logo-playkidsapp
Promoção Dia das Crianças

Como manter as crianças seguras na internet?

por | mar 2, 2021

Basta começar a navegar pela internet que o tempo voa, não é mesmo? Se para nós adultos a curadoria do conteúdo que consumimos já é muito importante, imagina para as crianças. Por isso, falar de curadoria também é falar sobre um aprendizado seguro. Pensando nisso, convidamos especialistas no assunto para trazerem algumas dicas importantes de como podemos manter as crianças seguras na internet. 

Falando sobre Segurança Digital

Alessandra Borelli, Advogada Especialista em Direito Digital, nos deu algumas dicas bem importantes para manter a segurança digital online. A primeira dica é: é necessário explorar a internet junto com a sua criança, aproveitar a oportunidade e a direcionar dentro do vasto universo digital. Assumir o controle é importante e para isso, podemos usar as ferramentas de privacidade disponíveis pelas próprias plataformas digitais. Por exemplo, softwares de controle parental são excelentes ferramentas auxiliares que funcionam muito bem para crianças de até 9 ou 10 anos. É importante lembrar que nada substitui o diálogo. As crianças não podem ficar trancadas no quarto navegando, jogando ou assistindo vídeos de influencers digitais. Limites são bons e no fundo, sabemos que todas as crianças gostam. É necessário ter horário de brincar online e offline, hora de comer, hora de dormir, de conversar olhando nos olhos e estudar. 

No período de pandemia, estamos muito mais conectados. Porém, segurança, saúde e valores não são negociáveis. Flexibilizar o uso das telas não significa liberar o celular na mesa, na cama ou renunciar necessidades básicas como uma boa alimentação, boas horas de sono, atividade física, convívio social e saudável com os que estão na mesma casa. Nós somos os adultos da relação e mesmo que não dominemos completamente as novas tecnologias, devemos saber o que de verdade é flexível. 

Falando sobre Aprendizado Online

Mariana Noffs, professora e dona da escola de inglês Level Up, nos deu algumas dicas sobre as possibilidades de aprendizagem. Não podemos negar que as crianças estão muito mais conectadas durante essa pandemia, mas então, porque não juntar a diversão com a aprendizagem? As crianças aprendem brincando, na experiência “gamificada”. Como podemos ajudar as crianças nesse contexto de pandemia e aprendizagem online? 

A primeira dica é que a família precisa ter envolvimento nesses momentos. A criança precisa se sentir amparada e segura, precisa ter alguém para fazer as perguntas. Ou seja, quanto mais presente a família estiver, mais a criança vai aprender. É necessário também, dar tempo e espaço para ela. As crianças precisam de uma rotina, ter uma hora de aprender, de comer, de dormir, de brincar e também de um local de estudos, que possa auxiliar no foco durante as aulas. Por fim, é importante que os pais perguntem para a escola e a coordenação pedagógica em qualquer dúvida ou dificuldade, pois eles têm mais experiência e podem ajudar. 

Falando sobre a Curadoria de Conteúdo Infantil

Maisa Amstalden, Curadora de Conteúdo do PlayKids, também nos contou mais sobre como funciona essa curadoria dentro do aplicativo e porque ela é importante. Em primeiro lugar, uma curadoria é o ato de selecionar, organizar e administrar determinados conteúdos, bens ou conhecimentos. Hoje em dia, temos uma vasta variedade de conteúdos disponíveis no ambiente online e poder contar com uma curadoria especializada e focada é ótimo e traz muito mais tranquilidade para nós. Se tratando de conteúdo para crianças, essa curadoria se torna ainda mais importante. Além de garantir a qualidade e variedade do portfólio, também sustenta a segurança. 

A equipe de curadoria do PlayKids trabalha para escolher os melhores conteúdos através de critérios bem definidos, tendo como base a segurança e os pilares do desenvolvimento infantil. É avaliado se o conteúdo é adequado a faixa etária do aplicativo, se possui aspectos técnicos de qualidade e se passa uma mensagem apropriada para as crianças. Os conteúdos devem fazer com que as crianças e suas famílias se sintam bem vindas e representadas, por isso eles são divertidos e contribuem para o desenvolvimento e aprendizado das crianças. Eles promovem a imaginação, a coordenação motora, as habilidades socioemocionais ou aspectos cognitivos. 

Além de serem a equipe responsável por analisar e aprovar todos os conteúdos que entram no aplicativo, também estão sempre de olho nas tendências globais para trazer os melhores conteúdos infantis. Classificam as habilidades que cada vídeo, livro e jogo aborda. Através do PlayKids Report, os pais têm visibilidade de quais temáticas a criança entrou em contato a cada mês. Ou seja, a curadoria de conteúdo é muito importante e é essencial para que as crianças entrem em contato com conteúdo de qualidade e com segurança. 

Como manter as crianças seguras na internet? Assista agora!

Para facilitar, criamos esse conteúdo em vídeo com o depoimento das nossas convidadas especialistas. Clique aqui e assista agora!

Leia mais:

Escrito por Michelle Rachid

Escrito por Michelle Rachid

Editora do Blog PlayKids, acredita que a aprendizagem eficaz acontece por meio das brincadeiras e da diversão. Leitora voraz, ama viajar e tecnologia e é fã de carteirinha de animações e séries.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Promoção Dia das Crianças

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =

Mais Posts
A importância de cuidar de quem cuida

A importância de cuidar de quem cuida

Você conhece a importância de cuidar de quem cuida? A chegada da pandemia causada pela Covid-19 trouxe diversos problemas. Aumentaram as taxas de doenças mentais entre pais, por exemplo. Também foram afetadas as crianças que tiveram que passar maiores períodos em...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest