Desenhos animados sobre alimentação infantil

jun 27, 2021 | Desenhos, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Uma queixa comum daqueles que convivem com crianças é a dificuldade de estimular uma alimentação saudável e balanceada. Os pequenos nem sempre estão dispostos a experimentar frutas, legumes e verduras diferentes das que estão habituadas a comer. Mas, a hora das refeições não precisa ser aquele enorme desafio. Para isso, você pode contar com alguns aliados como, por exemplo, um desenho animado sobre alimentação infantil. Quer entender como fazer isso? Confira aqui! 

Conhecer novos alimentos é essencial

A resistência das crianças às opções que oferecemos está ligada a muitas causas. Isso pode estar relacionado a seu processo de individualização, em que descobre ser capaz de ter gostos, até mesmo problemas de saúde ou hipersensibilidade.

Mas um fator é um tanto simples de resolver: o desconhecimento acerca dos alimentos. Já pensou que estranho deve ser ver um brócolis pela primeira vez? Ele é completamente diferente de tudo que já se viu antes, com uma textura que não parece nada que se provou anteriormente. Com certeza você também ficaria de cara amarrada ou se recusaria a comer aquilo. 

Para resolver isso é bem fácil: fale sobre os alimentos, mostre para as crianças de onde eles vêm e envolva-as no processo. 

Michael Pollan, jornalista americano que publicou vários livros sobre alimentação saudável e nossa relação com a comida, sugere que conhecer e se envolver faz a criança entender o que é aquele alimento. Sua sugestão ideal é ter uma pequena horta em casa. Assim, a própria criança pode colher o que vai comer.

Para aqueles cuja ideia de uma horta é inviável, podemos então estimular os diálogos sobre alimentos. Afinal, é possível trazer essa conversa para o mundo da criança, utilizando desenhos animados e programas infantis para ajudá-la a compreender tudo isso. Pensando nisso, preparamos uma lista de desenhos, disponíveis no PlayKids App, para você aproveitar com a família!

7 desenhos animados que abordam alimentação infantil

1. Monster Chefs

Come-come e Monstro do Gongo, personagens da Sésamo, trabalham como chefes de cozinha em um foodtruck que atende os pedidos de pessoas do mundo inteiro! Sempre que falta algum ingrediente, viajam para descobrir de onde ele vem e como é feito!

2. Hello Kitty & Amigos: Chef Star

hello kitty chef star

A famosa Hello Kitty apresenta um reality show gastronômico ao lado de seus amigos Keroppi, Badtz-Maru e Chococat. A cada episódio eles enfrentam um novo desafio de dar água na boca e aprendem sobre a alimentação de diversos lugares do mundo.

3. Beet Party

Essa turminha animada de 5 beterrabas que vivem dentro da geladeira estão sempre arranjando confusão e fazendo música com os novos alimentos que chegam no espaço.

4. Carlos

Carlos é um super-herói pêra que está sempre tentando proteger o menino Juanito das comidas não-saudáveis que o assombram. De chocolate a pizza, o desenho mostra de forma divertida o que é saudável e o que não é na alimentação infantil.

5. Minichefinhos

Esse é para colocar as crianças na cozinha! Com a supervisão de um adulto, Minichefinhos mostra receitas simples que os pequenos podem seguir para começar a se envolver no preparo dos alimentos.

5. Booba Food Puzzle

booba food puzzle

Em uma cozinha aconchegante, o personagem Booba vira chef e apresenta um programa de culinária. Junto com seus amigos, Loola e Spike, ele mostra como preparar pratos descolados e saborosos para uma degustação culinária criativa.

7. Ticochef (Ticolicos)

Programa que nasceu do clássico Ticolicos em que o mágico de cozinha Ticochef, junto com chefs de cozinha de verdade, preparam receitas gostosas e saudáveis para serem feitas com adultos.

Leia mais:

Giuliana Gadini

Giuliana Gadini

Comunicóloga, apaixonada por cultura e entretenimento. Acredita que o aprendizado acontece de muitas maneiras, a sua preferida envolve diálogo, curiosidade e diversão. Faz parte da Equipe de Conteúdo Digital da PlayKids.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

nove − cinco =

Pin It on Pinterest