Auts: um desenho animado sobre autismo e inclusão

abr 18, 2022 | Desenhos, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

De acordo com dados divulgados pelo CDC (Center of Diseases Control and Prevention), órgão de saúde ligado ao governo dos Estados Unidos, 1 em cada 44 crianças nasce dentro do espectro autista. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se refere a uma série de condições genéticas relacionadas ao desenvolvimento neurológico e a estimativa é que, em todo mundo, existam mais de 70 milhões de pessoas autistas. No Brasil, são mais de 2 milhões de pessoas! Então, como abordar esse assunto tão importante com as crianças? O desenho animado Auts pode ajudar!

Em Auts, um desenho animado sobre autismo, esse tema é tratado de forma lúdica e adequada ao imaginário infantil. Por isso, pode ser melhor compreendido pelas crianças! Os personagens dentro do espectro autista são também uma ótima maneira de fazer os pequenos e pequenas se sentirem representados. Além disso, despertam e exercitam a empatia. Nesse sentido, o desenho Auts é uma ótima sugestão para trabalhar a diversidade e a inclusão com as crianças! Quer saber mais? Confira abaixo!

Leia mais:
Como preparar as crianças para o futuro
Como trabalhar a empatia na infância
Precisamos falar sobre a saúde mental das crianças

A abordagem das mensagens em desenhos animados

Desenhos animados e demais animações do cinema têm uma maneira diferenciada de abordar assuntos do cotidiano. Isso porque, de forma engraçada e leve, os desenhos podem trabalhar os mais variados temas. Dessa forma, o respeito, a diversidade, as deficiências e outras questões que podem parecer complexas são tratadas de forma lúdica e sensível.

Além disso, os desenhos animados são ferramentas poderosas para contar histórias, utilizando recursos audiovisuais, trilhas sonoras e efeitos especiais. E isso pode tornar a mensagem mais envolvente e até mais divertida! Por isso, tanto a família quanto a escola podem utilizar os desenhos animados para falar sobre assuntos difíceis com as crianças.

Cada vez mais, as produtoras cinematográficas e televisivas compreendem também a sua função social. Por isso, filmes, séries, programas de televisão e desenhos animados tornam-se excelentes instrumentos para levar adiante mensagens importantes, como uma mensagem de inclusão.

Nesse sentido, a criação de um desenho animado sobre autismo é um passo importantíssimo para apresentar essa temática para os pequenos e pequenas. Afinal, por meio dele, as crianças podem compreender melhor o que é o TEA e como elas podem se relacionar com crianças autistas.

Para finalizar, vale lembrar que a construção dos personagens é outra característica muito importante dos desenhos animados, já que podem focar nas diferenças entre as pessoas e na diversidade da sociedade. Ainda, também é possível criar personagens totalmente diferentes, que fogem das representações tradicionais!

Portanto, os desenhos animados são recursos importantes e interessantes para falar com os pequenos e pequenas sobre os mais diversos assuntos. Inclusive, autismo, diversidade, respeito e inclusão!

Auts: um desenho animado sobre autismo e inclusão

Cada criança possui formas diferentes de absorver o conhecimento e perceber o mundo ao seu redor, não é? O mesmo acontece com as crianças autistas! E como a missão da PlayKids é ensinar com diversão para fazer um mundo melhor, os pequenos e pequenas autistas não poderiam ficar de fora. Nesse sentido, a incrível série Auts, sobre autismo e inclusão, também faz parte do portfólio do PlayKids App!

Aventura, diversão, muitas risadas e, claro, empatia e respeito fazem parte de Auts, um lindo desenho animado que tem muito a ensinar para os pequenos e pequenas. Então, baixe grátis o nosso aplicativo e aproveite para assistir a essa super produção com toda a família. As crianças podem também reunir os amigos e amigas e, juntos, fazerem a festa!

Como surgiu a série Auts?

A série animada Auts é baseada nas experiências do idealizador da série, Renato Barreto, com seu filho Artur. Afinal, o pequeno foi diagnosticado como autista e isso inspirou seu pai a criar este desenho animado. Uma produção única, incomparável e maravilhosa!

Assim, cada um dos episódios de Auts é fruto de alguma experiência da família de Artur. E o pequeno não somente inspirou a história que é retratada na série, bem como participa dela: dublando os episódios! Vale destacar que Artur desenvolveu sua própria fala durante esse processo de dublagem em família. Incrível, não é mesmo?

Além disso, é importante lembrar que essa animação dedica uma atenção especial aos elementos visuais. Isso porque algumas crianças do espectro autista têm maior sensibilidade a cores, sons, luz e até alguns tipos de texturas, por exemplo.

Segundo João Guerra, produtor executivo da série, a obra fala sobre amizade. Segundo ele, “mais do que trabalhar o aprendizado de uma personagem autista, Auts demonstra a relação com seus amigos”. Por isso, o desenho animado mostra um processo constante de alteridade, sociabilidade e respeito ao diferente.

Ao mesmo tempo, Auts apresenta um personagem autista sendo incluído nas brincadeiras e na relação com o outro. Sobre isso, Guerra reforça que a premissa da inclusão social é outra questão central deste desenho animado.

Um Dia de Auts

No dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a série Auts lançou um episódio especial. Intitulado Um Dia de Auts, esse capítulo traz o protagonista cantando uma bela música sobre suas atividades de rotina!

Além disso, logo no início desse episódio de Auts, a personagem Ana fala sobre a pandemia do coronavírus. Ela explica que estamos passando por um momento em que precisamos ficar em casa. Mas que logo tudo vai melhorar e ficar bem!

Pensando nisso, que tal conferir um trecho desse episódio incrível? Dê o play e confira agora mesmo!

Auts é uma iniciativa incrível, que busca a inclusão por meio da tecnologia e da educação. Sem nunca perder o principal elemento dos desenhos animados: a diversão! Por isso, a série Auts é uma ótima pedida para toda a família. Então, não perca tempo: baixe grátis o PlayKids App e conheça Auts, um lindo desenho animado sobre autismo, que vai inspirar adultos e crianças todos os dias!

Na hora de brincar, de aprender e de pausar: o PlayKids App é um aplicativo infantil que traz conteúdos selecionados por especialistas, garantindo diversão, segurança e grandes aprendizados. Então, clique aqui e conheça agora mesmo!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

7 Comentários

  1. Juliana Santos

    PARABENS PELO DESENHO ANIMADO AUT’S!
    TENHO UM FILHO AUTISTA E ESTA ENCANTADO!
    OBRIGADA
    E PARABÉNS MAIS UMA VEZ

    Responder
  2. Cristiane severo pullig

    Olá. Sou Cristiane Pullig . Fonoaudiologa. Encantada por tamanha riqueza e sensibilidade pelas crianças . adorei. Parabéns.

    Responder
  3. Carmen Binda

    Obrigada pelo material, trabalho na educação com a disciplina educação física e tenho alguns alunos especiais e alguns com autismo. Muito mesmo o desenho.

    Responder
  4. Helen

    Fiquei feliz de saber da existência desse desenho! Obrigada pela conscientização!

    Responder
  5. Patricia Maximo de Arsenio

    Obrigado pelo carinho pelas crianças

    Responder
  6. Malfisia Cerqueira Cavalca

    Sou vo de um garoto autista Pedro 3 anos Me sinto mal eMm nao poder ajudar

    Responder
  7. Fernanda Aparecida de Andrade

    Eu acabei de ver o desenho e simplesmente amei, amei muito.
    Iniciativa linda de inclusão.
    Parabéns Artur, pela dublagem.
    E parabéns para todo produção.
    E que possamos continuar caminhando com mais projetos de inclusão.
    Um bj enorme pra todos.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × dois =

Pin It on Pinterest