3 personagens que ensinam sobre protagonismo infantil

jun 27, 2021 | Desenhos, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Já foi o tempo em que as crianças eram apenas espectadoras do seu próprio desenvolvimento. As formas de nos relacionarmos sofreram muitas transformações ao longo das últimas gerações. Como resultado, o protagonismo infantil ganhou cada vez mais espaço no processo de aprendizagem. 

Isso significa entender que o pequeno é agente de seu aprendizado. Dessa forma, é importante levar em consideração suas limitações e contar com a mediação de adultos ao longo do processo. Nesse contexto, a criança passa a ser vista como capaz de influenciar o mundo ao seu redor, independente de sua idade.  

A importância do protagonismo infantil

O protagonismo infantil permite que qualquer ocasião seja fonte de aprendizado. A partir de pequenas experiências do dia a dia, a criança desenvolve a capacidade de explorar o mundo à sua volta. Quando a reflexão sobre as experiências é trabalhada desde a infância, a autoconfiança passa a ser um dos traços da personalidade do indivíduo.

Além disso, o protagonismo forma seres humanos mais participativos socialmente e preocupados com questões de cidadania e coletividade. Então, o olhar empático e o respeito ao próximo passam a ser constantemente colocados em prática.

Pensando em incentivar as crianças a tornarem-se donas de seu próprio desenvolvimento, reunimos aqui três personagens que são exemplo quando o assunto é protagonismo.

Personagens exemplos de protagonismo infantil

1. Daniel Tigre

Esse tigrinho dá uma aula sobre proatividade. Daniel Tigre não tem medo de encarar as situações ao seu redor. Ele entende suas próprias limitações e extrai o máximo de cada acontecimento, sempre de maneira consciente e empática.

2. O Diário de Mika

A curiosidade é fundamental para que as crianças desenvolvam-se de forma ativa. Mika tem apenas 4 anos e já inspira muitas crianças a buscarem respostas para suas próprias perguntas. Ela é muito questionadora e adora aprender, agindo com muita imaginação e criatividade.  

3. Moranguinho

Moranguinho e suas amigas adoram participar ativamente do funcionamento da comunidade de Tutti Frutti. Sempre preocupadas em ajudar umas as outras, elas são exemplo de determinação, empatia e gentileza.


Todos esses desenhos estão disponíveis no PlayKids, para as crianças se divertirem enquanto aprendem!

Se você ainda não tem o aplicativo instalado em seu celular ou tablet, baixe aqui e aproveite! 

Giuliana Gadini

Giuliana Gadini

Comunicóloga, apaixonada por cultura e entretenimento. Acredita que o aprendizado acontece de muitas maneiras, a sua preferida envolve diálogo, curiosidade e diversão. Faz parte da Equipe de Conteúdo Digital da PlayKids.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 − 15 =

Pin It on Pinterest