Como explicar a internet para uma criança?

out 13, 2021 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Você já parou para pensar como explicar a internet para uma criança? Ou ainda como esse bate-papo pode ser importante e fundamental para educá-los? É preciso tratar com os pequenos sobre o uso consciente e seguro da rede mundial de computadores!

A tecnologia está inserida em nosso dia a dia de forma dominante e presente. Muitas vezes, alguns assuntos passam por nós sem darmos a devida atenção. Mas quando envolvemos crianças no contexto, é preciso que tudo seja muito bem apresentado e explicado.

Conversar sobre como tudo funciona é necessário, seja usando exemplos, modelos ou estando presente durante as primeiras descobertas online. Isso ajuda não apenas em seu desenvolvimento e compreensão, mas em diversos fatores. Facilita quando temas importantes, como segurança e privacidade digital, entram em cena.

E, sim, tais assuntos precisam ser abordados e discutidos desde cedo. Afinal, sabemos que a internet é muito mais que todas as maravilhas que oferece. Há também armadilhas e pessoas mal intencionadas por trás de perfis inocentes.

Vamos aprender como explicar a internet para uma criança de maneira fácil e tranquila?

Como e quando surgiu a internet no mundo?

Década de 40

A internet surgiu no final dos anos 40, mais especificamente durante o período da Guerra Fria. Ela era uma ferramenta governamental norte-americana que funcionava como meio de comunicação alternativo entre seus soldados e comandantes.

Década de 60

Quase duas décadas depois, foi introduzida ao meio acadêmico e científico. Nesse período, o primeiro e-mail foi oficialmente trocado. Em 1969, Leonard Kleinrock enviou de dentro da Universidade da Califórnia o primeiro e-mail para um outro colega acadêmico. Assim começou uma nova Era na comunicação mundial.

Década de 90

Apenas nos anos 90 a internet entrou nos lares e tornou-se uma ferramenta popular e residencial. A partir daí, empresas de tecnologia de todo o mundo passaram a investir nela. As apostas eram para facilitar, expandir e difundir a conexão da internet em todas as partes do mundo.

Dias atuais

Hoje, os cabos estão cada dia menos necessários para ligar e conectar pessoas. Atualmente, a conexão por fibra óptica tem se espalhado, tornando tudo mais estável, rápido e com melhor qualidade de receptividade de sinal.

Além disso, com o passar do tempo, ampliou consideravelmente o montante de informações, redes sociais e canais de comunicação. Tornando tudo mais acessível e imediato.

Como explicar a internet para uma criança?

Pode parecer meio incoerente aprender como explicar a internet para uma criança nos dias atuais. Afinal, as novas gerações já nascem praticamente conectadas e imersas à tecnologia.

Porém, uma coisa é você entregar sem qualquer aviso um celular ou tablet nas mãos de uma criança. Outra, completamente diferente, é sentar-se junto a ela e ensinar como funciona, quais os perigos e como deve ser usada.

Vamos a algumas dicas simples de como explicar a internet para uma criança desde o seu primeiro contato com o universo online.

Comece pelo básico

Não entregue um aparelho ligado nas mãos do seu filho sem aviso prévio. Mostre como funciona, o que ele pode e o que não pode fazer e a sempre pedir auxílio e permissão quando quiser mudar para outra programação.

Esteja sempre ao seu lado

Nos primeiros contatos, e até que você perceba que seu filho já consegue distinguir o que pode ou não acessar na internet, fique sempre ao seu lado ou a uma distância segura para acompanhar seu comportamento. Repreenda caso ele não cumpra o combinado e ensine o passo a passo a ser seguido novamente com calma.

Imponha limites

Internet é ótimo e todos nós gostamos, mas vicia. Por isso, dê limites que vão desde o tempo permitido para ficar conectado, até o que pode ser visto a cada dia, sejam filme, série, desenho, aplicativos, games entre outros.

Utilize exemplos

Quando abordar temas como privacidade, segurança e todos os perigos escondidos na rede, use uma linguagem lúdica e visual. Apenas falar não prende a atenção dos pequenos e faz com que eles não memorizem. Dê exemplos usando brinquedos e situações que façam parte do universo dele.

Apresente conteúdos apropriados

A internet é um mar sem limites de conteúdos a serem acessados e desvendados. Logo, selecione tudo que seu filho poderá ter contato. Deixe bloqueado os demais aplicativos e buscadores. Mostre calma e pacientemente onde ele poderá mexer e quais conteúdos são interessantes para ele.

Se possível, tenha um telefone específico para a criança. Nele, você consegue apagar os aplicativos perigosos, manter os dados pessoais bloqueados e ter total controle. Assim é possível ter mais visão do uso dos pequenos, e reduzir as chances de problemas.

Crianças são como pequenas esponjas que absorvem tudo aqui que as cercam. Logo, os pais são seus grandes pontos de referência e exemplo. Não adianta explicar sobre os perigos escondidos nas redes sociais e proibir a criança de usar determinados aplicativos e acessá-los na frente delas o tempo todo.

A internet é um universo intenso, grandioso e, quando bem usada, muito interessante, estimulante e uma fonte inesgotável de aprendizado e entretenimento. A dica é ensinar as crianças a usarem a internet e a tecnologia de maneira saudável e produtiva.

Ao mesmo tempo, incentive seu filho a dosar o tempo online com a vida real. Com brincadeiras e jogos ao ar livre, leitura, passeios e interação de verdade com outras crianças da mesma idade.

É fácil se viciar na rede, passar horas e mais horas visitando e revisitando a mesma timeline. Também é fácil se deixar envolver com pessoas e conteúdos impróprios para menores. Por isso, mantenha sempre o controle parental ativado e ensine seu pequeno sobre as armadilhas virtuais.

Afinal, por que a internet se tornou tão popular atualmente?

Ao entrar nos lares de famílias mundo afora e receber incentivos e investimentos, a internet conseguiu ultrapassar barreiras e ligar o mundo inteiro com poucos cliques. Tudo isso facilitou o acesso a computadores, que se tornaram a cada ano mais modernos, velozes e com capacidade para armazenar uma infinidade de arquivos.

Ter um computador em casa deixou de ser um artigo de luxo e tornou-se uma necessidade para a maioria dos lares no Brasil e no mundo. Atrelado aos avanços tecnológicos, tivemos também uma grande expansão na distribuição de sinais wireless, 3G, 4G e afins.

Os aparelhos móveis trouxeram um outro tipo de experiência. A facilidade e a rapidez com que a informação e a comunicação são capazes de atingir milhares de pessoas por segundo, transformando em definitivo a nossa linguagem e forma de interagir.

Tal facilidade e velocidade tornou a internet um item comum no dia a dia. Isso levou ela, em suas mais variadas formas e meios, para dentro dos lares e para a rotina de crianças, adolescentes e adultos.

Saber como explicar a internet para uma criança, hoje, é o mesmo que explicar como calçar os sapatos, a não falar com estranhos, a olhar para os dois lados antes de atravessar a rua e tantos outros ensinamentos que o ajudarão a compreender como funciona o mundo ao seu redor.

A tecnologia está em todos os lugares para onde olhamos, e as crianças precisam aprender a lidar com ela de maneira saudável, produtiva, segura e consciente desde cedo.

Agora que você já sabe como explicar a internet para uma criança, te convidamos a aproveitar mais conteúdos especiais sobre educação e tecnologia em nosso blog PlayKids. Confira!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

nove − 2 =

Pin It on Pinterest