelho só para ela. Dessa forma, é possível restringir o acesso a uma série de aplicativos, sites e plataformas. Como? Da seguinte forma:

  • Desinstale ou desative aplicativos que não permitam controle parental;
  • Não deixe cartões de crédito ou demais formas de pagamento ativas na loja de apps do dispositivo;
  • Limite o tempo de uso diário;
  • Bloqueie termos, palavras e tudo mais que puder em aplicativos e navegadores;
  • Faça uma varredura de tudo que foi acessado e visto por seu filho periodicamente.

Lembre-se que crianças não possuem muito discernimento sobre o que é certo ou errado. Por isso, é importante que os pais fiquem atentos, orientem e limitem seus passos virtuais.

5. Limitar exposição

Chegamos a uma era onde todo mundo quer fazer sucesso online. Viralizar, virar meme e conquistar milhares de seguidores. No entanto, quando falamos de crianças, é importante que nos preocupemos com suas privacidades.

Isso significa que, caso você permita, compartilhe ou crie um perfil para seu filho nas redes sociais, é fundamental que não exponha dados e referências. Ou seja, nada que quem ver, possam associar à realidade e rotina da criança. Alguns exemplos são:

  • Não permita a publicação com uniforme escolar. Isso dará uma localização muito sigilosa da criança;
  • Evite publicar imagens em tempo real, indicando a localização exata em que a criança está;
  • Não publique fotos de biquíni ou trajes íntimos. Estas são usadas por criminosos em sites de pornografia infantil;
  • Não deixe o perfil aberto;

Sua função como mãe ou pai é limitar quem terá acesso às redes do seu filho ou filha. Ou seja, controle ao máximo quem terá permissão para acompanhar a rotina da criança. Olhe constantemente a conta e não permita que a criança responda a ninguém — que não seja de extrema confiança — em mensagens privadas.

Mantenha sempre o diálogo aberto com seu filho

Crianças precisam ser auxiliadas e orientadas desde os seus primeiros anos de vida e, também, precisam entender o motivo de poderem ou não fazerem determinadas coisas.

É preciso quebrar a barreira que, por muitos anos, foi imposta por uma sociedade patriarcal e autoritária. Nela, adultos ditavam regras e crianças e adolescentes apenas obedeciam. Esse tipo de comportamento, enraizado na sociedade em todo o mundo, fez crescer uma geração de adultos que se acostumou a ocultar fatos sobre si para os pais.

Quanto mais cedo você se colocar à disposição para conversar sobre tudo com seu filho, mais fácil será o caminho para que ele confie plenamente em você. Isso torna tudo mais tranquilo, a criança não arma barreiras e seu comportamento online é compartilhado com mais franqueza e honestidade.

Quando você diz para uma criança que ela não pode acessar tais conteúdos, ou que precisa de supervisão, é importante explicar as razões por trás desse limite imposto. Sempre de forma acessível, usando figuras de linguagem e exemplos que componham seu universo.

Não ameace, vire as costas ou brigue. Dialogue, explique e coloque-se disponível para ajudar sempre que necessário.

Falar sobre dicas para a segurança das crianças na internet, é falar sobre educação e rotina saudável. É preciso estar sempre atento sobre o que acontece no universo virtual e lembrar que nesse ambiente tudo acontece muito rápido. Logo, é preciso atenção redobrada com as crianças.

Você sabia que o PlayKids App é uma plataforma criada e pensada para levar diversão, conhecimento e segurança para os pequenos? Tudo isso com total controle parental fácil e intuitivo. Venha fazer parte desse universo mágico!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Marcia

    Amei.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis + catorze =

Pin It on Pinterest