logo-playkidsapp
Promoção Dia das Crianças

Como fazer uma horta em casa com as crianças?

por | set 27, 2021

Determinadas atividades podem ser muito úteis na educação infantil. Principalmente aquelas que envolvem o trabalho coletivo e que exigem o entendimento de regras para dar certo. É por isso que vale a pena saber como fazer uma horta em casa.

Tanto quanto brincadeiras, projetos como a construção de hortas podem entreter e estimular. E o mais importante: são atividades educativas, porque ensinam as crianças sobre como funciona a natureza e de que formas elas podem alcançar resultados se trabalharem corretamente.

Nada melhor, caso você tenha espaço para construir uma horta em casa. Se essa parece uma ideia interessante, então siga adiante e acompanhe o artigo. Nós vamos ensinar você como fazer uma horta em casa com as crianças.

O que é uma horta caseira?

É um espaço onde é possível produzir alimentos frescos e livres de agrotóxicos. Assim você consegue cultivar frutas, legumes, entre outros, gerando economia no seu orçamento e qualidade de vida para a sua família.

O interessante é que, sabendo como fazer uma horta em casa, isso pode realmente ser algo terapêutico. Pensando em atividades para fazer com as crianças, essa é uma oportunidade de integração familiar interessante. Mesmo que elas ainda não sejam capazes de fazer tudo sozinhas, podem prestar auxílio nas tarefas mais simples.

Com o tempo, as crianças vão aprendendo como a natureza funciona e adquirem o hábito saudável de comer hortaliças.

A simples percepção de que uma sementinha plantada germina e, no longo prazo, se transforma em alimento a ser consumido por toda a família é algo positivo para a criança porque faz com que ela entenda que existe um processo na formação da fruta ou da verdura que come.

Como fazer uma horta em casa com as crianças?

O primeiro passo é definir o local onde a atividade será feita. Mesmo pessoas que moram em locais pequenos ou em apartamentos podem construir sua horta em casa. Isso porque o cultivo de determinadas hortaliças pode ser feito em locais como quintais, corredores e até varandas. A única exigência é que exista a incidência de luz solar por ao menos 5 horas. É isso o que vai garantir a tão importante fotossíntese das plantas.

Também é importante verificar se existe algum tipo de proteção contra o excesso de temperatura e ventos fortes. Para plantar em locais menores, use recipientes como vasos, baldes e garrafas pet que contenham furos na parte de baixo, com uma profundidade superior a 10 centímetros, para garantir que as raízes cresçam tranquilamente.

É válido que você proponha essa atividade como um desafio para a criança, de modo que ela se sinta estimulada a brincar com você. Do contrário, ela pode achar a atividade chata até porque não se trata de algo que trará resultados de imediato.

Por isso, mostre para ela o resultado da plantação, ensine como alimentos como morangos, maçãs e bananas surgem e converse com ela a respeito de plantar frutas parecidas. Alfaces, hortelãs e salsinhas são alimentos especialmente interessantes porque são mais fáceis de serem cultivados mesmo dentro de casa.

Com o tempo, você saberá muito bem como fazer uma horta em casa, e caso tenha mais espaço, poderá ser interessante aumentar o grau de dificuldade do desafio plantando alimentos mais difíceis de prosperar, como maçãs e laranjas.

Dicas de plantas que podem ser escolhidas

Existem vários tipos de hortaliças que você pode plantar em casa com a ajuda das crianças. Entre as mais comuns e que aparecem no dia a dia das cozinhas brasileiras estão:

  • Agrião;
  • Couve;
  • Alface;
  • Abobrinha;
  • Chicória;
  • Rúcula;
  • Cenoura;
  • Salsinha;
  • Hortelã;
  • Pimenta;
  • Manjericão.

É interessante optar pelo cultivo de plantas que não costumam ser bem-aceitas pelo paladar infantil. Normalmente, crianças rejeitam alimentos como chicória e abobrinha, mas se você for capaz de orientá-las adequadamente sobre como fazer uma horta em casa, desde o plantio, é possível que elas tenham vontade de experimentar a comida que elas mesmas ajudaram a dar vida.

Consequentemente, essa é uma estratégia para inserir nutrientes importantes no cardápio infantil.

O passo a passo de como fazer uma horta em casa

  1. Defina o espaço, considerando a incidência do sol e os recipientes onde as plantas serão cultivadas. Caso você tenha terra em casa, reserve um local apenas para trabalhar com o auxílio das crianças.
  2. Se não houver um jardim em casa, opte por colocar os vasos em local com meia-sombra, de maneira que jamais fiquem 100% expostos à luz solar nos horários de maior temperatura.
  3. Observe a sua área de cultivo disponível e escolha hortaliças que costumam se adaptar melhor a ela. Existem plantas que prosperam melhor em determinados locais, com mais ou menos sol, chuva, entre outros fatores.
  4. Tenha cuidado com as ameaças. Insetos e até plantas daninhas precisam ser controlados. Hortaliças geralmente atraem bichos, o que pode ser um problema especialmente para as crianças. Quanto a plantas daninhas, elas podem roubar nutrientes e ocupar espaço de maneira parasitária. Por isso, tire-as de perto da sua plantação.
  5. Faça um adubo caseiro, com um buraco na terra e restos de folhas, ovos e cascas de frutas. Cobrindo com terra e água, você consegue criar um adubo excelente para plantar.

Pronto. Assim você já tem como fazer uma horta em casa para trabalhar com as crianças. Entre outros benefícios, esse é um jeito de apresentar questões como a sustentabilidade e de tratar do meio ambiente dentro de casa.

Ensine a criança a apreciar o processo

Toda essa estrutura precisa ser montada em função de um objetivo de longo prazo. Por isso, é importante que você tenha paciência para mostrar para a criança o valor de cada etapa do plantio. Isso vai desde a escolha do ambiente adequado, passando pelo preparo da terra, até chegar à colheita.

Quando você insere uma lógica na cabeça da criança, mais do que alguém ajudando você a plantar, consegue também atuar na formação de um indivíduo consciente a respeito de como as coisas são criadas. Isso é importante já que é algo educativo também.

Construir uma horta em casa não precisa ser algo para se fazer durante as férias ou em períodos especiais. Por se tratar de uma atividade de longo prazo, basta escolher um período propício para o plantio e começar.

Não se esqueça de que esse tem que ser visto como um projeto. Por isso, converse com a criança antes, gere motivação nela e garanta os meios para fazer ele dar certo.

Entendeu agora como construir uma horta em casa? Não deixe de navegar pelo nosso blog para conferir outras dicas interessantes.

Leia mais:

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Promoção Dia das Crianças

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =

Mais Posts
A importância de cuidar de quem cuida

A importância de cuidar de quem cuida

Você conhece a importância de cuidar de quem cuida? A chegada da pandemia causada pela Covid-19 trouxe diversos problemas. Aumentaram as taxas de doenças mentais entre pais, por exemplo. Também foram afetadas as crianças que tiveram que passar maiores períodos em...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest