Novos golpes digitais direcionados a todas as idades

nov 10, 2020 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Você já vivenciou ou conhece alguém que passou por golpes digitais? Trata-se de uma situação muito pessoal. Geralmente isso acontece quando um membro da família, que se encontra em dificuldades financeira, liga solicitando ajuda. Porém, é justamente deste ângulo pessoal que criminosos estão adotando em fraudes que visam tanto jovens quanto idosos.

Avós caem em golpes de “ajuda!”

Conhecido como “O Golpe dos Avós”, ele começa com um simples “Oi, vovó!”. Dessa forma, o criminoso finge ser o neto da vítima e afirma estar em apuros. Geralmente, o pedido solicita que os amorosos (e preocupados) avós mandem dinheiro para fiança, passagem aérea ou alguma outra emergência.

Dicas de segurança para a família: Peça à pessoa que está ligando para provar quem ela diz ser. Depois ligue para os pais da criança ou outro parente para verificar a situação. Além disso, nunca transfira dinheiro, vales-presente ou envie dinheiro por correio. Portanto, seja cético em relação a pedidos “urgentes” e pedidos chorosos solicitando dinheiro ou informações pessoais.

Os trapaceiros focam a geração do milênio

Embora seja difícil imaginar ser enganado por esse tipo de telefonema, você pode se surpreender ao saber que são os mais jovens que caem nesses golpes. A Federal Trade Commission, dos Estados Unidos, relata que os Millennials (20-30 anos) têm maior probabilidade de perder dinheiro com fraudes online. Os 5 principais golpes digitais direcionados aos Millennials incluem compras online, impostores comerciais, impostores do governo, cheques falsos e golpes românticos.

Dicas para a família segura: A princípio, seja cético ao fazer compras online. Os cibercriminosos criaram inúmeros sites comerciais semelhantes para obter acesso ao seu cartão de crédito e outros dados pessoais. Confirme o endereço físico e o número de telefone do vendedor antes de fazer uma compra. A princípio, considere colocar um software de segurança nos dispositivos da sua família. Assim, é possível que proteja contra malware, vírus e forneça à família criptografia de Rede Privada Virtual (VPN) para compras seguras.

Hackers exploram escolas e alunos

Existem muitos distritos escolares operando em um modelo híbrido de educação online e presencial que causou uma lacuna digital entre professores e alunos remotos. O fato deu aos malfeitores um novo canal para lançar ransomware, phishing e golpes de engenharia social contra infraestruturas de TI expostas.

Além disso, um estudo recente do Microsoft Security Intelligence descobriu que 61% dos 7,7 milhões de malware no mês anterior visavam à educação. O número é muito maior do que outros setores. Enfim, os golpes digitais incluem ataques de malware e ransomware em plataforma de e-learning em cidades maiores.

Dicas de segurança para a família: Informe-se sobre as medidas de segurança no local em vigor na escola de seu filho. Antes de tudo, procure um software para proteger sua rede doméstica e dispositivos pessoais. Assim, sua família estará prevenida contra ataques cibernéticos lançados por e-mail, redes de escolas ou redes sociais.

Como está sua higiene cibernética?

Sua melhor defesa contra um golpe – se ele vier por telefone, e-mail ou site – é um ataque sólido. Então, considere aumentar sua rotina de higiene cibernética usando senhas fortes, uma VPN e mantendo-se informado sobre os golpes mais recentes. A esta altura, você já sabe que os bandidos online não discriminam com base na idade do indivíduo. Afinal, eles pretendem roubar dados e dinheiro de qualquer um que baixe a guarda.

Leia mais: 

Flavio Elizalde

Flavio Elizalde

Pai da Sophia e da Alice. Diretor de Consumo e SMB da McAfee e apaixonado por tecnologia. Um de seus objetivos é educar os usuários de dispositivos conectados à internet a se protegerem contra crimes online e fraudes. Flavio é nosso autor convidado e seus textos não refletem, necessariamente, a opinião do Blog PlayKids.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − dezenove =

Pin It on Pinterest