logo-playkidsapp
Promoção Dia das Crianças

4 dicas para aproveitar o PlayKids na alfabetização infantil

por | ago 12, 2019

A alfabetização infantil é um processo muito importante. Por esse motivo, o PlayKids App disponibiliza vários conteúdos infantis, entre vídeos, jogos e desenhos animados sobre esse tema.

ABC e você é uma série Original PlayKids criada com o apoio de especialistas em educação, que conta com músicas muito divertidas. Uma forma de fazer os pequenos cantarem junto, enquanto aprendem sobre as letras, pronomes, rimas, sílabas, fonemas, entre outros.

Pensando nisso, separamos aqui 4 dicas de como aproveitar os episódios da série além do ensino dos conteúdos e do auxílio na alfabetização infantil. Essa é uma forma de fortalecer a convivência e o vínculo a partir de brincadeiras. Afinal, é importante que este seja um momento prazeroso, leve e divertido!

4 brincadeiras com os episódios de ABC e você para aproveitar em família!

1. Brincando de rimar

Nesse episódio os pequenos poderão entender um pouco mais sobre as rimas! Durante a música são apresentados alguns exemplos de rimas e as crianças são realmente convidados a rimar, interagindo com a música. Que tal aproveitar esse tema e brincar de rimar com seu pequeno? Você pode desafiá-lo a rimar palavras durante um passeio ou na hora do lanche, como por exemplo: o que rima com mesa?

As rimas, além de ampliar o vocabulário, também são ótimas para auxiliar na consciência sobre os fonemas e estimular a memória dos pequenos.

2. Trava-língua

É um samba animado, com uma letra muito divertida e um coro de crianças que incentiva o pequeno a tentar cantar junto!

O trava-língua proporciona uma forma divertida de aprendizado, que desafia a pessoa à reproduzir frases com clareza, ritmo e velocidade. Jogos verbais são importantes para o desenvolvimento dos músculos envolvidos na fala. Assim também contribuem para a dicção, pronúncia mais clara e também proporcionam um aumento do vocabulário.

Através da musicalidade, o trava-língua fica ainda mais rico e é facilmente compreendido pelas crianças! O que acha de assistir o vídeo e depois brincar de repetir a letra da música em diferentes velocidades?

3. Esconde-esconde

Esse episódio é uma brincadeira de esconde-esconde que ensina sobre o verbo estar e os advérbios de lugar!

Após assistir o episódio, proponha uma brincadeira de esconde-esconde trabalhando esse vocabulário com o pequeno. Outra maneira de estimular esse conhecimento é transformar a arrumação do quarto em uma verdadeira brincadeira sobre onde colocar cada objeto.

4. Que barulho faz

Com esse episódio vai ficar ainda mais divertido pensar nas onomatopeias!

O cantor faz a pergunta sobre que barulho faz certo objeto ou animal e a criança pode responder junto com a música! Além disso, imagens fotográficas reais são apresentadas para estimular o pequeno a pensar sobre os sons de elementos que ele reconhece. Após assistir a este episódio, vocês podem brincar de imitar o sons de outros animais, objetos, meios de transporte e etc. Assim, vocês estarão desenvolvendo o reconhecimento dos sons e das fontes sonoras que estão ao nosso redor.

Leia mais:

Categoria:
Desenhos | PlayKids
Escrito por Maisa Amstalden

Escrito por Maisa Amstalden

Cientista social, especializada em licenciatura. Apaixonada por cultura, desenhos e filmes. Acredita na importância de estimular a criatividade e o contato com a arte na infância. Faz parte da Equipe de Conteúdo Digital do PlayKids.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Promoção Dia das Crianças

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − 4 =

Mais Posts
A importância de cuidar de quem cuida

A importância de cuidar de quem cuida

Você conhece a importância de cuidar de quem cuida? A chegada da pandemia causada pela Covid-19 trouxe diversos problemas. Aumentaram as taxas de doenças mentais entre pais, por exemplo. Também foram afetadas as crianças que tiveram que passar maiores períodos em...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest