logo-playkidsapp
Fun Friday PlayKids - A diversão tá ON e o preço tá OFF! 17% OFF no plano anual

Como fazer tie dye com as crianças?

por | nov 20, 2021

Colorida, alegre, divertida e a cara do verão. Assim, podemos definir a técnica de tingimento tie dye. Ela volta e meia retorna à moda, trazendo uma porção de referências e conquistando os corações das gerações mais jovens. E, por falar em jovens, quer descobrir como fazer tie dye com as crianças?

Leia mais:
5 receitas para fazer em casa com as crianças
5 atitudes sustentáveis para praticar com as crianças
5 brincadeiras em família para se divertir com as crianças

Atividades manuais que exercitam a criatividade fazem os pequenos se desconectarem um pouco dos jogos e conteúdos online. Por isso, sempre são uma excelente oportunidade de curtir um tempo de qualidade com as crianças.

Além disso, que criança não fica animada em ter os pais junto brincando? Se for com água, tinta, melhor. Com o tie dye, ao final de tudo, ainda terão um look da moda feito por ela mesma.

Vamos juntos aprender como fazer tie dye com as crianças em um passo a passo simples? Com certeza a brincadeira vai proporcionar muita diversão na sua casa!

Passo a passo: como fazer tie dye com as crianças?

Quando algo “está na moda”, todas as vitrines passam a apresentar uma extensa variedade de opções sobre aquilo. No entanto, a graça e a essência do tie dye está em fazer algo único e personalizado.

Logo, saber como fazer tie dye com as crianças é a oportunidade perfeita para estar na moda. Tudo isso, usando algo exclusivo, cheio de boas lembranças, histórias e afeto.

E sabe o melhor? É fácil demais customizar camisas, shorts, pijamas e o que mais a criatividade permitir com essa técnica de tingimento.

Vamos aprender definitivamente como fazer tie dye com as crianças. Confira os materiais:

  • Tinta para tecido, corante ou água sanitária;
  • Peça de roupa (não precisa ser nova) branca ou em tom escuro;
  • Cordão ou elásticos;
  • Borrifador ou potes pequenos de plásticos.

Passo a passo

Tecido branco

1º – Estique a peça de roupa a ser customizada em uma superfície lisa e defina qual será o estilo de tie dye a ser feito: espiral ou livre.

2º – Pegue os elásticos ou cordão e comece a amarrar da seguinte forma:

Espiral – esse é o modelo mais clássico de tie dye. Nele, após o tingimento, é possível ver um espiral pintado no tecido. E, para conseguir tal efeito, basta segurar o meio do tecido e torcer até que se forme uma bolinha.

Após a peça estar completamente enrolada, é hora de amarrar com o elástico ou cordão bem firme em forma de X cortado ao meio. Ou seja, um X e uma outra amarração no meio dele.

Livre – no estilo livre, vocês pode amarrar o tecido como e quantas vezes desejarem. Lembre-se apenas de fazer pequenas torções antes de amarrá-lo para garantir a marcação.

3º – Separe as cores que serão usadas para o tingimento. Dilua a tinta ou corante em um pouco de água, apenas para garantir que a cor fique uniforme e mais fácil de ser trabalhada. Coloque no borrifador ou nos potes plásticos.

4º – Aplique as cores no tecido já amarrado e preparado para a aventura.

5º – Tire as amarrações e lave apenas em água corrente, sem sabão ou alvejante.

6º – Coloque para secar naturalmente à sombra.

Tecidos escuros

Siga tudo até o passo 3, ao invés de usar a tintura, troque por água sanitária na seguinte proporção:

3 colheres (pode também medir usando a tampa da embalagem) de água sanitária para 2 de água. A medida pode ser dobrada, mas sempre usando essa fórmula como referência.

Aplique no tecido, lave e coloque para secar conforme os passos 4, 5 e 6.

Dica extra!

Para fixar bem as cores uma dica é após lavar as peças e antes de estendê-las, deixar de molho por cerca de 10 minutos em água morna com sal grosso. Isso evitará que a tinta escorra enquanto seca ou se solte do tecido em outras lavagens.

Viu como fazer tie dye com as crianças é fácil, divertido e estimulante?

Atividades em família é essencial para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento saudável de uma criança depende de muitos fatores, que vão desde um lar seguro e acolhedor, passam pelo desfrute de uma alimentação adequada até chegar às habilidades socioemocionais bem trabalhadas.

Para isso, é importante — para não dizer fundamental — que pais e responsáveis participem ativamente do dia a dia dos pequenos. Acompanhando seu amadurecimento, acolhendo nos momentos de medo e frustração e, claro, construindo memórias afetivas.

Logo, aprender como fazer tie dye com as crianças não é apenas colocar em prática uma brincadeira para gastar as horas do dia. É, sim, se colocar à disposição para aprender e descobrir, juntos, algo novo.

Atividades ao ar livre, jogos, pintura, leitura e todo o universo de brincadeiras e descobertas que estimulem o pensamento, a criatividade e desafie a criança são os ingredientes para uma infância saudável.

A memória afetiva dessa fase é algo que nos acompanha por toda a vida e, muitas vezes, é a responsável por definir nossas habilidades, limitações e comportamento em sociedade. E, também, são responsáveis por fortalecer os laços familiares.

Curiosidade: conheça como e onde surgiu o tie dye

O tie dye se popularizou no mundo entre as décadas de 60 e 70 junto ao movimento hippie nos EUA. Foi amplamente difundido por artistas da época como a inesquecível Janis Joplin e Joe Cocker.

Em tradução livre, tie dye significa exatamente: amarrar e tingir. A estampa colorida, manchada e sem um padrão certo era como um grito de liberdade e resistência dos jovens hippies daquela geração.

No entanto, o tie dye não surgiu junto aos hippies americanos. A técnica que envolve dobrar, torcer e tingir tecidos já era popularizada em outros países como: Japão, Índia, Peru e China.

No Japão, por exemplo, é chamado de shibori, e na Índia, bandhani. Para as tradições orientais, as cores, dobras e elementos carregam simbolismos diferentes e tradicionais às suas culturas locais e povoados específicos.

A verdade é que o tie dye já é parte permanente dentro da história que rege a moda mundo à fora. No entra e sai de tendências, o colorido e as formas irregulares dessa técnica sempre ressurgem mais fortes do que antes.

Gostou de aprender como fazer tie dye com as crianças? Fácil, divertido e, além de tudo, fashion! Uma brincadeira empolgante e estimulante tanto para meninos como para meninas.

Para ter mais conteúdos e dicas bem ao estilo como fazer tie dye com as crianças em primeira mão, não deixe de assinar a Newsletter da PlayKids e aproveitar um universo mágico com muita diversão e aprendizado! Até a próxima!

 

Categoria:
Crianças
Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Ebook Original PlayKids

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =

Mais Posts
Como criar uma rede de apoio?

Como criar uma rede de apoio?

Você sabe como criar uma rede de apoio? Essa é uma tarefa fundamental para os pais. Isso porque é ideal que eles tenham ajuda de um grupo de pessoas com quem contar. Contudo, ter uma rede de apoio nem sempre é tão simples. Leia mais: Por que criar crianças...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest