logo-playkidsapp
Fun Friday PlayKids - A diversão tá ON e o preço tá OFF! 17% OFF no plano anual

5 receitas para fazer em casa com as crianças

por | out 22, 2021

Muitas pessoas pensam que encontrar receitas para fazer em casa com as crianças significa se preparar para muita bagunça e pouco resultado. Porém, cozinhar com os pequenos pode fazer muito bem para a família.

Primeiro, porque é importante ter momentos de descontração que criam vínculos entre os familiares. Ainda que cozinhar com as crianças gere bagunça, gera ainda mais boas memórias.

Segundo, porque cozinhar desperta todos os sentidos das crianças, do olfato ao tato. Desse modo, o ato estimula diferentes habilidades muito importantes, como organização, coordenação motora e resolução de problemas.

Por fim, porque cozinhar traz resultados deliciosos, que podem ser aproveitados por toda a família.

Mas para chegar nesse resultado, é preciso se planejar para fazer receitas simples. Ou seja, sem muitos ingredientes nem longos intervalos de espera. Esse é o caso dessas cinco receitas para fazer em casa com as crianças que escolhemos para você!

5 receitas para fazer em casa com as crianças

Para cozinhar com as crianças, você precisa se organizar e buscar receitas adequadas. Afinal, os pequenos podem se perder se a receita tiver muitos ingredientes ou muitas etapas. Ou ainda, podem ficar entediados se tiverem que esperar demais.

As receitas abaixo são simples, não precisam de muitos conhecimentos culinários nem exigem longos intervalos de espera. Além disso, muitas podem ser personalizadas com a troca de ingredientes, não alterando o resultado. Por isso, são perfeitas para fazer com crianças de todas as idades!

Peça ajuda e deixe seus filhos participarem ativamente da atividade. Assim, eles colhem todos os benefícios de aprender a cozinhar.

Confira as receitas abaixo:

1. Picolé de morango com iogurte e banana

Receitas para fazer com as crianças precisam ser divertidas e fáceis. Esse picolé é um dos favoritos dos pequenos e é muito mais saudável do que os sorvetes industrializados. Confira:

Ingredientes 

  • 3 bananas grandes maduras
  • 1 xícara de iogurte grego natural
  • 200 g de morangos
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque a mistura em formas para picolé e deixe no congelador até endurecer. Se você não tem formas para picolé, pode usar copos descartáveis.

Dica: você pode usar outras frutas no lugar do morango, como framboesas, amoras ou pêssegos.

2. Pizza de frigideira

Quem não ama pizza? Esta receita é super fácil e as crianças podem escolher os recheios de que mais gostam. Por isso, não pode faltar na lista de receitas para fazer em casa com as crianças!

Ingredientes: 

  • 2 e ½ xícaras de farinha
  • 1 colher de manteiga
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 copo de leite morno

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes com as mãos em uma travessa. A massa deve desgrudar das mãos. Se for necessário, coloque mais farinha. Depois, separe a massa em quatro partes. Faça bolinhas e as abra separadamente na frigideira.

Asse a massa de um lado na frigideira até o ponto desejado. Desligue o fogo e vire a massa. Coloque o recheio que desejar, como molho de tomate, manjericão, calabresa, queijo, etc. Então, ligue o fogo novamente e asse o outro lado da pizza. Se for preciso, tampe a frigideira depois de assar para o queijo derreter.

Dica: use chocolate e frutas para fazer uma versão doce dessa pizza!

3. Biscoito de amido

Esse biscoitinho é fácil de fazer, derrete na boca e pode ser moldado do jeito que as crianças quiserem. Quando a massa está crua, parece massinha de modelar!

Ingredientes 

  • 1 ovo
  • 70g de manteiga em temperatura ambiente
  • ½ xícara de açúcar (refinado ou mascavo)
  • Amido de milho até dar o ponto

Modo de preparo:

Misture o ovo, a manteiga e o açúcar. Então, vá adicionando amido aos poucos, até a massa ficar lisinha como uma massa de modelar. Depois, faça o formato que quiser, coloque em uma assadeira e deixe no forno (180 graus) até as bordas dourarem.

4. Brigadeirão de caneca

Em uma lista de receitas para fazer em casa com as crianças, não pode faltar uma receita fácil de micro-ondas. Essa, sem dúvida, vai fazer sucesso!

Ingredientes 

  • 4 colheres de sopa de leite
  • 4 colheres de sopa de leite condensado
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de chocolate em pó

Modo de preparo:

Unte uma caneca de 300 ml com manteiga. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e transfira para a caneca. Se seu micro-ondas tem regulagem de potência, deixe na média. Coloque a caneca no micro-ondas e deixe por um minuto. Confira a consistência e, se precisar, deixe mais 30 segundos.

5. Tortinha de massa de pastel

Para encerrar as receitas para fazer em casa com as crianças, que tal mais uma receita customizável para todos os paladares? Essa tortinha é muito prática, pode levar qualquer recheio e fica pronta em pouco tempo.

Vamos apresentar aqui um recheio que faz sucesso com os pequenos. Mas deixe a imaginação rolar solta!

Ingredientes 

  • ½ xícara de bacon
  • ½ cebola
  • ½ xícara de chá de milho cozido
  • 2 colheres de sopa de salsinha
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 2 colheres de sopa de parmesão
  • 2 ovos levemente batidos
  • 100ml de leite
  • Sal
  • Pimenta
  • Massa de pastel

Modo de preparo:

Frite o bacon e, então, adicione na panela a cebola, o milho e a salsinha. Adicione o amido e misture bem. Depois, acrescente o leite e mexa até engrossar. Tempere com sal e pimenta. Depois que esfriar, adicione o parmesão e os ovos.

Coloque a massa de pastel em uma forma de muffin ou cupcakes. Preencha com o recheio e leve para assar até dourar.

Dica: com recheios como ovos, queijo e presunto, essa tortinha pode ser um bom café da manhã!

Aprender os básicos da cozinha ainda na infância traz influências muito positivas para os pequenos. Eles se interessam pelos alimentos, aprendem a ajudar nas tarefas domésticas e comem melhor.

Por isso, não tenha medo da sujeira ou de receitas que não dão muito certo. Chame seus pequenos chefs para a cozinha e mãos na massa!

Quer mais dicas de atividades para fazer com as crianças em casa? Assine a newsletter da Playkids!

Categoria:
Crianças
Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Ebook Original PlayKids

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =

Mais Posts
Como criar uma rede de apoio?

Como criar uma rede de apoio?

Você sabe como criar uma rede de apoio? Essa é uma tarefa fundamental para os pais. Isso porque é ideal que eles tenham ajuda de um grupo de pessoas com quem contar. Contudo, ter uma rede de apoio nem sempre é tão simples. Leia mais: Por que criar crianças...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest