logo-playkidsapp
Assine agora com 15% OFF no plano mensal!

Precisamos falar sobre a saúde mental das crianças

por | jan 14, 2022

O mês de janeiro é conhecido pela campanha Janeiro Branco, realizada para chamar a atenção para os cuidados com a saúde mental. No entanto, além dos adultos, as crianças também devem receber os cuidados adequados em relação ao assunto.

A saúde mental infantil deve ser tratada amplamente. Visto que transtornos presentes na infância podem ser confundidos com problemas comportamentais. Assim, esse fator dificulta o diagnóstico.

Como as crianças apresentam dificuldade para cuidar ou mesmo expressar suas emoções, é fundamental que os adultos presentes em suas vidas saibam como identificar sinais que podem estar relacionados a problemas de saúde mental. Por isso, continue a leitura para entender melhor este assunto!

Leia mais:
O que é a geração alpha?
Cuidados com as crianças no verão
Como falar de sustentabilidade para crianças?

A importância de falar sobre a saúde mental na infância

É durante o período da infância que a criança desenvolve sua estrutura mental. Dessa forma, situações adversas que ocorrem nessa fase acabam estimulando a produção do hormônio do estresse (cortisol). Ele, entre outras questões, atrapalha as conexões entre os neurônios.

Nenhuma pessoa está sujeita a passar pela infância sem vivências negativas. Quando elas ocorrem de forma esporádica, nem sempre precisam ser preocupantes. O que pode atrapalhar o desenvolvimento são os acontecimentos sucessivos de situações adversas. Estes, a longo prazo, podem alterar sistemas importantes.

A saúde mental na infância é importante para toda a vida do indivíduo. São os primeiros anos de vida que funcionam como base para as demais aquisições feitas pelo cérebro nos anos seguintes. Além disso, é nessa fase que podem surgir os primeiros sintomas de transtornos que podem se agravar na vida adulta.

Como cuidar da saúde mental das crianças

Para cuidar da saúde mental das crianças, pais e responsáveis devem tomar alguns cuidados. Passos importantes como a escuta e o acolhimento devem ser colocados em prática. Além de outros que podem ajudar a evitar problemas com os pequenos. Confira algumas formas de cuidar da saúde mental das crianças, a seguir.

Cuide da sua saúde mental

As questões que envolvem as crianças começam com os pais e responsáveis. Dessa forma, é muito importante entender que o modo como tratamos as pessoas, suas ações e sentimentos é ligada a nossa própria saúde mental.

Assim, o adulto não está bem consigo mesmo, acaba tratando as outras pessoas de forma negativa. Por exemplo, com indiferença, ignorância, impaciência e grosseria. Mesmo que não seja algo feito com a intenção de magoar o próximo, visto que tais atitudes são resultado de conflitos internos, acabam afetando o outros. Principalmente quando o comportamento é realizado diante da criança.

Esse é um dos motivos que torna fundamental pais e responsáveis se certificarem de estarem bem com sua saúde mental. Assim, evitam problemas que podem afetar a vida da criança, mesmo ao tentar ajudá-la.

Permita que a criança se expresse

Assim como o adulto, a criança também têm sentimentos que precisam ser expressados. Visto que nem sempre conseguem transmiti-los por meio da fala, pode colocar suas emoções para fora de outras maneiras.

Por isso, é muito importante que os pais permitam que a criança possa se expressar do seu jeito. Caso seja necessário, conversas sobre as suas atitudes também podem ser realizadas posteriormente.

O espaço para o diálogo precisa sempre estar aberto, permitindo que a criança sinta-se segura e à vontade para isso. Assim, os adultos devem reconhecer os sentimentos dos pequenos, mostrando-se dispostos a ouvi-los quando for necessário.

Promova o sentimento de pertencimento familiar

O sentimento de pertencimento familiar é essencial para manter uma boa saúde mental infantil. Afinal, permite que a criança possa se sentir segura, desenvolvendo vínculos afetivos com os pais, amigos e outras pessoas com as quais convive, de forma saudável. Desse modo, os pais devem promover um tempo de qualidade para passar com as crianças, brincando, lendo, conversando, ou mesmo passeando.

Fique atento aos sinais de que algo não está bem

Considerando que boa parte das crianças apresenta dificuldade em expressar o que estão sentindo ou mesmo não tendo capacidade para entender o que está acontecendo, pais e responsáveis devem sempre estar atentos em relação aos sinais de alerta que possam indicar que algo não vai bem, e pode ser preciso cuidar melhor da saúde mental da criança. Entre os principais sinais, estão:

  • Queda no desempenho escolar;
  • Agressividade;
  • Nervosismo sem causa aparente;
  • Irritabilidade;
  • Timidez exagerada;
  • Tristeza;
  • Alterações nos padrões de sono e apetite;
  • Apatia;
  • Pesadelos frequentes;
  • Falta de vontade de ir à escola ou de realizar atividades que antes eram prazerosas.

Ao serem identificados alguns dos sintomas, é importante buscar apoio em um profissional qualificado, que possa ajudar a criança a administrar seus sentimentos, assim como identificar possíveis transtornos emocionais.

Ensine a criança como administrar estresse

O estresse é algo constante na vida de muitas pessoas, principalmente no ritmo que vivemos atualmente. Por isso, uma forma de ajudar a criança a se proteger e entender melhor seus sentimentos, é ensiná-la a lidar com situações de estresse. Dessa maneira, elas podem sofrer menos com experiências ruins e frustrações.

Situações como essas costumam marcar a vida da criança para sempre. Em certos casos, podem até interferir na capacidade de formar conexões. Por isso, para ajudar os pequenos a diminuir a formação de traumas no período da infância, é importante ajudá-los a administrar o estresse, visto que será inevitável na vida.

É possível fazer isso ensinando-os como resolver conflitos com amigos e colegas, ter uma boa resposta diante de frustrações como uma nota baixa, respirar fundo para se acalmar e investir em práticas que ajudam a desestressar, como brincadeiras, esportes, filmes e desenhos.

Viu como é importante cuidar da saúde mental das crianças? Agora que você já sabe as principais formas de ajudar seu filho, coloque as dicas acima em prática, e permita que ele se torne saudável por completo!

No Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Categoria:
Crianças
Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
2 e-books para aproveitar as férias com as crianças. Baixe agora.

Nossas Redes Sociais

PlayKids News

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Assine agora com 15% OFF no plano mensal!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + quatro =

Mais Posts
O desafio da defasagem escolar

O desafio da defasagem escolar

O desafio da defasagem escolar é uma questão importante a ser debatida. Seja entre educadores, líderes escolares e também pelos pais. Durante a pandemia, as escolas fecharam, os alunos tiveram contato com outro método de aprendizagem e todas essas mudanças podem...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest