Como ensinar matemática para crianças?

set 3, 2021 | Desenhos, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Você é daquelas pessoas que sofria só de pensar em matemática na época da escola? Até hoje foge dos números e contas sempre que possível? Se arrepia ao pensar como ajudar seu pequeno a encarar a tão temida matemática? É muito comum que as crianças (e também os adultos) tenham ansiedade com esse assunto, mas calma aí. Preparamos algumas dicas de como aproveitar o PlayKids App para ensinar matemática para crianças. Portanto, você vai descobrir que os números não precisam ser um bicho de sete cabeças, pelo contrário: a matemática pode até ser divertida! 

5 dicas para aproveitar o PlayKids App e ensinar matemática para as crianças

É muito importante ensinar matemática para crianças mostrando como ela faz parte das atividades do dia a dia. Além disso, mostre que não é preciso ter medo dessa disciplina, não deixe a sua própria ansiedade transparecer. Nesse sentido, funciona muito bem utilizar recursos visuais e táteis, que fazem parte do universo da criança, nesse processo de aprendizagem.

Pensando nisso, e sabendo que o aprendizado vai muito além das salas de aula, separamos algumas dicas para você explorar o mundo da matemática com seu pequeno de uma maneira muito divertida. Reunimos aqui alguns episódios da série Original PlayKids Eu Amo Aprender com algumas dicas de atividades para fazer com as crianças. Confira:

1. Brincar de contar até 20 com todos os dedos

A nossa primeira dica está nas mão e nos pés. Você pode brincar de contar até 20 com todos os dedos, usando as mãos e os pés. Para isso, o episódio “Posso contar até 20” é uma inspiração muito divertida, trazendo uma brincadeira que ensina a contar de cinco em cinco com cada um dos dedos!

2. Somar e subtrair com objetos

Para ensinar soma e subtração você pode usar diversos objetos, como grãos de feijão, brinquedos em bloquinhos, lápis de cor ou giz de cera. Outra ideia é encher alguns balões e separá-los: pedir para o pequeno juntar um e mostrar que 1 balão mais 1 balão, somam 2 balões, e assim por diante. Logo depois, vocês podem ir estourando um balão de cada vez, e mostrar como funciona a subtração. Além disso, é importante familiarizar os pequenos com os símbolos (+ – =). O episódio “Adição e Subtração” é um ótimo recurso para isso. Na música são apresentados os símbolos, assim como a brincadeira com os balões!

3. Ensinar o conceito de formas

Para trabalhar o conceito de forma vocês podem brincar de separar grupos de objetos por suas formas. Por exemplo, separe alguns dados, moedas, réguas, e peça para o pequeno separá-los pela semelhança da forma. Outra ideia é brincar de encontrar formas pela casa ou durante um passeio na cidade! Essa atividade é explorada de uma maneira muito divertida e didática no episódio “A música das formas”. O que acha de assistirem juntos à este episódio e depois saírem encontrando formas por aí?

4. Dividir frutas ou objetos

O episódio “Vamos dividir” ilustra de uma maneira divertida. Com uma música animada para cantar, uma verdadeira brincadeira de divisão, mostrando que isso faz parte do nosso dia a dia.ocês podem se inspirar neste episódio e aproveitar para praticar a divisão com outros objetos ou frutas, entre amigos ou familiares.

5. Falar sobre pesos e medidas

Uma ida ao supermercado também pode render várias experiências matemáticas, como falar sobre peso e medida! Vocês podem comparar frutas e outros alimentos, por exemplo: a melancia é mais pesada e também maior do que uma laranja, mas a laranja é menor e mais pesada do que um pãozinho francês. O episódio “Brincando de medir” traz várias comparações como esta de uma maneira didática e muito divertida!

A série Original PlayKids “Eu Amo Aprender” explora diversos temas diferentes! Desde episódios sobre rotina, sentimentos e emoções, relacionamentos até episódios sobre alimentação, geografia e matemática. O conteúdo é criado buscando atender assuntos importantes para o desenvolvimento das crianças de uma maneira divertida e com músicas animadas, contribuindo para o processo de aprendizagem e, claro, proporcionando deliciosos momentos em família.

Como baixar o aplicativo PlayKids no seu celular ou tablet?

Baixar o aplicativo infantil PlayKids é muito simples, basta possuir um dispositivo que tenha acesso à internet. Para quem utiliza o sistema operacional Android, a loja oficial de apps é o Google Play. Já quem navega pelo iOS, pode encontrar na App Store. Enfim, após fazer o download é só criar uma conta para começar a acessar o conteúdo de forma exclusiva e personalizada.

Ah, você também pode experimentar grátis a versão trial. Aproveite!

Maisa Amstalden

Maisa Amstalden

Cientista social, especializada em licenciatura. Apaixonada por cultura, desenhos e filmes. Acredita na importância de estimular a criatividade e o contato com a arte na infância.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − 17 =

Pin It on Pinterest