banner_header

5 atitudes sustentáveis para praticar com as crianças

por | set 14, 2021

Sustentabilidade é um assunto cada vez mais importante, que faz toda diferença para os pequenos. Por isso, devemos sempre pensar em atitudes sustentáveis para praticar com as crianças. Abaixo, confira nossas dicas de atividades simples para ensinar seus filhos como amar e respeitar o meio ambiente!

5 atitudes sustentáveis para praticar com as crianças

As atividades são simples e podem ser praticadas todos os dias. Acima de tudo, elas mostram como cuidar do meio ambiente em todos os seus âmbitos, desde a reciclagem até o trato com os animais. 

1. Separar os lixos

Em primeiro lugar, quando pensamos em atitudes sustentáveis para praticar com as crianças, precisamos pensar nos hábitos de toda a casa. Você já separa o lixo seco do lixo orgânico?

Esse é um hábito simples que ensina sobre a preservação do meio ambiente de forma natural, mostrando a sustentabilidade como algo rotineiro. Como resultado, quanto mais cedo sua família começa a separar os lixos, mas rápido as crianças entendem como fazê-lo.

Se esse ainda não é um hábito em sua casa, não se preocupe. Comece aos poucos, comprando lixeiras separadas para cada tipo de lixo. Além disso, peça ajuda para as crianças ao preparar o lixo seco, separando plásticos para lavar do que já está limpo.

Nesse processo, explique porque algumas coisas podem ser recicladas e outras não. Além disso, ensine também o quanto é importante reciclar. Aproveite para mostrar formas de reutilizar o que seria lixo seco, seja usando potes para guardar comida ou usando rolos de papel higiênico para criar brinquedos.

2. Criar uma horta

Uma das atitudes sustentáveis para praticar com as crianças mais simples e direta é a criação de uma horta. Ela não precisa ser uma plantação grande ou complexa. Nem mesmo precisa ter muito espaço. Basta colocar algumas floreiras na sacada do apartamento ou no quintal de casa e plantar alguns temperos e alimentos.

Se você não é um especialista, comece pelos temperos, que são mais fáceis de manter. Manjericão, orégano e cebolinha podem ser utilizados diariamente e são fáceis de cuidar.

Faça todo o processo junto com seu filho, desde a compra da semente ou da muda até a rega diária. Fale sobre as necessidades de cada planta, sobre como o sol e a chuva são importantes e sobre a terra em que elas estão plantadas.

Também peça ajuda para cuidar das plantas e para colher. Vocês também podem criar, juntos, uma composteira. Dessa forma, seu filho também vai aprender sobre a reutilização do lixo orgânico e sua importância.

Mesmo quem não sabe muito sobre plantas pode criar uma horta. Com um pouco de pesquisa e disposição, você e seu filho aprendem juntos sobre o meio ambiente!

3. Plantar árvores

Reflorestamento é um assunto cada vez mais importante e que seu filho vai ouvir algumas vezes, tanto na televisão quanto na escola. Que tal ensinar o básico sobre o tema? Você não precisa entrar em muitos detalhes sobre desmatamento para isso.

A melhor dica para abordar o assunto é convidar a criança para plantar uma árvore com você. Se puder, plante em casa ou na casa de avós ou tios, para que a criança tenha um contato direto com a árvore.

Se não, busque por sítios ou fazendas próximas que tenham programas de reflorestamento. Eles propõem atividades de plantio em que crianças também podem participar. Assim, seu filho pode ver como isso funciona em uma escala maior.

Algumas boas árvores para plantar no quintal como, por exemplo, ipês, jacarandás, manacás, alfeneiros, damas-da-noite e pitangueiras.

4. Cuidar dos animais

Entre todas as atitudes sustentáveis para praticar com as crianças, essa costuma ser a preferida dos pequenos: cuidar de animais. É sempre uma emoção para as crianças tocar, brincar e cuidar dos bichinhos. Mesmo aqueles bichinhos que nem todos nós gostamos, como os insetos.

Se vocês têm um animal de estimação, ele é um bom ponto de partida. Ensine ao seu filho como alimentá-lo, como respeitar o espaço dele e como deixar que ele se desenvolva. Se vocês não têm, isso não quer dizer que seu filho não pode aprender sobre o assunto.

Muitos sítios, fazendas e reservas têm programas para ensinar às crianças como cuidar de animais, por exemplo. Algumas reservas também têm programas de observação da vida selvagem. Nesses lugares, seu filho pode aprender muito sobre os animais que não pode ter em casa.

Assista também desenhos e vídeos sobre o assunto. Aproveite a inclinação natural das crianças para amar e cuidar dos bichinhos e desenvolva o amor pelo meio ambiente.

5. Doar roupas e brinquedos

Essa atividade beneficia tanto quem recebe as doações quanto quem doa. Periodicamente, peça para seu filho ajudar a separar roupas e brinquedos para doação.

Explique para ele qual é a importância desse gesto e como ele faz diferença tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente. Afinal, não jogar nada fora e encontrar um novo lar para aquilo que não usamos mais evita desperdícios e acúmulos.

Comece ensinando pelo exemplo: sempre separe para doação as roupas e objetos que você não quer mais. Se seu filho ainda for um bebê, faça o mesmo com as roupas dele. Quando ele já for maior, peça ajuda para escolher o que vai e o que fica.

Essa também é uma oportunidade para entender do que seu filho mais gosta e o que é, de fato, importante para ele. No futuro, isso evita que você compre roupas que ele não vai usar.

Se seu filho já for mais velho, quase na adolescência, você também pode levá-lo ao local das doações. Assim, ele pode ter um contato maior com quem recebe essas roupas e brinquedos e, assim, vai se sentir mais disposto a participar dessas ações no futuro.

Por fim, a Playkids sabe que sustentabilidade é um assunto sério. Por isso, nosso aplicativo é repleto de jogos e desenhos que trazem atitudes sustentáveis para praticar com as crianças.

Entre os desenhos e atividades, você vai conhecer: 

  • A série Eu Amo Aprender, com muitos episódios sobre reciclagem e reutilização;
  • Desenhos sobre animais e a natureza, como Peixonauta, Uau Animal, Mundo Bita e Oppa Kêki;
  • O especial SuperHands, que ensina a criar brinquedos e outros objetos com material reciclável.

Quer conhecer mais conteúdos sustentáveis da Playkids? Baixe nosso app na Google Play ou AppStore!

Leia mais:

Categoria:
Crianças

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + dezessete =

Mais Posts
O que é paternidade afetiva?

O que é paternidade afetiva?

Quais os laços ou atribuições legais determinam o que pode ou não ser considerado um núcleo familiar? Traços genéticos, um documento assinado ou o livre arbítrio de cuidar e amar outrem como seu filho? Essa última parte define o que é paternidade afetiva. Um termo...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest