Por que baixar um aplicativo para as crianças?

out 6, 2021 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Faz todo sentido que pais, mães e responsáveis se preocupem com o acesso das crianças à internet. Afinal, quando não há o devido controle a respeito dos conteúdos acessados pelos pequenos e pequenas, isso pode representar um risco para a educação e o desenvolvimento infantil. Por isso, é importante se perguntar: por que baixar um aplicativo para as crianças?

Só que essa questão não é simples de ser compreendida. O fato é que proibir as crianças de usar a internet pode parecer um desafio cada vez mais difícil. Elas poderão ter contato com esse tipo de novidade nas escolas ou na casa dos amigos, por exemplo. Além disso, as crianças poderão conhecer os aplicativos vendo TV ou até ao observarem os pais mexendo nos seus próprios celulares.

Assim, o que fazer? Devemos baixar ou não baixar um aplicativo para as crianças? Pensando nessa questão, nós preparamos este conteúdo. Confira!

Leia mais:
Por que assinar o PlayKids App?
A importância dos jogos na educação
O papel da família na vida digital das crianças

A tecnologia na palma da mão e a educação infantil

Em tempos em que existem soluções tecnológicas para quase tudo, vale a pena pensar em formas de inserir a tecnologia na vida das crianças. Afinal, mais cedo ou mais tarde elas terão contato com a internet. E se não houver a orientação adequada, os riscos tendem a ser maiores.

Considerando não só a realidade infantil, mas sobretudo a dos adultos, a tecnologia pode apresentar facilidades. É só pensar no acesso a bancos, na possibilidade de fazer reuniões e até na conexão com pessoas de outros países, por exemplo. Entretanto, vale lembrar que a internet também é perigosa. Assim, golpes, fake news e até problemas de saúde por conta do excesso de uso, infelizmente podem ser comuns.

Em resumo: é preciso equilíbrio. Isso diz respeito ao tempo de exposição, que no caso da criança deve ser bastante menor e respeitando a sua faixa etária. E claro, também diz respeito ao tipo de conteúdo em questão. Já se tornou recorrente o aparecimento de denúncias envolvendo oportunistas e até influenciadores infantis. Estes, usam de sua projeção sobre o universo infantil para vender produtos e até cometer delitos. Portanto, é preciso muito cuidado.

Ainda assim, é possível pensar na tecnologia não como uma inimiga da educação infantil. Ela poderá ser uma aliada, desde que você entenda como inseri-la nesta fase da vida das crianças. E é sobre isso que vamos tratar agora. Ou seja, saiba por que baixar um aplicativo para as crianças e como fazer do jeito certo!

Insira você a tecnologia nas vidas das crianças

Na realidade, o mais indicado é que você não necessariamente lute contra a tecnologia. Hoje, já existem inúmeros estudos que comprovam os benefícios dela para públicos de diferentes faixas etárias. O grande desafio nesse sentido é justamente exercer o controle adequado de tempo e conteúdo.

Além disso, um outro dado que reforça essa concepção sobre por que baixar um aplicativo para as crianças diz respeito ao grupo. De acordo com o TIC Kids online Brasil, realizado em 2018, 69% entre as crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos com acesso à internet, o fazem mais de uma vez por dia. Isso quer dizer que, de acordo com essa estatística, ainda que você proíba o uso da internet pelo seu filho ou filha, a tendência é que quase 70% dos coleguinhas de escola dessa faixa etária estejam conectados. Em resumo, você terá que lutar contra algo que já faz parte da vida dos outros alunos e alunas. Assim, pode ser muito difícil e até estressante esse combate.

É por esse motivo que a melhor solução é você mesmo inserir a tecnologia na vida do seu filho, mas do jeito certo: controlando o tempo de exposição e o conteúdo ao qual assiste. Um ditado popular entre os mais antigos já dizia que “quem não aprende em casa, conhece na rua”. Ou seja, o melhor seria você apresentar e controlar o uso, do que as crianças usarem sem o seu conhecimento.

Por que baixar um aplicativo para as crianças?

Entendendo isso, você já tem como se planejar para conduzir o processo de maneira estratégica. Perceba que agora é possível impor limites, monitorar o conteúdo assistido e estimular o uso consciente.

Uma simples conversa sobre regras de segurança ajuda a evitar dores de cabeça. Assim, se a criança for surpreendida por um anúncio estranho ou por tentativas de contato por desconhecidos, por exemplo, ela já estará orientada a recorrer aos pais e responsáveis.

Tudo isso sem falar nos benefícios em relação ao próprio aprendizado. É preciso valorizar soluções que são especificamente desenvolvidas para o universo infantil: alguns sites, jogos e até aplicativos direcionados para as crianças costumam exercer essa função com maestria.

Esse tipo de iniciativa, dentro dos limites da razoabilidade, pode, inclusive, estimular o aprendizado dos mais novos, porque a tecnologia oferece recursos que, por vezes, vai além das possibilidades da sala de aula. Por fim, existem diversos outros benefícios relacionados ao uso da tecnologia na vida da criança. A questão é que, quando ela está associada a um contexto educativo, algo que poderia ser um problema, pode se tornar uma solução. Neste caso, o mais importante é recorrer a soluções que realmente podem fazer a diferença no aprendizado.

Exemplos de soluções recomendadas

Não é segredo para ninguém que atividades lúdicas podem engajar e estimular a criatividade. Nesse sentido, os jogos educativos digitais podem sim fazer parte das vidas das crianças. Alguns deles trabalham com narrativas que vão além do entretenimento: conscientização, desafio e lógica são apenas alguns exemplos do que jogos infantis costumam oferecer.

A realidade é que, inserida do jeito certo, a tecnologia na vida das crianças pode representar um espaço de diversão e aprendizado. Esse é um motivo de por que baixar um aplicativo para as crianças, por exemplo.

Além disso, pensar em soluções específicas para a faixa etária de cada criança é algo que pode fazer a diferença na educação que você oferece a ela. Se hoje em dia já existem aplicativos para variadas necessidades dos adultos, não é diferente para o público infantil. É nessa lógica que plataformas como o PlayKids App precisam ser compreendidas.

O PlayKids App

O PlayKids App nada mais é do que um aplicativo desenvolvido especificamente para o público infantil. Nele, é possível que os pais selecionem os conteúdos infantis, como desenhos, jogos, livros e atividades, de acordo com a idade e os interesses das crianças. Assim, caso você não queira que seu filho ou filha assista determinada atração, basta sinalizar na plataforma e bloquear o acesso. E vale lembrar que é possível controlar o tempo de uso das crianças, de acordo com a sua faixa etária.

Isso sem falar na forma como os conteúdos são desenvolvidos. Todos eles são devidamente pensados de acordo com um propósito: a educação infantil. Isso quer dizer que com o PlayKids App você pode inserir a tecnologia na vida de sua criança com critérios, oferecendo conteúdos selecionados por especialistas e da mais alta qualidade.

Outro benefício é que, com o PlayKids App, você não precisa se preocupar com um problema comum em plataformas como o YouTube, que são justamente os anúncios. Sem expor suas crianças aos perigos do consumismo, você pode ficar tranquilo enquanto eles utilizam o app: o PlayKids App é seguro e livre de propagandas.

E então, compreendeu por que baixar um aplicativo para as crianças? Conheça o PlayKids App e saiba como ele pode fazer com que você tenha tranquilidade na hora de apresentar a internet para os pequenos e pequenas. Com o PlayKids App, as crianças aprendem o tempo todo: são jogos, desenhos, livros e atividades para brincar e se desenvolver. Faça o download agora mesmo!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − treze =

Pin It on Pinterest