logo-playkidsapp
Fun Friday PlayKids - A diversão tá ON e o preço tá OFF! 17% OFF no plano anual

Como usar a tecnologia na educação infantil?

por | out 20, 2021

Os recursos tecnológicos se mostraram ainda mais necessários para a educação durante o período de pandemia. Capazes de estimular a aprendizagem, a tecnologia auxiliou muito nas atividades à distância. Professores e alunos tiveram apoio no ensino remoto quando não era possível frequentar a escola de forma presencial. Contudo, você sabe como usar a tecnologia na educação infantil?

Afinal, ela deve ser usada de maneira correta, principalmente com crianças que estão iniciando a idade educacional. Explorar a tecnologia de forma benéfica é fundamental para entender como as telas devem ser usadas. Ou seja, como uma ferramenta para alcançar o conhecimento, como uma ponte entre a criança e a aprendizagem.

Por isso, o conteúdo a seguir foi desenvolvido para ajudá-lo a entender como usar a tecnologia na educação infantil, adotando algumas práticas no dia a dia da criança. Continue a leitura para conferir!

A tecnologia na educação infantil

Ainda que pais e educadores saibam como utilizar recursos tecnológicos com adolescentes, saber como usar a tecnologia na educação infantil pode ser um desafio. Isso porque o uso excessivo das telas nessa idade pode causar malefícios para o desenvolvimento das crianças.

Mesmo que professores não utilizem métodos que envolvam a tecnologia nas salas de aula, os pequenos ainda vão continuar rodeados por essas opções em casa. Por isso, é muito importante entender a forma correta de como usar a tecnologia na educação infantil, evitando problemas que podem acontecer pelo excesso de uso das telas.

Vantagens do uso da tecnologia na educação

Para saber como usar a tecnologia na educação infantil, é importante compreender seu papel nesta área, entendendo como ela beneficia os alunos. Confira algumas das maiores vantagens que o uso da tecnologia em sala de aula proporciona às crianças.

Conhecimento promovido a partir da interatividade

Ao crescer em meio aos avanços tecnológicos, os alunos estão habituados a um aprendizado mais dinâmico e interativo. Cada vez mais, as crianças preferem aprender de forma divertida e estimulante.

A tecnologia permite que professores incluam essa dinâmica em sala de aula. Quanto mais estímulos relacionados a um assunto, mais profunda será a aprendizagem. Por isso, usar a tecnologia é uma maneira de promover o conhecimento em todas as faixas etárias.

Autonomia dos alunos

Uma grande tendência da educação no mundo é incentivar a autonomia e o protagonismo dos alunos durante as aulas e também fora delas. Na prática, isso significa soltar as rédeas e deixar que as crianças busquem conhecimento no próprio tempo, da própria maneira.

Para isso, a tecnologia é uma grande aliada. Ela traz ferramentas para que as crianças possam utilizá-las sem precisar de ajuda. Os alunos podem brincar online e participar de jogos que não dependem completamente dos professores.

Desenvolvimento integral

A tecnologia traz recursos que podem ser usados no desenvolvimento de todas as habilidades na infância. A linguagem pode ser estimulada por vídeos, músicas e jogos. Já a motricidade, por brincadeiras interativas. Até a coordenação motora pode ser estimulada ao utilizar diferentes tipos de aplicativos. Dessa forma, a tecnologia ajuda no desenvolvimento integral da criança.

Proximidade entre crianças e educadores

Por mais que os professores utilizem recursos tecnológicos, a relação não é a mesma que os alunos têm com a tecnologia. A maioria dos professores nasceu em um mundo que ainda não usava celulares o tempo inteiro, muito menos que tinha acesso à internet em qualquer lugar.

As diferenças geracionais podem gerar conflitos e desentendimentos. No entanto, quando o professor procura entender a tecnologia e envolvê-la em sala de aula, ele se mostra aberto a compreender os alunos e conectar essas duas realidades em uma só.

Quando falamos do papel da tecnologia na educação infantil, estamos falando de algo mais abrangente do que parece. Da mesma forma, não existe uma só maneira de usar a tecnologia em sala de aula.

Como usar a tecnologia na educação infantil

Com a necessidade das aulas online, foi possível entender a importância das atividades educativas e acompanhamento para fortalecer o aprendizado das crianças. Da mesma forma,  também pode-se conhecer ainda mais o papel do professor nesse caminho.

Existem diversas possibilidades de utilizar a tecnologia no aprendizado. Para ajudar na aplicação desses recursos, veja algumas dicas sobre como usar a tecnologia na educação infantil.

Utilizar jogos para aprendizado específico

Uma das formas de como usar a tecnologia na educação infantil é adequar as interações e brincadeiras.  O uso de jogos estimula de forma lúdica e criativa alguns aprendizados específicos.

Isso ativa a coordenação motora e também raciocínio lógico da criança. Além disso, estimula o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais, entre elas, a interação, colaboração, empatia, pensamento crítico e curiosidade.

Estimular a leitura online

Atualmente, livros clássicos da literatura infantil ou mesmo histórias em quadrinhos podem ser encontrados virtualmente. A opção da leitura online, além de oferecer uma experiência interativa e ainda mais interessante, estimula o hábito da leitura. O professor pode fazer uma leitura coletiva com as crianças por meio desse recurso digital. Em seguida, estimular as crianças a buscarem novos títulos, interagindo com a ferramenta.

Usar a tecnologia para estimular atividades offline

Outras formas sobre como usar a tecnologia na educação infantil é usá-la para estimular as atividades offline. Incentivar a criança a assistir desenhos que ensinam certas atividades, como aulas de dança e brincadeiras que podem ser em casa, é uma excelente alternativa. Com esse tipo de exercício é possível unir o melhor dos mundos online e offline.

Gamificar atividades diárias

As crianças estão familiarizadas com conceitos como “recompensa”, “objetivo” e “fases”, presentes em diversos jogos. Quando transmitimos elementos lúdicos dos games para a rotina, as crianças passam a realizar suas atividades de maneira mais engajada. Para isso, é possível utilizar um sistema de pontuação para cada tarefa realizada ou dar recompensas simples.

Ao saber como usar a tecnologia na educação infantil, pais e professores podem contribuir para melhorar o desenvolvimento educacional, desenvolver habilidades e proporcionar lições valiosas para a criança.

Gostou destas informações? Então assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como este direto em seu e-mail!

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Ebook Original PlayKids

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − doze =

Mais Posts
Como criar uma rede de apoio?

Como criar uma rede de apoio?

Você sabe como criar uma rede de apoio? Essa é uma tarefa fundamental para os pais. Isso porque é ideal que eles tenham ajuda de um grupo de pessoas com quem contar. Contudo, ter uma rede de apoio nem sempre é tão simples. Leia mais: Por que criar crianças...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest