8 dicas para o aprendizado infantil online e seguro

abr 29, 2021 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Sabemos que o mundo online é mais uma possibilidade para que a criança aprenda. No entanto, existem alguns cuidados que devemos ter em mente para que as crianças estejam seguras no mundo virtual. Por isso, criamos uma lista com algumas dicas para ajudar no aprendizado infantil online

8 para seu pequeno desfrutar com segurança dos aprendizados online

1. Escolha conteúdos que tenham propósito educacional

A OMS indica apenas conteúdos com caráter educacional para crianças na primeira infância. Isso ocorre porque trata-se de um período de intenso aprendizado e, portanto, o conteúdo deve contribuir para que esse desenvolvimento não seja desperdiçado. 

2. Contrate empresas que de fato busquem segurança do pequeno

Ao baixar um aplicativo, ou entrar em um site, verifique se a empresa de fato se preocupa com a segurança. Evite apps que utilizem propagandas, ou que sugiram conteúdos aleatoriamente. Verifique as seguranças de seu navegador, para que a criança não saia daquele ambiente de forma autônoma. 

3. Assista junto

Além de ser um hábito interessante para a segurança do pequeno, o assistir junto permite mediação do conteúdo. Assim você pode trazer a sua visão de como aquele conteúdo se relaciona com o ambiente e com a realidade da criança, potencializando o aprendizado.

4. Defina como e quando

Cabe ao pai definir em quais momentos e como a criança vai utilizar o conteúdo. Então, defina momentos e tempos específicos para as atividades online. Pondere os motivos e o intuito daquela atividade, para que ela corrobore com o aprender da criança.

5. Preze pelo equilíbrio de atividades

Lembre-se que o importante é que a criança tenha contato com diferentes possibilidades, assim, determinar tempos e vivências é importante. A tela deve ser mais uma das inúmeras trocas daquela criança, mas também é importante que a criança tenha contato com pessoas, brinquedos, texturas, alimentos, movimentos, equilíbrio entre outras interações. Então tente manter o uso de telas dentro de um período de uma hora por dia.

6. Tente não utilizar a tela apenas nos momentos de espera

A tela é muito usada com o intuito de distrair os pequenos durante os momentos de espera, como consultórios médicos, viagens. entre inúmeros exemplos. No entanto, por mais que a tela cumpra esse propósito muito bem, é importante lembrar que aprender a esperar é um exercício fundamental no desenvolvimento. Então, se possível alterne os usos, para que a criança também aprenda com as pequenas frustrações, como a espera, e consiga praticar o ócio.

7. Alterne atividades passivas com atividades ativas

Os vídeos podem ser fruto de inúmeros aprendizados, além de serem divertidos. Dessa forma, existem conteúdos que convidam a criança a fazer junto, podem ser experimentos como o SuperHands, que explicam o passo-a-passo para a construção e um objeto, o entendimento de um processo natural, ou vídeos que convidam a criança a dançar junto, como o Bubu e as Corujinhas. Esse tipo de conteúdo tem um caráter interessante para o aprendizado prático e o movimento, e pode ser uma boa opção para trazer um uso ativo da tela.

8. Preste atenção aos dados de localização e compartilhamento de informações

Temos que prezar sempre pela nossa segurança e pela segurança do pequeno. Nesse sentido, redobre a atenção quanto aos dados fornecidos pelos aplicativos, sejam localização, idade, e-mail entre outros. Lembre-se que existem leis de proteção aos dados que auxiliam o consumidor e preze por elas. 

Leia mais: 

 

 

Nathalia Pontes

Nathalia Pontes

Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP e escritora de livros infantis, acredita que aprender é uma combinação entre autoconhecimento, troca e curiosidade pelo novo. É apaixonada por educação e tecnologia.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete − dez =

Pin It on Pinterest