Como falar de sustentabilidade para crianças?

set 17, 2021 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Você sabe como falar de sustentabilidade para crianças? Este é um tema muito importante na vida de todos. Por este motivo, deve ser discutido e introduzido na vida das crianças desde cedo.

Além disso, a sustentabilidade é um tema muito popular nos dias atuais. Uma das causas é a necessidade de preservação e conscientização ecológica para um futuro melhor.

Os pequenos devem aprender a importância de ações sustentáveis com mudanças necessárias. Por isso, para que você saiba como falar de sustentabilidade para crianças, acompanhe as dicas que separamos neste post. Basta continuar a leitura para saber mais!

O que é sustentabilidade?

A sustentabilidade é um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, à saúde do planeta. O futuro do planeta, e das crianças, depende das atitudes sustentáveis que colocamos em prática hoje.

Por isso, esse é um dos principais fatores que influenciam as pessoas a assumirem hábitos sustentáveis. Essa é uma forma de tornar nossa rotina menos agressiva para o planeta. 

Mudando hábitos, reduziremos no mínimo possível o impacto ambiental de nossa presença.

Algumas mudanças necessárias são encontradas nos hábitos mais simples do dia a dia. Por exemplo, aderir à coleta seletiva e diminuir o tempo no banho. Sabendo disso, compreender como falar de sustentabilidade para crianças se torna mais fácil.

Quanto mais cedo elas criarem a consciência da importância de ações sustentáveis, maiores são as chances de mudar o rumo do nosso planeta.

Como falar de sustentabilidade para crianças?

Saber como falar de sustentabilidade para crianças é a chance de levar um pensamento consciente que influencie o dia a dia de cada um. Afinal, ao começar desde cedo, é mais fácil colocar a sustentabilidade como algo natural na vida da criança.

São diversos os hábitos sustentáveis que podem ser inseridos na vida das crianças. Você pode começar explicando a importância de economizar água, energia, descartar o lixo de forma correta, e aplicar algumas das dicas a seguir na vida dos pequenos.

Dicas para ensinar sustentabilidade para crianças

Algumas atividades vão ajudar a saber como falar de sustentabilidade para crianças. Muitas são simples, e podem ser aplicadas ao dia a dia, melhorando a rotina de toda a família. Confira as principais dicas para falar de sustentabilidade para crianças, a seguir.

Dê exemplo em suas atitudes

Antes de colocar em prática as dicas de como falar de sustentabilidade para crianças, você deve lembrar que a melhor maneira de aprender é seguindo exemplos. Dessa forma, se você quer que seus filhos adotem hábitos sustentáveis, você deve dar exemplo a eles, para que eles aprendam repetindo suas ações. Por isso, coloque em prática e peça ajuda a eles em atitudes como:

  • Separar o lixo;
  • Criar uma hortinha em casa;
  • Cuidar dos animais;
  • Doar roupas e brinquedos;
  • Moderar o uso da eletricidade;
  • Diminuir o consumo de alimentos industrializados;
  • Reduzir o tempo no banho.

Use ferramentas lúdicas

Outra forma de falar sobre sustentabilidade com as crianças é utilizando ferramentas lúdicas. Você pode usar jogos, placas e desenhos para educá-las. Pintar os cestos de lixo para mostrar a coleta seletiva, desenvolver jogos de pontos sempre que desligar o interruptor da sala e outras atividades são algumas maneiras de levar a sustentabilidade de forma divertida.

Além disso, existem conteúdos de entretenimento educativo, como aplicativos de animações e jogos disponíveis na internet sobre temas relacionados à sustentabilidade. Essa também é uma importante forma de inserir ações sustentáveis na vida da criança.

Desenhos educativos

Ao ver seus personagens favoritos se preocupando com o meio ambiente, as crianças têm um forte exemplo para agir de maneira semelhante. Por isso, não são poucos os desenhos infantis que têm a sustentabilidade como foco principal. 

Muitos abordam assuntos como reciclagem, ciclo da água e poluição. Então, preparamos uma lista com dicas de desenhos sobre o meio ambiente disponíveis no PlayKids App para assistir com os pequenos.

Peixonauta

O agente Peixonauta deixa o mundo molhado para se aventurar pelo mundo seco, desvendando mistérios com a ajuda de seus amigos. Assim, a cada episódio eles encontram uma maneira diferente de combater problemas ambientais e proteger a natureza.

Mundo Bita

Favorito entre crianças e até mesmo entre muitos pais e mães, as músicas divertidas de Bita e seus amigos são ótimas aulas sobre o meio ambiente. Por isso, a temporada Bita e a Natureza, em especial, traz importantes lições sobre as singularidades da natureza e a importância de preservá-las. Tudo ao som de ritmos e melodias contagiantes.

SuperHands

As séries SuperHands e Era uma vez SuperHands ensinam as crianças a fazerem diferentes brinquedos e jogos, usando materiais comuns como tinta, canetinha, tesoura, cola e itens recicláveis.

Essa é uma ótima oportunidade para que pais e filhos explorem momentos em família brincando e, ao mesmo tempo, desenvolvendo habilidades artísticas, criatividade e imaginação do pequeno, além de aprender mais sobre atitudes sustentáveis.

Com estas dicas simples, você poderá colocar pequenos hábitos em prática em sua casa e na vida de seu filho desde cedo. Isso melhora as chances de que ele cresça com consciência sustentável e se torne um ser humano melhor.

Ao saber como falar de sustentabilidade para crianças, você perceberá também que, aprendendo sobre a preservação do meio ambiente, desperdícios de recursos e reciclagem, as crianças se tornarão os principais autores nas mudanças necessárias para que o planeta se torne mais saudável.

Que tal começar a ensinar seu filho agora? Para isso, conheça os jogos e desenhos relacionados à sustentabilidade que estão disponíveis no app da PlayKids!

Leia mais:

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

18 − quatro =

Pin It on Pinterest