Jogos para enriquecer o vocabulário das crianças

jul 30, 2021 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Incluir palavras novas no cotidiano das crianças pode parecer uma tarefa complicada. Uma vez que em casa a família tende a falar as mesmas frases todos os dias, com poucas variações. Sentar com o pequeno para ler o dicionário parece algo estranho, embora seja produtivo. Mas, como transformar o aprendizado de novas palavras em algo divertido? Para te ajudar nessa missão, reunimos ideias de jogos para enriquecer o vocabulário das crianças (e seu também!). 

Como enriquecer o vocabulário das crianças?

Aqui vão três dicas de jogos que podem tornar-se bons momentos em família e que além de trazer novos termos, ajudam a fixar palavras já aprendidas. Vamos lá?

Primeiramente, é recomendado que os pais e mães tenham feito um pequeno exercício antes da brincadeira começar. É preciso selecionando pelo menos 20 novas palavras e coloca-las em um lugar de destaque, como um mural ou uma lousa. Essas palavras vão ser inseridas na brincadeira naturalmente para despertar o interesse da criança.

1. Jogo da Rima

Uma brincadeira clássica, mas que rende muito. A rima, além de abordar a ortografia, trabalha também a fonética. Afinal, o som é que valida se ela funciona ou não.

Pra começar, o primeiro jogador fala a palavra. Por exemplo, “amor”. A pessoa seguinte da roda tem que falar uma palavra que rime com ela, como “calor”. O tempo para cada jogador dar sua resposta pode ser definido por todos, antes da brincadeira começar.

Quem não conseguir falar a rima, tem direito a uma trégua. Quando se pede a trégua, o jogador escolhe entre dois recursos: 

– Passar a vez para outro jogador, à sua escolha;

– Mudar o jogo, fazendo valer uma das palavras do mural;

O recurso da trégua pode ser usado apenas uma vez por cada jogador.

Vence quem ficar até o final. O prêmio pode ser um doce ou um privilégio a ser definido pela família, como “escolher o filme para todos assistirem juntos”. O importante é que seja algo divertido e que a criança tenha contato com as palavras e se encante com elas. 

2. Cabeça e Pé

Essa brincadeira é um pouco mais complexa, mas trabalha o alfabeto de um jeito muito divertido e desafiador.

O jogo começa quando o primeiro jogador dá a primeira palavra para o grupo. Por exemplo, “aeroporto”. O jogador seguinte tem que dar a sua resposta, que obrigatoriamente precisa ser uma palavra que começa com “O”. Se a palavra for “omelete”, o jogador seguinte precisa dizer uma palavra que comece com “E” e assim por diante. 

O uso das palavras do mural, nesse caso, depende dos pais, que vão tentar incluir cada uma delas no decorrer do jogo.

Quem não conseguir falar a palavra no tempo certo é eliminado e vence quem ficar por último. 

Dica: tente variar incluindo palavras que terminem e comecem com consoantes, como “doutor” ou “xadrez”, para o jogo ficar mais complicado e engraçado. 

O prêmio, assim como o jogo anterior, pode ser atividades para fazer em casa ou uma guloseima.

3. História Maluca

Para essa brincadeira, a sugestão é fazer pequenos cards com palavras variadas. O ideal é ter pelo menos 50 palavras, para deixar o jogo mais divertido e inusitado. Por isso, entregue pedaços de papel cortados para cada membro da família e deixe que cada um escreva o que quiser. Vale objetos, lugares, verbos, nomes (experimente utilizar nomes de pessoas conhecidas para ficar mais legal), filmes, programas de tv, livros ou o que mais surgir na mente.

Depois de escritas, as palavras vão para uma caixa ou saquinho de pano para se misturarem. A família decide então quem é o narrador da história, que pode ser um conto casual ou uma notícia. 

Enquanto o narrador conta a história improvisando, os membros da família sorteiam as palavras e mostram para ele. O narrador tem que inserir a palavra instantaneamente na história. De forma natural e tentando dar algum sentido para o que é dito.

Essa brincadeira não tem vencedor, o objetivo é despertar risadas e favorecer o uso de novas palavras em frases e situações. O trabalho dos pais aqui é mostrar durante o jogo o que significam palavras novas e como elas podem ser utilizadas. Por exemplo, o verbo “adequar” ou objetos como “empilhadeira”. Simples e funcional.

Agora que você tem em mãos três jogos para enriquecer o vocabulário e curtir com a família. A palavra de ordem é diversão! Afinal, não há jeito melhor de aprender do que se divertindo com quem amamos.

Boa brincadeira!

Leia mais: 

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × três =

Pin It on Pinterest