7 brincadeiras para incentivar a alfabetização

set 11, 2021 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

O momento da alfabetização é um marco para todas as crianças e suas famílias. Afinal, aprender a ler é abrir portas para se conectar com o mundo de novas maneiras. Por isso, a família deve apoiar este processo, através de brincadeiras para incentivar a alfabetização, por exemplo.

Mas, para fazer isso, não é preciso fazer seus filhos escreverem letras que eles ainda não entendem ou repetirem palavras. Há maneiras muito mais divertidas e dinâmicas de incentivar a alfabetização.

Utilizar brincadeiras para ensinar o alfabeto é uma maneira divertida e estimulante de fazer isso. Além de a criança brincar, se distrair e aprender, ela se sente mais conectada com a família quando todos brincam juntos.

Não sabe quais diversões seriam as mais indicadas? Na verdade, qualquer uma que mexa com sons e palavras. Mas para dar algumas ideias, selecionamos sete brincadeiras para incentivar a alfabetização que seus filhos vão adorar.

Continue sua leitura e saiba mais!

7 brincadeiras para incentivar a alfabetização

1. Contação de histórias

Uma das brincadeiras para incentivar a alfabetização mais conhecidas é, também, a mais simples e antiga de todas. A contação de histórias é uma maneira de aumentar o vocabulário das crianças, estimular o amor pela leitura e aproximar às famílias.

Muitas crianças gostam de ouvir histórias antes de dormir. Mas você não precisa associar os livros à hora do sono: crie um momento especial, durante o dia, em que as crianças vão ouvir histórias.

Apesar de os livros estimularem ainda mais a alfabetização, isso também pode ser feito sem livros. Contar histórias populares, apenas pela memória, é uma forma de incentivar a alfabetização. Afinal, saber ler e escrever são maneiras de conhecer e contar novas histórias.

Você também pode deixar esse momento mais divertido com bonecos, fantoches e outros brinquedos. Depois de contar a história, peça para seu filho contar o que achou.

Com o tempo, você também pode pedir que ele conte uma história. E quando ele começar a ler sozinho, vocês podem continuar com a hora da história, cada um com o seu livro. Assim, as crianças não perdem o hábito da leitura!

2. Apps educativos

Hoje em dia, você não precisa pesquisar muito para encontrar sites e aplicativos com jogos que incentivam a alfabetização. Eles costumam ser simples de usar e, em muitos casos, as crianças aprendem a fazer tudo sozinhas em pouco tempo.

O PlayKids App é assim: um aplicativo para toda a família participar da alfabetização dos pequenos. Nossos conteúdos ABC e Você são todos voltados para esse aprendizado tão marcante para as crianças!

Baixando aplicativos educativos, você estimula um bom relacionamento com a tecnologia e incentiva a alfabetização.

3. Jogo da memória

O jogo da memória é um jogo tradicional, tanto para adultos quanto para crianças. A melhor parte dele, no entanto, é que é totalmente customizável: você pode usá-lo para tudo o que quiser memorizar.

É possível criar um jogo da memória divertido e educativo para incentivar a alfabetização. Em metade das fichas, você escreve todas as letras do alfabeto. Na outra, desenha algo que comece com essa letra. Por exemplo, uma abelha para A, uma baleia para B, uma casa para C, etc.

Então, seu filho terá que encontrar os pares de desenho e letra para ganhar o jogo. É simples, divertido e eficiente!

4. Jogo da forca

Outro jogo clássico para todas as idades, o jogo da forca pode ser feito apenas com lápis e papel. A criança precisa adivinhar as letras da palavra secreta e, a cada erro, um novo pedaço do bonequinho é desenhado na forca.

Nesse jogo, procure usar palavras que eles já conhecem e que sejam relativamente simples. Depois, vá aumentando a dificuldade para deixar o jogo mais interessante. Assim, eles não se sentem mal por perder muitas vezes e continuam motivados para aprender o alfabeto!

5. Brincadeiras para incentivar a alfabetização: rimas

Incentivar a alfabetização significa, antes de tudo, incentivar seu filho a se comunicar de forma mais abrangente. Por isso, é interessante que ele aprenda, durante essas brincadeiras, coisas interessantes que pode fazer com seu idioma. É o caso das rimas.

Crianças adoram quando descobrem palavras que rimam umas com as outras, seja em música, poesia ou brincadeiras. Você pode mostrar diferentes rimas, inclusive aquelas que são do folclore da sua região. Que tal apresentar os repentes ou os cordéis para seus filhos?

Depois, peça para ele criar as próprias rimas. Essa pode virar a brincadeira principal no carro da família: pergunte às crianças o que rima com palavras que elas usam no dia a dia, como “mesa”, “gato” ou “pipoca”. Elas vão se divertir tentando encontrar a rima!

6. Que barulho é esse?

Outra particularidade da nossa língua são as onomatopeias, ou os sons dos arredores que podemos descrever. Por exemplo, as vacas fazem “muu”, e os porcos fazem “oinc, oinc”. Da mesma forma, os carros fazem “vruuum”, o vento faz “shh”, etc.

Onomatopeias são a classe de palavras preferida dos pequenos. Aproveite esse interesse para fazer essa brincadeira parecida com a mímica, mas que envolve apenas sons. Cada participante precisa imitar um som da natureza para os outros adivinharem. Não vale falar nada, apenas fazer a imitação!

Além de aumentar o interesse das crianças pelo alfabeto, essa é uma ótima forma de exercitar o aparelho fonador. A pronúncia do seu filho vai melhorar muito com essa brincadeira!

7. Trava-línguas

Por fim, uma brincadeira divertida para crianças que gostam de desafios. Os trava-línguas são uma forma engraçada de incentivar a alfabetização e o interesse pela comunicação. Eles são difíceis, mas crianças e adultos gostam de se desafiar a falar cada vez mais rápido.

Alguns trava-línguas famosos da língua portuguesa são: 

  • Sabia que o sabiá sabia assobiar?
  • Um prato de trigo para três tigres tristes.
  • Pedro pregou um prego na porta preta.
  • A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha.

Diga para seu filho começar devagar e, depois, vá aumentando o ritmo. Essa brincadeira também estimula a memória!

Os trava-línguas, o jogo da memória e mesmo a contação de história são brincadeiras fáceis de inserir no dia a dia. O importante é despertar o interesse pela comunicação falada, lida e escrita para incentivar a alfabetização.

Gostou das dicas de brincadeiras para incentivar a alfabetização? Então saiba que, no PlayKids App, você pode interagir de graça. Ele traz muitos jogos educativos, desenhos, livros e atividades para os pequenos sem custo algum. Baixe agora mesmo! Está disponível na AppStore e Google PlayStore.

Leia mais:

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três + um =

Pin It on Pinterest