A importância dos jogos na educação

out 19, 2021 | Jogos, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Quando você pensa em educação, o que vem na sua cabeça? Uma sala de aula, uma lousa de giz, uma apresentação de slides ou livros didáticos? Acredito que normalmente essas são as imagens que vem para a maioria das pessoas. Porém, a educação pode ser e é muito mais do que essa visão que temos do ensino tradicional. O uso dos jogos se tornou muito popular nos dias de hoje para ensinar crianças de todas as idades tanto em sala de aula quanto fora dela. Aliás, você sabe qual é a importância dos jogos na educação

Como os jogos podem ser úteis na educação?

“Jogos? Mas como assim os jogos podem auxiliar meus filhos a aprenderem?” essa pode ser a pergunta que muitos de vocês estão fazendo agora. Mas, vamos pensar comigo. Quem nunca jogou Banco Imobiliário aqui? Por mais que não seja um jogo educativo, nós aprendemos muita coisa com ele. Aprendemos a controlar as nossas propriedades, a administrar o nosso dinheiro e até o senso de empatia, de ajudar quem precisa quando isso é requerido. Enfim, diversas habilidades em um único jogo. Os jogos educativos são planejados exatamente para que as crianças adquiram essas habilidades e possam também, muitas vezes, aprender conceitos mais difíceis das matérias escolares. 

Os professores de ciência podem fazer um jogo da memória para que os pequenos aprendam quais são as partes do corpo. Por sua vez, os professores de português podem fazer um “soletrando” para que os alunos aprendam as palavras e os sons. Enfim, são diversas possibilidades de utilizar os jogos educativos para o aprendizado. 

Qual a diferença entre aprender com jogos e aprender no ensino tradicional?

A principal diferença está na forma como os jogos são mais fáceis das crianças conseguirem relacionar com as situações do dia a dia. Elas podem jogar em casa, elas podem jogar em telas, e dessa forma, o jogo está muito inserido no cotidiano. Elas se divertem e aprendem ao mesmo tempo. E esse aprendizado é diferente do “decorar” uma matéria ou um tema específico que está sendo passado. Esse aprendizado é orgânico. 

A importância dos jogos na educação

Dessa forma, além de serem divertidos, eles auxiliam no aprendizado. As crianças aprendem sobre coisas que irão auxiliar na escola e ao mesmo tempo aprendem regras, estratégia, controle de tempo. E algo muito importante: nos jogos colaborativos, aprendem a trabalhar em equipe. Trabalhar com outras pessoas é necessário e deve ser adquirido desde a infância, e os jogos podem auxiliar a desenvolver essa habilidade. Além disso, também fazem com que as crianças aprendam a perder as coisas, algo que é importante para criar resiliência. Também auxiliam no desenvolvimento da criança sob perspectivas criativas, históricas, sociais e culturais. Enfim, são inúmeros benefícios.

4 jogos para os pequenos jogarem e aprenderem

1. Estação de Perguntas

Esse jogo está disponível no PlayKids App. Ele é perfeito para que os pequenos de mais de 5 anos aprendam dimensões, formas, formatos, cores, objetos e funções, noção de cheio e vazio, entre outros. Ou seja, para que seu pequeno tenha um aprendizado multidisciplinar. 

2. Esteira Maluca

A Esteira Maluca também está disponível no PlayKids App e é muito importante para os pequenos com mais de 4 anos. Ele faz uma introdução à alfabetização, fazendo com que a criança identifique e nomeie as letras e os números. 

3. Conhecendo os Animais

Também disponível no PlayKids App, esse jogo introduz os sons dos animais e vocabulários para os pequenos. A faixa etária é entre 3 à 5 anos de idade, ajudando a encontrar significado para os animais. 

4. PK Pet

Para os pequenos com mais de 3 anos, o PK Pet é ideal para ter um amiguinho para todas as aventuras. Um visitante de outro planeta que acabou virando um bichinho virtual. Ele está com fome? Há várias comidas gostosas para alimentá-lo. Ele quer brincar? Mas lembre-se: depois de brincar muito ele vai precisar de um bom banho, hein? As crianças vão aprender hábitos de rotina, autonomia e o protagonismo para cuidar do seu bichinho especial. Também disponível no PlayKids App.

Conta para a gente, quais são os jogos que você costuma jogar com seus pequenos?

Leia mais:

Michelle Rachid

Michelle Rachid

Acredita que a aprendizagem eficaz acontece por meio das brincadeiras e da diversão. Leitora voraz, ama viajar e tecnologia e é fã de carteirinha de animações e séries.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × 5 =

Pin It on Pinterest