Como aprender português de forma divertida?

nov 6, 2020 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Quando você era criança, qual era a sua relação com a língua portuguesa? Você gostava dessa disciplina quando estava na escola ou era da turma que preferia as exatas? Aprender português não precisa ser monótono e apenas baseado na memorização de várias regrinhas. Pelo contrário, é possível aprender se divertindo! Mas, afinal, como aprender português de forma divertida? Vamos ver agora! 

Como aprender português de forma divertida?

Na primeira infância, a criança passa a ter muita interação com a língua portuguesa. Começando desde identificar e distinguir as letras, até entender a ligação com as sílabas, os verbos, os fonemas, entre outros. Dessa forma, um jeito divertido de aprender português é através de jogos, desenhos e até mesmo música. Os jogos, principalmente, são grandes aliados dos professores e educadores! Afinal, eles são responsáveis por despertar o interesse, através do trabalho com a imaginação, a curiosidade e o desafio de completar a atividade. 

Ideias divertidas para os pequenos:

1. Bingo com nomes e figuras

Uma ideia divertida e simples para que as crianças aprendam a escrever os nomes básicos de coisas (ex: frutas, animais, cores), é realizar uma espécie de “bingo”. Você pode imprimir as coisas e escrever o nome numa cartinha. Dessa forma, a criança terá que relacionar os dois itens. Você pode até incluir pontos extras se ela mesma escrever o nome! 

2. Jogo das Vogais

Selecione os brinquedos favoritos do seu pequeno (pegue as bonecas, os carrinhos, os jogos e misture tudo). Nesse jogo, ele precisa identificar quais são as vogais iniciais em cada objeto escolhido! Em outras palavras, é divertido e produtivo. 

3. Caça-Palavras

Monte um caça palavra com dicas bem divertidas para seu pequeno. Porém, é importante deixar que ele complete sozinho! Ao final, você pode pedir para ele identificar as sílabas e as vogais das palavras encontradas.

4. Pote das Letrinhas

Nesse jogo, pegue um pote e coloque várias sílabas lá dentro. As crianças precisam então retirar as sílabas e pensar em uma palavra que inicia com ela. Quem pensar mais rápido, ganha. Você pode ainda fazer uma versão com verbos, em que a criança precisa pensar em uma frase com o verbo sorteado. 

5. Soletrando

Você já assistiu Soletrando no Caldeirão do Huck? Essa atividade envolve raciocínio, lógica e um conhecimento profundo das palavras. Incentivar seu pequeno desde sempre a soletrar, pode auxiliar em várias outras atividades na vida escolar. Comece com palavras simples e depois, vá evoluindo a complexidade conforme o desempenho da criança. 

6. Desenhos especiais

Uma outra forma divertida de aprender português é através dos desenhos que ensinam sobre fonemas, alfabeto, gramática e muito mais. No PlayKids App, tem uma super seleção de conteúdo de português para você. Com a série Original ABC e Você, aprender português fica muito legal. Confira agora

Gostaram das dicas? Conta para a gente, como seu pequeno está aprendendo português de forma divertida? 

Leia mais:

Michelle Rachid

Michelle Rachid

Acredita que a aprendizagem eficaz acontece por meio das brincadeiras e da diversão. Leitora voraz, ama viajar e tecnologia e é fã de carteirinha de animações e séries.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis + um =

Pin It on Pinterest