TreeHouse Stories: a importância da contação de história para crianças

abr 7, 2021 | Desenhos, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Um grupo de amigos, uma casa da árvore e muitos livros para explorar em conjunto. Este é um pequeno resumo da série infantil TreeHouse Stories, que encanta pela simplicidade do seu enredo, mas também pela complexidade de seus temas. Em cada um dos episódios, a série infantil demonstra o potencial dos livros como uma ponte para a criança se desenvolver social, emocional e moralmente. Ela nos mostra a importância da contação de história para crianças como alicerce no desenvolvimento infantil. Com isso, alguns temas podem ser trabalhados em conjunto com a criança. Vamos conhecê-los?

1. Identificar e expressar emoções e sentimentos 

Como a criança ainda está em processo de desenvolvimento da oralidade, aquisição de vocabulário e alfabetização emocional (identificação, nomeação e regulação de seus sentimentos), por vezes, ela pode não saber como se expressar ou escolher formas mais reativas de retratar seus problemas e o que sente. Alguns comportamentos frequentes podem ser a criança ficar irritada ao longo do dia ou se manifestar de forma explosiva. Também pode evitar falar sobre tópicos que estão trazendo sensações mais desagradáveis, como tristeza, raiva ou luto, e até mesmo se isolar, por exemplo.

A série Tree House Stories aborda histórias sobre como lidar com a raiva, a tristeza, o luto e o fato de se sentir diferente ou excluído. Dessa forma, auxilia na caracterização destes sentimentos, na nomeação e aponta consequências que eles acarretam para a vida cotidiana. Logo, pode ser uma excelente ferramenta para buscar um diálogo cuidadoso neste momento em que a própria criança está tão confusa e sem saber como relacionar os acontecimentos vividos com suas reações emocionais. 

2. Responsabilidade ética

O aprendizado do certo e errado é gradual e modelado por regras e modelos sociais. Ao longo do desenvolvimento da criança, ela vai experimentando alguns comportamentos e analisando como eles repercutem nas suas relações. Por isso, é frequente observarmos na criança mentiras mais simples até mais complexas ou comportamentos de trapaça. 

Tratar esses temas com as crianças pode ser desafiador, tendo em vista que apenas dizer o que é certo e errado de forma mais superficial pode não ser eficiente, Isso porque a criança faz uma relação entre o comportamento e sua consequência imediata. Logo, se a mentira ou a trapaça levam a resultados que a beneficiem em curto prazo, é provável que ela conserve estas ações. 

Deste modo, utilizar a contação de história ou séries infantis como ponte para estas conversas ajuda a criança a analisar a repercussão de seus atos em um contexto mais amplo e a longo prazo. Também, vai buscar novos modelos para adquirir estratégias mais saudáveis para lidar com situações desafiadoras, as quais, até aquele momento, ela utilizava a mentira ou a trapaça como saída. TreeHouse Stories possui episódios que falam sobre o uso da mentira, a trapaça e outros comportamentos inadequados e utiliza uma abordagem empática para possibilitar o desenvolvimento moral. 

3. Resolução de conflitos 

Ao retratar os desafios de convivência entre as crianças, a série aponta as histórias como mediadoras de conflitos. Os conflitos são naturais e importantes para desenvolver novas habilidades, como empatia, comunicação e estratégias para fazer e manter amizades. Para a criança se desenvolver bem é necessário que ela saia de sua zona de conforto e conviva com a diferença, seja ela de modos de pensar, atitudes, culturas e etnias.

A série Tree House Stories traz com naturalidade o conflito e o contextualiza para a criança vê-lo como uma oportunidade de aprender algo novo ao invés de considerá-lo um problema. Por meio de episódios em que retrata desafios, como o de conhecer novas pessoas, mudar de escola e até mesmo o de crescer, a criança pode visualizar que todo tipo de dilema tem solução. E essas soluções talvez estejam nas páginas de livros ou nas séries infantis no aplicativo Playkids.

Concluindo…

Como família, é importante que busquemos formas da criança externalizar as motivações de seus comportamentos e o que sente e ilustrar de forma concreta as consequências. A criança, quando mais nova, tem dificuldade de abstrair. Logo, quanto mais conseguirmos trazer exemplos, comparações com personagens ou memórias do que já vivemos em nosso diálogo, mais facilmente conseguiremos abordar temas complexos e auxiliá-la em seu desenvolvimento.  

Baixe o PlayKids, aproveite Tree House Stories e conheça histórias e personagens incríveis!

Erica Medeiros

Erica Medeiros

Analista de Conteúdo na PlayKids, é psicóloga e especialista em neuropsicologia e psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem infantil.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × dois =

Pin It on Pinterest