logo-playkidsapp
banner_header

Um bate-papo com os criadores de Turma do Folclore

por | ago 20, 2020

Quando pensamos em folclore, logo nos vêm à cabeça personagens como o Saci Pererê, o Curupira e o Lobisomem. Mas você sabia que o termo representa algo muito mais amplo? É o conjunto de tradições, conhecimentos, ritmos, danças e lendas de uma determinada localidade. Ou seja, a cultura de um povo. Tudo isso é o que a Turma do Folclore apresenta em uma animação muito divertida.

Para as crianças, ter contato com o folclore pode despertar a curiosidade e o interesse pela cultura brasileira. E por que não estimular isso através de desenhos animados? Essa é a proposta da Turma do Folclore! A série reconta lendas do imaginário popular, utilizando histórias e clipes musicais com trilhas exclusivas. 

A PlayKids conversou com Rafael Beber e Guilherme Lage, idealizadores da série, para conhecer um pouco mais sobre o processo de criação dos personagens e narrativas do desenho. Confira a entrevista: 

PlayKids: Como surgiu a ideia de criar a Turma do Folclore?

Turma do Folclore: A ideia surgiu quando um de nós levou o sobrinho para assistir uma peça sobre folclore. Após o espetáculo, buscamos vídeos sobre personagens folclóricos na internet e o que encontramos era totalmente inapropriado para crianças. Dessa forma, veio o insight de criar um conteúdo sobre o folclore (um tema que já é muito abordado nas escolas) de uma forma lúdica, totalmente adaptado à primeira infância.

PlayKids: Qual a importância do folclore para o processo de desenvolvimento das crianças?

Turma do Folclore: Entendemos que falar sobre folclore é transmitir a cultura popular do Brasil e sua pluralidade, reforçando a identidade nacional e transmitindo nossa brasilidade para os pequenos. Como são histórias e lendas que vêm do interior do país, também utilizamos elas para apresentar às crianças diversos elementos da natureza. Além disso, falar de folclore é uma maneira de conectar os pais aos filhos, uma vez que os pais também aprenderam sobre esse tema na sua infância.

PlayKids: Quais ensinamentos a “Turma do Folclore” quer passar às crianças e aos pais?

Turma do Folclore: Queremos valorizar a cultura nacional e suas histórias. Além disso, utilizamos o tema central do folclore para abordar questões como: sustentabilidade e proteção dos índios e das florestas. Sabendo que muitas lendas têm origem indígena e se passam nas matas do Brasil. Ensinamos também sobre as características de cada região do país, sua fauna e flora. Apresentamos elementos da tradição indígena, contextualizando o entorno dos personagens do nosso Folclore. 

PlayKids: Vocês têm algum personagem folclórico favorito? Qual e por quê?

Turma do Folclore: Acreditamos que o Saci Pererê é o personagem mais famoso do nosso folclore, tanto que ele tem um dia só dele (31 de outubro). Temos um carinho especial por todos os personagens e suas histórias, mas se fosse para escolher um, o favorito seria o Curupira. Ele tem uma questão interessante relacionada a anatomia (dos pés virados pra trás) e o cabelinho de fogo faz muito sucesso com a criançada.

PlayKids: Qual mensagem esse personagem passa para as crianças?

Turma do Folclore: O Curupira é o protetor da floresta. Como o folclore tem o propósito de contar e recontar histórias, decidimos reconstruir no personagem a imagem de protetor da natureza, com sua grande velocidade e capacidade de confundir os caçadores. Essa é a mensagem que queremos passar para as crianças, de serem também agentes protetores da natureza, cuidando dela assim como o Curupira.

Novos episódios da série já estão disponíveis no PlayKids App. Neles você conhecerá ainda mais personagens do folclore brasileiro, como a Matinta Perera e o Bicho Papão. Que tal criar uma sessão de pipoca e folclorear com a família?

Se você ainda não tem o PlayKids, baixe aqui e experimente grátis a versão trial! 

 

Escrito por Giuliana Gadini

Comunicóloga, apaixonada por cultura e entretenimento. Acredita que o aprendizado acontece de muitas maneiras, a sua preferida envolve diálogo, curiosidade e diversão. Faz parte da Equipe de Conteúdo Digital da PlayKids.

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =

Mais Posts

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest