logo-playkidsapp
banner_header

AUTS: um desenho animado sobre autismo e inclusão

por | abr 8, 2021

De acordo com o CDC, uma em cada 110 crianças nasce dentro do espectro autista. O nome clínico para isso é Transtorno do Espectro Autista. Embora não existam conteúdos específicos para autistas, em um desenho animado sobre o autismo, o tema é abordado de forma lúdica e adequada ao imaginário infantil. Por isso, pode ser melhor compreendido pelas crianças. 

Além disso, personagens dentro do espectro são uma ótima maneira de fazer os pequenos se sentirem representados e de despertar a empatia daqueles que não se enquadram no espectro.

AUTS: um desenho animado sobre autismo e inclusão!

Crianças autistas possuem formas diferentes de absorver conhecimento e de perceber o mundo ao seu redor. Dessa forma, conteúdos pensados especialmente para elas são um meio eficiente para facilitar a aprendizagem e, por que não?, a diversão. Uma vez que a missão da PlayKids é ensinar com diversão para fazer um mundo melhor, esses pequenos não poderiam ficar de fora. Por esse motivo, a incrível série AUTS faz parte do portfólio do PlayKids App.

Como surgiu a série?

Inspirada nas experiências do idealizador da série, Renato Barreto, com sua família e seu filho Artur, que foi diagnosticado como autista, AUTS é diferente e criativa. Considerando que algumas crianças do espectro autista tem maior sensibilidade a cores, sons, luz e até alguns tipos de texturas, a animação tem atenção especial aos elementos visuais que utiliza.

Segundo João Guerra, produtor executivo da série, “mais do que trabalhar o aprendizado de uma personagem autista, AUTS demonstra a relação com seus amigos. Nesse sentido, mostra um processo constante de alteridade, sociabilidade e respeito ao outro, ao diferente. Ao mesmo tempo, mostra um personagem autista sendo incluído nas brincadeiras e na relação com o outro, reforçando a premissa da inclusão social como outra questão central”.

Cada um dos episódios é fruto de alguma experiência da família de Artur, que não só é retratada na série, como participa dublando os episódios. O próprio Artur desenvolveu sua fala durante esse processo de dublagem em família!

Um dia de Auts

No dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a série lançou um episódio especial intitulado como “Um dia de Auts”, disponível no PlayKids App, no qual o personagem canta uma bela música sobre suas atividades de rotina. Além disso, logo no início do episódio a personagem Ana explica que estamos passando por um momento em que precisamos ficar em casa, mas que logo tudo vai melhorar e ficar bem! Confira um trecho do episódio: 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by PlayKids (@playkidsbr) on

AUTS é uma iniciativa incrível que busca a inclusão por meio da tecnologia e da educação sem nunca perder o principal elemento dos desenhos animados: a diversão.

Leia mais:

Escrito por Francieli Oliveira

Publicitária e editora do blog, é apaixonada por desenhos e crianças. Acredita que existem várias formas de aprender e que o desenvolvimento dos pequenos pode ser muito divertido.

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids

7 Comentários

  1. Juliana Santos

    PARABENS PELO DESENHO ANIMADO AUT’S!
    TENHO UM FILHO AUTISTA E ESTA ENCANTADO!
    OBRIGADA
    E PARABÉNS MAIS UMA VEZ

    Responder
  2. Cristiane severo pullig

    Olá. Sou Cristiane Pullig . Fonoaudiologa. Encantada por tamanha riqueza e sensibilidade pelas crianças . adorei. Parabéns.

    Responder
  3. Carmen Binda

    Obrigada pelo material, trabalho na educação com a disciplina educação física e tenho alguns alunos especiais e alguns com autismo. Muito mesmo o desenho.

    Responder
  4. Helen

    Fiquei feliz de saber da existência desse desenho! Obrigada pela conscientização!

    Responder
  5. Patricia Maximo de Arsenio

    Obrigado pelo carinho pelas crianças

    Responder
  6. Malfisia Cerqueira Cavalca

    Sou vo de um garoto autista Pedro 3 anos Me sinto mal eMm nao poder ajudar

    Responder
  7. Fernanda Aparecida de Andrade

    Eu acabei de ver o desenho e simplesmente amei, amei muito.
    Iniciativa linda de inclusão.
    Parabéns Artur, pela dublagem.
    E parabéns para todo produção.
    E que possamos continuar caminhando com mais projetos de inclusão.
    Um bj enorme pra todos.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 5 =

Mais Posts

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest