6 dicas de desenhos sobre emoções para crianças

maio 6, 2021 | Desenhos, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Você já ouviu falar em competências socioemocionais? Esse tema ganhou destaque nos últimos anos e, com certeza, ainda continuará em pauta. Trata-se da habilidade de lidar com as emoções e desenvolver a autorregulação e o autoconhecimento. Além disso, trata a capacidade de se relacionar com o outro de forma saudável, ter empatia e entendê-lo em sua diferença. Por isso, os desenhos sobre emoções podem ajudar as crianças nessa fase! 

Acima de tudo, essas habilidades precisam ser desenvolvidas desde os primeiros anos de vida do pequenos. Acreditando que a ludicidade é sempre uma importante aliada, a equipe de especialistas da PlayKids preparou algumas dicas de desenhos animados sobre emoções e sentimentos!

6 dicas de desenho animado sobre emoções para desenvolver as competências socioemocionais do seu pequeno

No desenvolvimento do autoconhecimento é importante que a criança consiga reconhecer o que sente. Seja como for, é importante que ela aprenda a nomear as emoções e entendê-las. Por isso, essa é uma das etapas mais importantes para fortalecer a habilidade de lidar com esses sentimentos, aprender a se acalmar e estimular a inteligência emocional.

Dessa forma, além de contribuírem para o autoconhecimento, essas seis produções Originais PlayKids vão ajudar os pequenos a lidar com algumas situações do dia a dia, fortalecendo suas habilidades intrapessoais. Além disso, eles também abordam aspectos importantes das habilidades interpessoais, como socialização e convivência. Tudo de forma leve, lúdica e divertida. Confira:

1. Saudade

Esse vídeo fala sobre a saudade de uma maneira sensível e empática com o personagem Theo. Ele mostra que a saudade é sinal de amor e que é normal sentir-se assim quando sentimos falta de alguém ou de algum momento que já vivemos.

2. Tentar de novo

Para falar sobre a frustração, nesse episódio o Junior e a Mimi mostram que às vezes as coisas podem dar errado ou não sair como esperam. Ainda assim, eles conseguem mostrar como isso é normal e que é importante manter a calma e se lembrar que sempre existe alguém para nos apoiar a tentar de novo.

3. Agradecer

Como o nome já indica, esse vídeo fala sobre a gratidão e como esse sentimento faz bem e deixa todo mundo cheio de alegria. Na mesma linha, é fundamental mostrar ao pequeno que podemos ser gratos por coisas do dia a dia também!

4. Estou ansioso

Nesse episódio, Lupi vai ficar muito ansioso para entregar um presente para sua mãe, que parece nunca chegar em casa. Contudo, ele vai aprender com o seu irmão mais velho como pode controlar a sua ansiedade.

5. Minha timidez

Esse vídeo mostra que a personagem Angélica é um pouco tímida e está insegura com a apresentação da escola. Vamos ver que cada um tem o seu jeito e, quando você se sentir tímido, os seus amigos estarão por perto para te apoiar!

6. Eu e você

Para falar sobre empatia, esse vídeo passa a mensagem de que somos diferentes. Às vezes não sabemos o que o outro está sentindo, mas podemos nos ajudar e aprender juntos. Tudo isso com respeito, cuidado, amizade e cooperação.

Por fim, esses clipes musicais fazem parte da série Original PlayKids “Eu Amo Aprender”, que explora muitos outros temas e assuntos importantes para o desenvolvimento e aprendizado infantil, de uma maneira lúdica e com músicas divertidas.

Quer conhecer mais? Para assistir esses e outros episódios, acesse o PlayKids App no seu celular ou tablet!

Leia mais:

Maisa Amstalden

Maisa Amstalden

Cientista social, especializada em licenciatura. Apaixonada por cultura, desenhos e filmes. Acredita na importância de estimular a criatividade e o contato com a arte na infância.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três + dois =

Pin It on Pinterest