logo-playkidsapp
Promoção Dia das Crianças

Como explicar a internet para uma criança?

por | out 13, 2021

Você já parou para pensar como explicar a internet para uma criança? Ou ainda como esse bate-papo pode ser importante e fundamental para educá-los? É preciso tratar com os pequenos sobre o uso consciente e seguro da rede mundial de computadores!

A tecnologia está inserida em nosso dia a dia de forma dominante e presente. Muitas vezes, alguns assuntos passam por nós sem darmos a devida atenção. Mas quando envolvemos crianças no contexto, é preciso que tudo seja muito bem apresentado e explicado.

Conversar sobre como tudo funciona é necessário, seja usando exemplos, modelos ou estando presente durante as primeiras descobertas online. Isso ajuda não apenas em seu desenvolvimento e compreensão, mas em diversos fatores. Facilita quando temas importantes, como segurança e privacidade digital, entram em cena.

E, sim, tais assuntos precisam ser abordados e discutidos desde cedo. Afinal, sabemos que a internet é muito mais que todas as maravilhas que oferece. Há também armadilhas e pessoas mal intencionadas por trás de perfis inocentes.

Vamos aprender como explicar a internet para uma criança de maneira fácil e tranquila?

Como e quando surgiu a internet no mundo?

Década de 40

A internet surgiu no final dos anos 40, mais especificamente durante o período da Guerra Fria. Ela era uma ferramenta governamental norte-americana que funcionava como meio de comunicação alternativo entre seus soldados e comandantes.

Década de 60

Quase duas décadas depois, foi introduzida ao meio acadêmico e científico. Nesse período, o primeiro e-mail foi oficialmente trocado. Em 1969, Leonard Kleinrock enviou de dentro da Universidade da Califórnia o primeiro e-mail para um outro colega acadêmico. Assim começou uma nova Era na comunicação mundial.

Década de 90

Apenas nos anos 90 a internet entrou nos lares e tornou-se uma ferramenta popular e residencial. A partir daí, empresas de tecnologia de todo o mundo passaram a investir nela. As apostas eram para facilitar, expandir e difundir a conexão da internet em todas as partes do mundo.

Dias atuais

Hoje, os cabos estão cada dia menos necessários para ligar e conectar pessoas. Atualmente, a conexão por fibra óptica tem se espalhado, tornando tudo mais estável, rápido e com melhor qualidade de receptividade de sinal.

Além disso, com o passar do tempo, ampliou consideravelmente o montante de informações, redes sociais e canais de comunicação. Tornando tudo mais acessível e imediato.

Como explicar a internet para uma criança?

Pode parecer meio incoerente aprender como explicar a internet para uma criança nos dias atuais. Afinal, as novas gerações já nascem praticamente conectadas e imersas à tecnologia.

Porém, uma coisa é você entregar sem qualquer aviso um celular ou tablet nas mãos de uma criança. Outra, completamente diferente, é sentar-se junto a ela e ensinar como funciona, quais os perigos e como deve ser usada.

Vamos a algumas dicas simples de como explicar a internet para uma criança desde o seu primeiro contato com o universo online.

Comece pelo básico

Não entregue um aparelho ligado nas mãos do seu filho sem aviso prévio. Mostre como funciona, o que ele pode e o que não pode fazer e a sempre pedir auxílio e permissão quando quiser mudar para outra programação.

Esteja sempre ao seu lado

Nos primeiros contatos, e até que você perceba que seu filho já consegue distinguir o que pode ou não acessar na internet, fique sempre ao seu lado ou a uma distância segura para acompanhar seu comportamento. Repreenda caso ele não cumpra o combinado e ensine o passo a passo a ser seguido novamente com calma.

Imponha limites

Internet é ótimo e todos nós gostamos, mas vicia. Por isso, dê limites que vão desde o tempo permitido para ficar conectado, até o que pode ser visto a cada dia, sejam filme, série, desenho, aplicativos, games entre outros.

Utilize exemplos

Quando abordar temas como privacidade, segurança e todos os perigos escondidos na rede, use uma linguagem lúdica e visual. Apenas falar não prende a atenção dos pequenos e faz com que eles não memorizem. Dê exemplos usando brinquedos e situações que façam parte do universo dele.

Apresente conteúdos apropriados

A internet é um mar sem limites de conteúdos a serem acessados e desvendados. Logo, selecione tudo que seu filho poderá ter contato. Deixe bloqueado os demais aplicativos e buscadores. Mostre calma e pacientemente onde ele poderá mexer e quais conteúdos são interessantes para ele.

Se possível, tenha um telefone específico para a criança. Nele, você consegue apagar os aplicativos perigosos, manter os dados pessoais bloqueados e ter total controle. Assim é possível ter mais visão do uso dos pequenos, e reduzir as chances de problemas.

Crianças são como pequenas esponjas que absorvem tudo aqui que as cercam. Logo, os pais são seus grandes pontos de referência e exemplo. Não adianta explicar sobre os perigos escondidos nas redes sociais e proibir a criança de usar determinados aplicativos e acessá-los na frente delas o tempo todo.

A internet é um universo intenso, grandioso e, quando bem usada, muito interessante, estimulante e uma fonte inesgotável de aprendizado e entretenimento. A dica é ensinar as crianças a usarem a internet e a tecnologia de maneira saudável e produtiva.

Ao mesmo tempo, incentive seu filho a dosar o tempo online com a vida real. Com brincadeiras e jogos ao ar livre, leitura, passeios e interação de verdade com outras crianças da mesma idade.

É fácil se viciar na rede, passar horas e mais horas visitando e revisitando a mesma timeline. Também é fácil se deixar envolver com pessoas e conteúdos impróprios para menores. Por isso, mantenha sempre o controle parental ativado e ensine seu pequeno sobre as armadilhas virtuais.

Afinal, por que a internet se tornou tão popular atualmente?

Ao entrar nos lares de famílias mundo afora e receber incentivos e investimentos, a internet conseguiu ultrapassar barreiras e ligar o mundo inteiro com poucos cliques. Tudo isso facilitou o acesso a computadores, que se tornaram a cada ano mais modernos, velozes e com capacidade para armazenar uma infinidade de arquivos.

Ter um computador em casa deixou de ser um artigo de luxo e tornou-se uma necessidade para a maioria dos lares no Brasil e no mundo. Atrelado aos avanços tecnológicos, tivemos também uma grande expansão na distribuição de sinais wireless, 3G, 4G e afins.

Os aparelhos móveis trouxeram um outro tipo de experiência. A facilidade e a rapidez com que a informação e a comunicação são capazes de atingir milhares de pessoas por segundo, transformando em definitivo a nossa linguagem e forma de interagir.

Tal facilidade e velocidade tornou a internet um item comum no dia a dia. Isso levou ela, em suas mais variadas formas e meios, para dentro dos lares e para a rotina de crianças, adolescentes e adultos.

Saber como explicar a internet para uma criança, hoje, é o mesmo que explicar como calçar os sapatos, a não falar com estranhos, a olhar para os dois lados antes de atravessar a rua e tantos outros ensinamentos que o ajudarão a compreender como funciona o mundo ao seu redor.

A tecnologia está em todos os lugares para onde olhamos, e as crianças precisam aprender a lidar com ela de maneira saudável, produtiva, segura e consciente desde cedo.

Agora que você já sabe como explicar a internet para uma criança, te convidamos a aproveitar mais conteúdos especiais sobre educação e tecnologia em nosso blog PlayKids. Confira!

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Promoção Dia das Crianças

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =

Mais Posts
A importância de cuidar de quem cuida

A importância de cuidar de quem cuida

Você conhece a importância de cuidar de quem cuida? A chegada da pandemia causada pela Covid-19 trouxe diversos problemas. Aumentaram as taxas de doenças mentais entre pais, por exemplo. Também foram afetadas as crianças que tiveram que passar maiores períodos em...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest