Jogar e aprender: uma relação divertida

out 18, 2021 | Jogos, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

As pessoas conhecem interagindo com o ambiente e com outras pessoas, significando e ressignificando o que ouvem, fazem, dizem, de forma progressiva e contínua. Por isso, o aprender é algo que acontece de forma intensa ao longo da nossa vida, a cada dia e a cada troca. Mas, quando falamos de crianças, jogar e aprender com diversão é muito mais fácil! 

A forma que cada um aprende, ou acha mais fácil aprender é muito individual. Algumas pessoas que gostam de ouvir podcasts, notícias, rádio, outras gostam de escrever ou desenhar tudo de novo que viram e outras gostam de ver gráficos, imagens, figuras. 

Quando adultos, em sua grande maioria, nós sabemos o que melhor funciona, o que mais prende a nossa atenção, justamente por toda prática a qual fomos expostos.

Mas quando crianças, nós ainda estamos abertos às preferências, aos nossos reconhecimentos. Afinal, dependendo da idade, ainda não sabemos nem se somos destros ou canhotos, apesar de demonstramos algumas predileções. 

Por esse motivo, é muito interessante, que a criança teste várias possibilidades, e entre em contato com vários tipos de aprendizagem, que estimulem suas diferentes facilidades. 

Como as crianças podem jogar e aprender de um jeito saudável?

Nesse contexto, os jogos podem ser uma ótima forma da criança testar várias mecânicas diferentes e entender quais são mais fáceis, mais difíceis ou mais divertidos. A premissa do jogo é desafiar de forma que ele não seja tão difícil a ponto do jogador desistir e nem tão fácil ao ponto de desestimulá-lo, sempre de forma lúdica e divertida. 

Com essa base, os jogos podem ser os mais variados possíveis. Por exemplo, podem testar a sua memória, seu conhecimento de certo vocabulário, seu raciocínio lógico, seu pensamento crítico. Esse repertório é muito interessante quando aplicado ao aprender, pois tem um caráter de interação direta e ativa do jogador, que reforça conceitos que já são conhecidos. Ou seja, um jogo sobre números, por exemplo, pressupõe que a criança já tenha um grau de familiaridade com os mesmos, servindo para a consolidação daquele conhecimento.

4 novos jogos do PlayKids, disponíveis para Android

1. Star Collector

star collector

Com conteúdo original PlayKids, vemos o personagem Theo viajar para o espaço, desviando dos obstáculos e coletando o máximo de estrelas que conseguir. Esse jogo trabalha a coordenação motora e a resposta rápida do jogador, que é cada vez mais desafiado à medida que o jogo evolui. É uma ótima forma da criança aprender a ler o espaço, pensar de forma ágil e praticar direita e esquerda.

2. Chame o Encanador!

chame o encanador

Nesse jogo, vemos três de nossos queridos personagens, Lupi, Mimi e Kate, lidando com a falta de água. Assim, o jogador é convidado a consertar a rotação dos canos para fazer com que a água volte à casa dos personagens. Através da tentativa e erro da rotação dos canos, a criança pratica seu raciocínio lógico e sua capacidade de resolver problemas, além da leitura espacial para que seus movimentos sejam cada vez mais precisos.

3. Cores Musicais

cores musicais

Nesse jogo, a lhama mais simpática dos Andes convida a criança a aprender as notas DO RE MI FA e suas correspondências com as cores. Trata-se de uma mecânica voltada à prática do raciocínio lógico, que brinca com categorias e correspondências. 

4. Junior em: Desenhe meu Caminho

junior em: desenhe meu caminho

Nesse jogo, vemos nosso original, Junior, em um game de interação muito bacana. O personagem deve chegar de A a B, de forma ágil e coletando as estrelas. O desafio está no caminho, afinal, quem desenhará esse caminho será a criança. Então ela pratica diretamente a visão do todo, pensamento estratégico, e noções de direção e sentido, além de coordenação motora!

E você, gostou dos jogos novos? Que tal jogar e aprender com seu filho ou filha? Conta para a gente quais são os favoritos!

Leia mais: 

Nathalia Pontes

Nathalia Pontes

Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP e escritora de livros infantis, acredita que aprender é uma combinação entre autoconhecimento, troca e curiosidade pelo novo. É apaixonada por educação e tecnologia.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − dois =

Pin It on Pinterest