logo-playkidsapp
banner_header

O que é internet segura e como proteger a família

por | fev 3, 2021

Sabemos que cada vez mais a tecnologia se torna parte das nossas atividades diárias. Para as crianças então, isso já é uma realidade. Porém, ainda há muitas dúvidas sobre o que é internet segura e quais atitudes podem ajudar na segurança das famílias.  

Em 2021, o Dia da Internet Segura será comemorado no dia 09 de fevereiro. A data tem como objetivo principal conscientizar a população sobre o uso seguro, ético e responsável das novas tecnologias

O tema é muito importante para nós da PlayKids. Afinal, utilizamos a tecnologia para entreter e ensinar às crianças ao redor do mundo. Por isso, ao longo de todo o mês de fevereiro traremos em pauta dicas de segurança, temas importantes para conversar com as crianças e atividades sobre cidadania digital

A importância de manter a segurança na internet

Em um mundo que se vê golpes digitais, abuso de crianças e cyberbullying, falar sobre segurança digital é cada vez mais necessário. Muitas vezes, pais e mães não sabem o que é internet seugra e enxergam apenas como uma fonte de entretenimento. Assim, mesmo sabendo de alguns riscos, costumam não ensinar e nem introduzir a educação na rotina das crianças.

A Alessandra Borelli, advogada atuante em Direito Digital e também autora convidada do Blog PlayKids, traz dicas para pais e educadores. Segundo ela, o momento ideal para ensinar sobre o uso seguro e consciente da tecnologia é quando ela passa a fazer parte da rotina da criança. “A melhor forma de ensinar é, justamente, participando desses momentos, direcionando seu uso, tanto no tempo quando no conteúdo”, diz.

7 temas importantes para conversar com as crianças

1. Idade mínima de acesso a aplicativos e redes sociais

É importante lembrar as crianças que se existe uma idade mínima para usar um aplicativo ou rede social isso significa que ela precisa esperar completar certa idade para utilizar. Que muitas vezes o entretenimento ou algo que parece inofensivo, pode ser prejudicial para a criança e toda a família.

2. O valor da expressão “eu aceito” quando clicada em sites

Sabemos que a política de privacidade e a LGPD (Lei Geral da Proteção de Dados) cada vez mais tem sido favorável. Porém, é importante ressaltar que certas mensagens podem ser ignoradas pelas crianças e, mesmo sem querer, pode haver um compartilhamento de dados indesejado.

3. O perigo de se conectar com estranhos

É muito legal ter um número alto de seguidores ou amigos, mas é importante conhecê-los ou saber quem está tendo acesso às fotos e informações compartilhadas. Afinal, existem muitas pessoas mal intencionadas que se passam por caça talentos. 

4. Riscos de exposição exagerada

Parece bobeira, mas tomar cuidado com fotos de uniforme ou o compartilhamento de informações que ajudem a localizar onde a criança está, não é seguro. Nesse caso, a dica é importante e precisa ser pauta de uma conversa com a família.

5. Consequências de ofensas ditas na internet

É como ver as pessoas se posicionando sobre os mais diversos assuntos na internet. Tudo ficou mais fácil e através das telas as pessoas não sentem vergonha de se expor. Porém, nem todo mundo está preparado ou gosta de ouvir ofensas e com as crianças o resultado pode ser muito pior. Afinal, dependendo da idade a criança ainda não sabe lidar com sentimentos e emoções. 

6. O perigo de acreditar em tudo o que vê e lê

A dica vale para pais e mães de crianças maiores, mas é extremamente importante. Principalmente, na era das fake news. Esse ponto vale também para a exposição ou pessoas mal intencionadas. Na rede é muito fácil usar uma foto de alguém e se passar por uma idade diferente da sua. Crianças precisam saber disso! 

7. A importância do uso de senhas

As senhas servem para a segurança de todos. Então, converse com a sua criança sobre a importância de ter uma senha e de não salvá-la em lugares de fácil acesso ou compartilhar com outros colegas. 

Conteúdos exclusivos sobre segurança na internet para pais e crianças

Tem conteúdo exclusivo sobre o tema para os pais e para as crianças também! Confira:

1. E-books para Crianças

Lançamos 4 e-books exclusivos para crianças que falam sobre segurança na internet, cada uma abordando um tema em específico. Confira abaixo:

2. Podcast para Pais

Lançamos o Podcast “Conversando sobre Segurança Digital“, com Nathalia Pontes, Mestre em Educação, e Alessandra Borelli, Advogada Especialista em Direito Digital. Ambas falam sobre a importância do Letramento Digital e do uso seguro, ético e responsável das novas tecnologias da informação. Além de trazer dicas para ajudar pais e educadores a trabalharem este assunto com as crianças.

Leia mais: 

Categoria:
Dicas | Tecnologia

Escrito por Francieli Oliveira

Publicitária e editora do blog, é apaixonada por desenhos e crianças. Acredita que existem várias formas de aprender e que o desenvolvimento dos pequenos pode ser muito divertido.

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 3 =

Mais Posts

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest