Aprenda em casa: 5 dicas para o reforço escolar

maio 25, 2022 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

A escola é um espaço bastante importante para o desenvolvimento das crianças, já que é responsável por incentivar a socialização, a convivência e a aquisição de habilidades cognitivas e socioemocionais, por exemplo. No entanto, algumas crianças podem apresentar algumas dificuldades. E, diante dessa situação, incentivar o reforço escolar e a aprendizagem em casa pode ser fundamental para a educação dos pequenos. Pensando nisso, vamos conferir 5 dicas para o reforço escolar? Ao final, conheça também a seleção especial Aprenda Em Casa, disponível no PlayKids App!

Leia mais:
O desafio da defasagem escolar
Quando colocar meu filho na escola?
Meu filho não quer voltar para a escola. E agora?

5 dicas para o reforço escolar

Por vezes, as crianças têm dificuldades com o conteúdo escolar. Por isso, é necessário que os pais, mães e pessoas responsáveis sejam presentes e procurem entender o que está causando essa situação. Somente, então, será possível trabalhar tais dificuldades e incentivar o aprendizado dos pequenos e pequenas.

Quer mais algumas dicas? Confira 5 dicas para o reforço escolar:

1. Reserve um espaço para o estudo em casa

É interessante que as crianças, especialmente aquelas com dificuldades na escola, tenham um espaço tranquilo para se concentrar e estudar em casa. Neste canto sem distrações, a criança pode fazer a lição de casa e até se aprofundar em assuntos de seu interesse, por exemplo.

Se for possível, decore esse espaço e deixe-o ainda mais convidativo para os estudos. No entanto, caso a sua casa não seja tão grande, não se preocupe: o importante é que, neste local, as crianças possam se concentrar nas atividades escolares e na aprendizagem, tudo bem?

2. Valorize a rotina e incentive a responsabilidade

A rotina costuma ser valiosa para o aprendizado. Nesse sentido, uma sugestão é determinar horários específicos para o estudo, para que a criança desenvolva o hábito de se dedicar à aprendizagem de forma regular e constante.

Por exemplo, se a criança vai para a escola no período da manhã, você pode reservar uma hora no período da tarde para os estudos. Preferencialmente, após o almoço e o descanso. E lembre-se: depois o horário de estudos, também é importante deixar algum tempo livre, para que os pequenos possam se divertir, brincar e se distrair!

3. Recorra aos trabalhos coletivos

Muitas vezes, a interação com os colegas pode ser um ótimo caminho para lidar com as dificuldades de aprendizagem. Além de estreitar os laços de amizade, essa prática é importante para uma série de aprendizados, como o trabalho em equipe, a colaboração, o respeito e a empatia.

Assim, caso seja possível, organize encontros entre as crianças, seja na escola, na biblioteca ou mesmo em casa. Juntas, elas poderão estudar a matéria do dia a dia. Ou, então, ir além e se aprofundar em seus interesses particulares!

4. Adote estratégias que têm tudo a ver com a sua criança

Você já ouviu falar de gamificação? A aplicação de jogos nas atividades do dia a dia pode tornar a jornada de aprendizado ainda mais rica para as crianças. Afinal, a gamificação incentiva a curiosidade, a criatividade e o engajamento.

Outra forma de incentivar o aprendizado no ambiente familiar é por meio de brincadeiras, jogos, séries e filmes infantis e até experiências científicas! Para tanto, procure compreender as preferências da sua criança: ela prefere aprender ouvindo histórias? Lendo livros? Assistindo a conteúdos audiovisuais? Passeando? Visitando museus? Descubra e invista nestas estratégias!

5. Alie o aprendizado com a diversão

Para que o aprendizado seja significativo, ele também deve ser divertido! Pensando nisso, vale a pena conferir softwares e aplicativos para as crianças, criados especialmente para a educação e o reforço escolar. Com eles, os pequenos exercitam seus conhecimentos e as famílias incentivam que cada criança também aprenda em casa.

Este é justamente o caso do PlayKids App, um aplicativo infantil com aprendizado, diversão, segurança e conteúdo 100% escolhido a dedo. São centenas de jogos, desenhos, livros e atividades para brincar e se desenvolver, intensificando o aprendizado de números, idiomas, lógica e muito mais. Quer saber mais? Acompanhe abaixo!

Aprenda em casa com o PlayKids App

PlayKids App: Aprenda Em Casa

Com a seleção especial Aprenda Em Casa, do PlayKids App, as famílias podem reforçar o aprendizado escolar e se divertir muito com os pequenos e pequenas! Afinal, ali é possível encontrar conteúdos diversos e muito interessantes, que incentivam o aprendizado de:

Matemática: desenhos animados da série Eu Amo Aprender (“Posso Contar Até 20” e “Vamos adivinhar qual é o número?”), Mundo Bita (“Matemagicamente”), Galinha Pintadinha (“Mariana”), Auts (“Triângulo” e “Círculo”) e muito mais.

Português: vídeos da série Bebel-á-bá (que ensinam as letras do alfabeto) e do ABC do XSPB, da Xuxa, além de desenhos animados sobre palavras, sílabas e fonética.

História: uma seleção especial de conteúdos sobre países, culturas e também personalidades famosas, como “Todos os Povos” (de Mundo Bita), “Santos Dumont” (da série Mytikah) e a “História de William Shakespeare (de Pequenos Ilustres).

Geografia: uma curadoria de desenhos animados que permitem uma verdadeira volta ao mundo, como “Viajando pelo Mundo – Japão” (de O Mundo da Hello Kitty), “Mu & Moscovis: Nas Alturas de Paris” (de Mu & Moscovis: Exploradores do Universo) e “Floresta Amazônica” (de Lupita pelo Mundo).

Ciências: desenhos animados para os pequenos cientistas, sobre assuntos como o universo, os animais e a natureza. Aqui, é possível encontrar experiências incríveis da série SuperHands (“Vulcão em Erupção” e “Água e Óleo”), as perguntas intrigantes do programa De Onde Vem? e músicas bastante especiais, como “De Onde As Coisas Vêm” (de Eu Amo Aprender) e “Natureza Sempre Se Transforma” (de Mundo Bita – Bita e a Natureza).

Artes: para finalizar, uma seleção para desenhar e fazer música! Sobre cores (“Cores” – Let’s Go Pocoyo), pintura (“Candido Portinari” – Mytikah), desenho (“Vamos Desenhar?” – O Mundo da Hello Kitty), notas musicais (“Por que existem 7 notas musicais?” – Qual É A Sua Dúvida) e até cantores famosos (“História de Carmen Miranda” – Pequenos Ilustres).

Você gostou das nossas dicas para que a sua criança aprenda em casa? Você tem alguma outra dica para o reforço escolar? Então, deixe o seu comentário! 🙂

No PlayKids App, as crianças se divertem e descobrem o mundo de forma segura! São milhares de desenhos animados, atividades, jogos educativos e muitos outros conteúdos, selecionados pela nossa equipe especialista para incentivar o desenvolvimento infantil. Afinal, aprender com PlayKids App é mais gostoso! Então, não perca tempo: acesse o site e descubra todos os benefícios de se tornar um assinante!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × 2 =

Pin It on Pinterest