logo-playkidsapp
Assine agora com 15% OFF no plano mensal!

Como ajudar as crianças a lidar com a frustração?

por | nov 30, 2021

Saber como ajudar as crianças a lidar com a frustração é essencial desde a primeira infância. Já nessa época, seu filho vai chorar toda vez que ficar contrariado.

Leia mais:
Os perigos dos rótulos na infância
Como fazer tie dye com as crianças?
A importância de brincar e viver o lúdico

Essa emoção começa a se manifestar de outras formas à medida que ele cresce. Algumas crianças podem, até mesmo, ficar violentas.

Como evitar que isso aconteça e ajudar seu filho a lidar com a frustração de maneira mais saudável? Acompanhe:

Como a frustração age no organismo?

Antes de entender como ajudar as crianças a lidar com a frustração, é preciso saber como a frustração afeta nosso cérebro.

A resposta é simples: a frustração estimula a produção de hormônios de estresse. Em momentos de frustração, enfrentamos emoções semelhantes àquelas que ocorrem quando estamos diante de uma grande dificuldade.

Por isso mesmo, como pais experientes já sabem, é impossível conversar com a criança quando ela se frustra. Os mais pequenos choram sem parar, enquanto os mais velhos podem chorar, gritar, se atirar no chão, bater as portas, etc.

Quando a frustração está em seu ápice, não tem conversa ou raciocínio lógico que ajude a passar. O cérebro está em modo de alarme, reconhecendo a dificuldade como um tipo de perigo.

Sendo assim, o primeiro passo para saber como ajudar as crianças a lidar com a frustração é esperar. Depois que seu filho se acalmar, você pode começar a ajudá-lo. Mas, afinal, como ajudar as crianças a lidar com a frustração?

Como ajudar as crianças a lidar com a frustração?

Ensinar as crianças a lidar com a frustração não é fácil. Até porque muitos de nós, adultos, também não sabem como agir nessas situações. Ainda temos dificuldades de ouvir “não” como resposta e seguir em frente.

Porém, sempre esperamos que nossos filhos sejam pessoas melhores. Logo, queremos ensiná-los a lidar com esses sentimentos difíceis de forma mais saudável.

Para fazer isso, é preciso estar em sintonia com os sentimentos da criança e ajudá-la a encontrar maneiras de expressá-lo. Confira abaixo algumas dicas:

Não aumente a situação

Um dos primeiros reflexos que muitos pais têm quando o filho começa a chorar, espernear e gritar de frustração acaba sendo se sentir frustrado. Por isso, muitos dos acessos de frustração da criança acabam em brigas.

A primeira dica de como ajudar as crianças a lidar com a frustração é conter a sua própria frustração. Acalme-se e mantenha a compostura para conversar com a criança.

Ajude-o a controlar as emoções

É normal que crianças não saibam lidar com grandes emoções. Afinal, isso não vem na nossa programação regular como seres humanos. É algo que só aprendemos com o tempo.

Sendo assim, sente-se com seu filho depois que ele se acalmar e ajude-o a entender o que está sentindo. Raiva, ansiedade, nervosismo, tristeza, são todos sentimentos que formam a frustração.

Mostre que você entende o que ele está passando e que também já teve momentos assim. Não diminua esses sentimentos.

Ensine estratégias para lidar com a frustração

Todos temos nossas próprias estratégias para lidar com frustração. Fazer exercícios de respiração, rasgar folhas de papel ou mesmo tomar um copo d’água são alguns desses métodos.

Ensine esses métodos para o seu filho. Se nenhum deles for suficiente, ajude-o a encontrar outros caminhos para descontar a raiva, a tristeza ou o nervosismo.

Meditação, exercícios físicos e manter um diário são métodos excelentes para incluir na rotina. Mas se ele aprender a bater os pés no chão em vez de quebrar coisas, já é uma grande evolução.

Demonstre seu apoio

Sentir-se frustrado sempre tem uma pitada de solidão. Acreditamos que o problema afeta apenas a nós e tendemos a nos isolar. Logo, mostrar seu apoio à criança nesse momento é fundamental.

Para saber como ajudar a criança a lidar com a frustração, fique ao lado dela. Mostre que, não importa qual seja o problema, ela pode contar com a sua ajuda.

Procure uma solução

Muitas vezes, o que frustra as crianças é algo que pode ser resolvido. Converse com seu filho para saber se esse é o caso e, se for, tente chegar a uma solução com ele.

É importante ressaltar que não se trata de resolver o problema para ele. Ele precisa aprender a enfrentar as dificuldades e aplicar soluções.

Mas vocês podem descobrir a melhor maneira de resolver a questão juntos. Desse modo, quando tiver outro problema, ele vai se lembrar das orientações dadas pelos pais.

Não volte atrás

Crianças também costumam se frustrar quando os pais dizem não aos seus desejos. Por isso, tenha em mente que ajudar a criança a lidar com a frustração não é dizer sim.

Ou seja, se você já determinou que seu filho não pode fazer algo, não volte atrás. Dê o apoio que ele precisa nesse momento, mas não seja conivente só para que ele fique feliz de novo. Ele deve aprender a respeitar os limites dados pelos pais.

Busque exemplos

Sem dúvida, para saber como ajudar as crianças a lidar com a frustração, você precisa dar o exemplo. Ou seja, caso você ainda tenha dificuldades, precisa encontrar bons métodos para aplicar na sua vida.

Mas você pode buscar outros exemplos em desenhos e filmes que tratem do desenvolvimento intrapessoal infantil. No app da PlayKids, temos muitos conteúdos que falam sobre autoconhecimento, emoções e sentimentos!

Não exagere na proteção

Para muitos pais, a melhor maneira de evitar que os filhos tenham grandes emoções fora de controle é evitar que eles se frustrem a qualquer custo. Esses pais fazem o que for preciso para que os filhos nunca se decepcionem.

Porém, esse tiro sai pela culatra. Para saber como ajudar as crianças a lidar com a frustração, você precisa deixar seu filho se frustrar.

Mesmo com uma infância protegida, em algum momento ele vai passar por uma frustração. Na escola, na família, no grupo de amigos, etc. Logo, ele precisa aprender a lidar com esse sentimento.

Lidar com frustrações não é fácil nem para adultos, muito menos para crianças. Mas essa é só uma das emoções com que precisamos lidar ao longo da vida.

Na hora de brincar, aprender e fazer pausas: o PlayKids App é um aplicativo infantil que traz conteúdos selecionados por especialistas, garantindo diversão, segurança e grandes aprendizados. Clique aqui e conheça agora mesmo!

Categoria:
Crianças
Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
2 e-books para aproveitar as férias com as crianças. Baixe agora.

Nossas Redes Sociais

PlayKids News

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Assine agora com 15% OFF no plano mensal!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + seis =

Mais Posts
O desafio da defasagem escolar

O desafio da defasagem escolar

O desafio da defasagem escolar é uma questão importante a ser debatida. Seja entre educadores, líderes escolares e também pelos pais. Durante a pandemia, as escolas fecharam, os alunos tiveram contato com outro método de aprendizagem e todas essas mudanças podem...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest