Conteúdo infantil adequado para cada idade

jun 19, 2021 | Desenhos, Jogos, Músicas, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

A primeira infância é marcada por aprendizados muito rápidos e desenvolvimento constante. Por esse motivo, na PlayKids, nossa equipe de curadoria faz a seleção de conteúdo infantil sempre levando em consideração os eixos de aprendizagem. 

Temos como premissa que o tempo da criança não pode ser desperdiçado. Ou seja, cada momento despendido em frente a tela deve favorecer o aprendizado daquela criança. Dessa forma, o conteúdo acompanha a faixa-etária, de forma fluida e divertida.

Descubra o conteúdo adequado para a sua criança:

Crianças até 1 ano

Nessa fase, seu pequeno ou pequena está descobrindo o mundo e explorando os cinco sentidos, tudo é uma descoberta sensorial. Por isso, recomendamos a tela como apoio sonoro, para sons, músicas e falas. 

Conteúdos como Palavra Cantada e Zis – Canções Animadas são uma boa pedida para introduzir a musicalidade e corroborar com a atenção auditiva da criança.

O Vagão do Sono, também pode ajudar. Nele os pais podem definir a música e o tempo que ela tocará, algo indicado para a manutenção de rotinas. 

Crianças entre 1 e 2 anos

A criança nessa idade está começando a falar suas primeiras palavras e sentenças. Uma boa recomendação é apostar em conteúdos e jogos que explorem o vocabulário e os sons, assim a criança se diverte, pratica um pouquinho de coordenação motora e aprende muitas palavras novas. 

O jogo Conhecendo os Animais, é uma boa opção para a criança associar nome e imagem e praticar o vocabulário de animais.

Uma outra opção é Bebel-á-bá, conteúdo original PlayKids que apresenta o mundo das letras, de forma fonética, atentando a semelhança entre sons, e se apoiando em imagens que colaboram com os sentidos da criança.  

Crianças entre 2 e 3 anos

Essa faixa etária contempla grandes avanços motores. Assim, sugere-se um conteúdo infantil que incentiva o movimento e a coordenação motora fina são recomendados para que a criança pratique tônus muscular e precisão. Para driblar as birras, típicas dessa faixa-etária, comece a trabalhar com vídeos sobre as emoções, respeito e compartilhamento. 

Daniel Tigre pode ajudar muito com essas questões, Bubu e as Corujinhas também possuem músicas para a criança dançar, mas já começam a trabalhar mais com histórias e estimulam a curiosidade. 

Além disso, os jogos são muito bem-vindos para o treino de precisão. A criança pode explorar o portfólio de jogos PlayKids para encontrar um de acordo com suas preferências, mas, de qualquer forma recomendamos: Caixa de Brinquedos, para que a criança treine a percepção imagética e a precisão dos dedinhos, e o Livro de Colorir, para a criança incentivar sua criatividade e habilidades artísticas.

Crianças entre 3 e 4 anos

Nessa faixa a criança já consegue fazer muitas coisas diferentes, consegue entender jogos de regras simples e cantar músicas inteiras.

Por isso, já podemos apresentar as letras, suporte da alfabetização que começará por volta dos cinco, seis anos.

Aproveite um conteúdo infantil que explore o lúdico e a imaginação, como as histórias da Turma do Folclore e Junior e Seus Amigos que também fala sobre profissões, O Diário de Mika que também é ótimo para responder às perguntas das crianças curiosas. 

Falando em responder perguntas, Ticolicos aborda assuntos do dia a dia e até mesmo a alimentação. O jogo Estação de Perguntas também é muito legal para trabalhar conceitos simples e estimular a curiosidade das crianças.

Crianças entre 4 e 5 anos

Nessa idade as crianças já apresentam mais autonomia para fazer atividades rotineiras. Desenhos que trabalham essas questões de autonomia, responsabilidade e trazem explicações sobre o mundo, alimentando a curiosidade das crianças são nossas recomendações, como: O Show da Luna e Experimentos de Beto que trabalham ciências; e What’s the Big Idea, que também explica sobre emoções.

Para trabalhar coordenação motora e criatividade nossa recomendação é aproveitar as dicas e criações do SuperHands e se desafiar no jogo Voxel. 

Que tal conhecer os conteúdos do PlayKids com a família? 

Baixe aqui e experimente!  

Nathalia Pontes

Nathalia Pontes

Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP e escritora de livros infantis, acredita que aprender é uma combinação entre autoconhecimento, troca e curiosidade pelo novo. É apaixonada por educação e tecnologia.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × quatro =

Pin It on Pinterest